sexta-feira, setembro 22, 2017

Eldon

Soube hoje do falecimento, com apenas 59 anos e depois de uma prolongada doença, de Eldon.
Um ponta de lança brasileiro que fez carreira no futebol português (Académica, Vitória, Sporting, Marítimo e novamente Académica) no qual marcou 160 golos em 309 jogos uma marca assinalável ainda para mais num jogador que se retirou com apenas 32 anos.
Embora os seus melhores anos em Portugal tenham sido na Académica também no Vitória deixou a sua marca de qualidade apontando oito golos em trinta e um jogos numa época que não correu nada bem à equipa vitoriana.
Pessoalmente apreciava muito o sue estilo de jogo desde os tempos de Coimbra.
Um goleador que rematava bem com ambos os pés, bom jogo de cabeça, forte no despique físico e que não sendo muito rápido tinha ainda assim um notável sentido de desmarcação que lhe permitia aparecer muitas vezes isolado.
A sua vinda para Guimarães, depois de o Vitória vencer um despique pela sua contratação com vários clubes (recordo-me de Braga e Sporting pelo menos) , despertou grande entusiasmo na massa associativa pelas qualidades que lhe eram reconhecidas e pelas expectativas criadas em relação à sua capacidade goleadora.
Infelizmente,pese embora os tais oito golos, as expectativas ficaram longe de serem cumpridas quer por ele quer pela equipa.
Num plantel de excelente nível que contava , entre outros, com Silvino e Jesus para a baliza, com laterais como Gregório Freixo, Costeado e Laureta, centrais como Alfredo Murça , Amândio e Tozé, médios da qualidade de Nivaldo, Joaquim Murça, Paquito , Barrinha e Kiki, avançados como Fonseca e Da Silva e pontas de lança da categoria de Eldon , Júlio e Paulo Ricardo treinados pelo austríaco Herman Stessl a verdade é que as coisas não correram nada bem.
O treinador foi despedido, houve vários jogadores alvos de processos disciplinares depois de uma deslocação ao Luxemburgo para um jogo particular em que a folia se terá sobreposto ao profissionalismo, e o Vitória acabou o campeonato no sexto lugar posição que nesse tempo era considerada má.
Curiosamente foi depois da suspensão desses jogadores que se deu um dos mais espantosos resultados de que me lembro no nosso estádio quando a três jogos do fim do campeonato o Vitória recebeu o Benfica, treinado por Sven Goran Eriksson e com uma constelação de estrelas que viria a sagrar-se campeã nacional, e venceu por 4-1 alinhando uma equipa com alguns habituais reservistas e dois juniores (Soeiro e Jorge Machado) e orientada por Alfredo Murça como treinador/jogador.
A verdade é que contra todas as expectativas, que apontavam para um "esmagamento" da aparentemente débil equipa vitoriana, aos dezoito minutos de jogo o Vitória já vencia por 3-0 e faria ainda o 4-0 no inicio da segunda parte com o Benfica a reduzir já em tempo de descontos.
Eldon, que não saiu do banco muito por força dos tais problemas disciplinares atrás referidos, envergaria nesse jogo pela ultima vez a camisola vitoriana já que nos dois restantes não foi sequer convocado.
Daqui iria para o Sporting, com alguma polémica à mistura, deixando a imagem de um bom jogador que contudo prometera mais do que cumprira.
Memórias vitorianas em dia de aniversário do clube.
Neste caso associadas à tristeza de ver partir alguém, que um dia foi um dos nossos.
Depois Falamos.

Sem comentários: