terça-feira, janeiro 02, 2018

Liga Europa

Para um clube da dimensão do Vitória, que à partida não é candidato a vencer a prova, a participação na Liga Europa (e por maioria de razões na Liga dos Campeões) tem essencialmente duas razões fundamentais a justificar todos os esforços nesse sentido.
Um são as receitas passíveis de serem arrecadadas quer com o apuramento, quer com os pontos obtidos, quer com  a passagem da fase de grupos que dá um prémio substancial.
A outra é poder mostrar os seus jogadores em grandes palcos, atrair para eles a atenção de clubes de outro poderio financeiro e fazer bons negócios no verdadeiro sentido do termo.
Depois há razões menos importantes mas que não merecem ser subestimadas.
O prestigio, o palmarés, o merchandising, a atracção de novos adeptos, a negociação da publicidade nas camisolas, os contratos televisivos entre outras que tornam muito importante o clube estar todos os anos nas competições europeias.
Face ao mau desempenho das equipas portuguesas (incluindo o Vitória) nas competições europeias dos últimos anos acontece que em 2018/2019 Portugal terá apenas duas equipas na Liga dos Campeões (e apenas o campeão com entrada directa na fase de grupos), cabendo ao vencedor da Taça de Portugal a entrada directa na fase de grupos da liga Europa e "sobrando" para os terceiro e quarto classificados do campeonato a participação na terceira pré eliminatória da Liga Europa.
Um panorama preocupante na óptica vitoriana.
Porque por este andar , e face ao panorama da Taça de Portugal, o quinto lugar pode não dar direito à participação europeia dependendo dos finalistas da taça e dos dois primeiros do campeonato.
Arredado da Taça, e vendo por um canudo o  quarto lugar, resta ao Vitória tentar ficar em quinto e depois esperar por uma conjugação favorável que lhe permita manter-se nas competições europeias na próxima época.
Não é impossível mas convenhamos que parece bastante difícil.
Acontece que isto se sabe desde 2016 pelo que é incompreensível a leviandade com que esta época foi preparada e que resultou, até agora, na perda da supertaça e na eliminação prematura da taça de Portugal, da taça ctt ( num gripo facílimo) e da liga Europa.
A que acresce, e não é pouco, o provável não apuramento para as competições europeias de 2018/2019.
Espero bem estar enganado, e se estiver assumi-lo-ei com muito gosto, mas infelizmente não me parece que esteja.
Depois Falamos.

P.S. O possível empréstimo de Mattheus Oliveira por quatro meses parece-me bem pouco para justificar o "pé dentro pé fora" com que o Vitória está no G-15.
Enfim...

4 comentários:

jj disse...

Não é verdade que as equipas portuguesas tenham tido maus desempenhos. Porto, Benfica, Sporting e Braga têm tido, regra geral, prestações bem razoáveis. O problema está relacionado com o facto de termos tido 6 equipas apuradas nos últimos anos, o que fez com que a média de pontos (a dividir por 6 e não por 5 ou mesmo 4) seja inferior a outros anos.
Como na realidade só aqueles 4 clubes têm "pedigree" europeu, os outros (VSC incluído) só estragam a média... Era melhor nem lá irem.
Eu até diria, sem ter feito contas, que todos os outros clubes (para além dos 4 que referi) têm, no ranking de clubes da UEFA, mais pontos via ranking global de Portugal do que aqueles que conquistaram por si...

luis cirilo disse...

Caro jj:
É a sua opinião.
Recordo-lhe que este ano,por exemplo, o Benfica ajudou imenso à média...

jj disse...

Ainda assim, o Benfica conseguiu este ano tantos pontos como o seu clube.
A presença na fase de grupos da Champions garante 4 pontos à partida.

A minha suspeita confirma-se. Como poderá ver no link abaixo, só Benfica, Porto, Sporting e Braga têm conquistados, nos últimos 5 anos, mais pontos que o índice de Portugal (9.083). Por isso é que todos os outros clubes portugueses aparecem na posição 125.ª com esses pontos.

https://kassiesa.home.xs4all.nl/bert/uefa/data/method5/trank2018.html

luis cirilo disse...

Caro jj:
O Benfica fez zero pontos como é sabido.
Quanto ao resto largos dias tem 100 anos...