terça-feira, dezembro 05, 2017

Gala

O meu artigo desta semana no Duas Caras.

O Vitória realizou na noite de ontem mais uma “Gala dos Conquistadores” na qual para além da entrega dos emblemas de prata e outo aos associados com 25 e 50 anos de filiação associativa ainda homenageou várias pessoas ligadas ao clubes de técnicoa a funcionários passando por dirigentes e atletas.
Do presente e do passado.
A “Gala” é em si uma excelente ideia, a exemplo daquilo que se faz noutros clubes nacionais e europeus, e significa em si um momento de confraternização clubista em que o Vitória agrade aos que o serviram e aproveita a oportunidade para exaltar os valores vitorianos ao memso tempo que tem um gesto de reconhecimento à fidelidade clubista.
Sendo a “Gala” uma excelente iniciativa que merece o apluso de todos acho ainda assim que pode e deve ser melhoradas nalguns aspectos que a enriqueceração e lhe permitirão enraizar-se cada vez mais no sentir dos adeptos.
Por um lado, e embora compreendendo que os espaços tem limites fisicos, creio que deve ser fomentada uma participação cada vez maior dos associados porque o clube é deles, a festa também, e quanto mais estiverem melhor será.
Percebo que o facto, extremamente positivo, de o Vitória se ter associado a um canal televisivo para transmissão da cerimónia condiciona naturalmente o dia e a hora da sua realização mas ainda assim creio que o conseguir “puxá-la” para o fim de semana (sexta ou sábado) terá efeitos extremamente positivos quanto ao número de presenças.
Por outro lado entendo que a cerimónia , de grande tradição e significado, de premiar a fidelidade clubista não pode nunca ser um número menor e atirada para uma espécie de “aperitivo” da ceroimónia porque isso significa não considerar quem merece toda a consideração do clube.
Para isso penso que será preferível o Vitória separar a “Gala” da cerimónia de atribuição dos emblemas mantendo a “Gala” no dia em que ela actualmente ocorre (e que é um dia em que outros clubes também fazem as suas “Galas” como por exemplo o Porto) e realizando a cerimónia dos emblemas noutra data, preferencialmente numa tarde de sábado como ocorreu tantas vezes no passado, de molde a permitir que os homenageados que não residem em Guimarães possam ter maior facilidade em se deslocarem para estarem presentes na cerimónia.
São apenas sugestões mas que creio corresponderem ao interesse dos associados que é também o interesse do clube.
Mas a “Gala” de ontem teve , em termos pessoais, um significado muito especial e aqui o deixo numa nota muito pessoal .
A minha sobrinha Mariana, que nasceu e reside desde sempre em Lisboa, recebeu o seu emblema de 25 anos de associada, tantos como os que tem de idade, premiando uma fidelidade associativa de sempre e um vitorianismo que a acompanha desde o berço pese embora residir num concelho em que outros clubes tem enorme preponderância.
Tive muito gosto nisso pese embora a enorme pena de não poder estar presente por compromissos bem longe de Guimarães.
E registo com um enorme orgulho vitoriano que a minha sobrinha é a sexta pessoa da família a recerber o emblema de prata depois do meu avô (que também recebeu o de ouro), do meu pai (que faleceu pouco antes de receber o seu), de mim e dos meus filhos João e Pedro também eles associados desde que nasceram.
Não será caso único, felizmente, mas não deixo de registar que seis emblemas de prata (25 anos de sócio) mais um de ouro (cinquenta anos) numa mesma família é motivo de orgulho e a certeza de que os vindouros (o meu neto Alexandre com três anos de idade já tem três anos de associado como é evidente) saberão dar continuidade à tradição de uma família em que o Vitória e os valores vitorianos estão desde sempre presentes e se transmitem de geração em geração.

Para já vamos na quinta geração mas certamente que não ficaremos por aqui!

6 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente às considerações que tece sobre a Gala estamos de acordo.
O Vitoria e Guimaraes tem vontade e capacidade para conciliar a cerimonia de entrega de emblemas com uma Gala.

Convinha era que Guimaraes estivesse mais presente na gala que homenageia o seu Clube. Por exemplo, nas bandas que abrilhantam o espectaculo, ou nas personalidades que entregam os premios, e até nas personalidades homenageadas.

Colocar Mario Ferreira num canto da sala, atribuindo lugar de destaque ao presidente da AF Braga, que tão mal tem feito ao Vitoria e seus adeptos !?!? Alguem que recentemente confessou o seu amor clubistico a um clube que não do Minho ?!?!

Destacar os presidentes da FPF e LPFP quando o Vitoria é tão desconsiderado por essa gente? Será que para se obter apoio eleitoral e declaracoes bondosas como as que saem hoje na imprensa é necessário desconsiderar o nome do Clube? Serão os interesses pessoais de JM mais importantes que o Clube? será esta a verdadeira causa do afastamento do Vitoria do G15??

Atribuir aos socios homenageados um lugar no fundo da sala, ao qual nema as camaras de televisão foram capazes de chegar...???? Aos adeptos coube a homenagem do costume, com a sempre apelativa lagrima no canto do olho.

Guimarães é um concelho industrial.
Havia pouquíssimas empresas representadas na plateia, nenhuma foi convidada para a entrega de prémios, cabendo essa honra a uma empresa… de Braga… !

O Vitória tresanda a eleições. JM, como sempre é um resultadista. Quer ver a alternativa. Só vai se ganhar. É um estarola travestido de vitoriano.

Jose

luis cirilo disse...

Caro José:
Nada a acrescentar ao seu comentário.
De facto a Gala tem muito pouco Vitória porque os associados tem de ser sempre o centro da vida do clube e não um apêndice da cerimónia.
É triste mas é o que temos

Anónimo disse...

Acho que a cerimónia falhou mais por algumas questões técnicas - nomeadamente micros e mudanças de cenário - e por um certo exagero brejeiro nas atuações, incluindo o Herman José. Poderia ter mais artistas de Guimarães. Na música por exemplo, e não menosprezando os Amor Electro, mas que até são de Lisboa, Guimarães tem várias bandas que poderiam ter tocado: Sofia Ribeiro (Lince), Toulouse, Captain Boy, This Penguin Can Fly... algumas delas até já tocaram em Paredes de Coura e no NOS Alive. E, à falta de 'gingle' original, gostei da música do Star Wars a receber os homenageados!

Miguel Leite

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
Não tive oportunidade de ver a Gala e por isso não me posso pronunciar sobre os aspectos que refere. Concordando em tese com a ctuação de bandas de Guimarães que me parece dever ser estimulada

Anónimo disse...

Apesar da extrema honra de ter recebido o meu emblema de 25 anos, fiquei muito desiludido com a forma como os sócios condecorados foram tratados nesta "Gala" pouco dedicada aos verdadeiros conquistadores que somos nós sócios. A entrega dos emblemas nada mais foi que um frete, a despachar, o speaker disse isso mesmo, temos de despachar para cumprir o horário televisivo. Uma dúzia de cadeiras, centenas de sócios a pé à espera de serem chamados, idosos para receber medalha de 50 anos que nem uma cadeira tinham para se sentar. Merecemos muito mais respeito e algum carinho. 25, 50 anos a apoiar e a contribuir merecem mais do que uma fretada.
Pelo contrário a direcção deu a entender ter vergonha dos sócios condecorados, pois mais não fez do que arruma-los para um canto escuro da gala, e em vez de fazer uma homenagem sentida, engatou a coisa num número de humor, como que receber uma das maiores honras da vida Vitoriana, para não dizer da minha vida, fosse uma brincadeira.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É lamentável que os associados sejam tratados assim.
Especialmente quando os autores do "tratamento" são, na sua maior parte, sócios mais recentes do que aqueles que foram galardoados com os emblemas de 25 e 50 anos de dedicação ao Vitória.
Quem não respeita a História do clube, que é escrita também pelos associados, mostra que não conhece o Vitória.
Para não dizer mais.