quinta-feira, dezembro 14, 2017

Taça

A Taça de Portugal é a mais "democrática" de todas as competições futebolísticas nacionais porque permite a equipas com valor inferior superiorizarem-se a adversários mais fortes e continuarem em competição contra todas as expectativas.
Tem um sortilégio muito próprio, uma atractividade que não é comparável com nenhuma outra competição, uma final que é sempre um momento de consagração do futebol e uma "festa" que deixa marcas em quem nela já participou.
A edição deste ano não foge à regra.
De surpresas, como a eliminação do Marítimo pelo Cova da Piedade, a goleadas, como a do Sporting sobre o Vilaverdense ou a do Aves em casa do União da Madeira, já houve resultados para todos os gostos que nuns casos permitiram a continuidade de quem se esperava e noutros provocaram as tais surpresas próprias da Taça.
Nos jogos da quinta eliminatória já disputados verificaram-se os apuramentos de Cova da Piedade, Moreirense, Rio Ave, Farense, Desportivo das Aves e Sporting faltando realizar os jogos entre Porto e Vitória (hoje) e o Caldas-Académica agendado para 30 de Dezembro.
Destaque para a boa prova do Rio Ave,eliminou até agora Braga e Benfica, para a certeza de que nos quartos de final estarão três clubes de escalões inferiores (Cova da Piedade, Farense e Caldas ou Académica) e para o mérito do Cova da Piedade indo eliminar o Marítimo ao Funchal.
Hoje, no Dragão, o Vitória vai tentar a continuidade em prova ciente de que lhe calhou um mau adversário mas também de que os jogos só se ganham depois de jogados pelo que há que entrar em campo de forma determinada e ambiciosa.
É evidente que o Porto é favorito,porque joga em casa e porque tem outros argumentos, mas sendo a Taça a prova das surpresas por excelência há que acreditar que o Vitória pode vencer e regressar ao Jamor no final da temporada.
Depois Falamos

Sem comentários: