domingo, julho 23, 2017

Sugestão de Leitura

É um livro acessível a todos, e não apenas aos especialistas na matéria, mas preferencialmente a quem se interesse por temas como castelos e fortalezas medievais e a sua importância na História de Portugal.
Como é o meu caso.
E por isso foi com enorme prazer que li esta obra de Miguel Gomes Martins dedicada a castelos e muralhas, fortalezas e fortificações construídas no nosso país na Idade Média por força da necessidade de nos defendermos do poderoso vizinho presente em todas as nossas fronteiras terrestres.
É um livro que nos dá a conhecer as caracteristicas arquitectonicas desses castelos e fortalezas, os reis e nobres que promoveram a sua edificação, os homens que as comandavam e vigiavam, a forma como eram defendidas e atacadas, alguns dos principais episodios militares que nelas se passaram e constituiram momentos marcantes da nossa História.
Fruto das caracteristicas que tinham, e da relevância que mereciam na defesa de vilas e cidades(e portanto do próprio país), eram alvo primeiro das ofensivas inimigas pelo que o livro constitui também uma análise da guerra de cerco que era a mais comum dessa época.
Em suma um livro muito interessantes em especial, como atrás foi dito, para quem se interessa por esta temática.
Depois Falamos

Sem comentários: