terça-feira, dezembro 05, 2017

O Essencial e o Acessório

Já todos sabemos, porque assistimos a esse triste espectáculo diariamente de há anos a esta parte, que os três clubes a que chamam "grandes" e que deviam ser os primeiros a defenderem a valorização da industria futebol são pelo contrário os primeiros a desvalorizarem-no com as constantes polémicas  troca de acusações em que se envolvem.
Especialmente através dos respectivos presidentes e dos comentadores televisivos que lhe são afectos embora nos último tempos tenha emergido a figura dos directores de comunicação como incendiários de serviço.
O último Porto-Benfica não podia escapar à regra e esteve em forte polémica, antes e depois do jogo, também por força de uma péssima arbitragem de Jorge Sousa com fortes razões de queixa apara ambas as equipas embora me pareça que com mais para o anfitrião.
E é pena que assim seja.
Porque seria bem melhor que a discussão, o debate e até a polémica se centrassem naquilo que o futebol tem de melhor- jogadores,treinadores e jogo- e pouco ou nada em questões acessórias que apenas contribuem para o desprestigio do futebol.
E neste jogo há um facto que devia ter merecido um destaque bem superior aquele que de facto teve.
Ambos os clubes actuaram com jovens guarda redes portugueses e quer José Sá quer Bruno Varela protagonizaram excelentes exibições com particular destaque para o guardião benfiquista que fez uma exibição de grande qualidade e foi o verdadeiro garante do empate com que a sua equipa regressou a Lisboa.
São dois jovens e talentosos guarda redes que conjuntamente com Miguel Silva, André Moreira e mais um ou outro garantem que a baliza da selecção nacional terá excelentes opções por muitos e bons anos levando em linha de conta que quer Rui Patrício quer Anthony Lopes também eles ainda tem uns bons anos de carreira pela frente.
É desse  futebol que vale a pena falar.
O futebol do talento, dos jogadores de qualidade, dos treinadores de sucesso, dos grandes jogos , da evolução táctica das equipas.
O resto...é tudo menos futebol.
Depois Falamos

Sem comentários: