sexta-feira, julho 14, 2017

Primeira Análise

Quando ainda faltam 45 dias para o fecho do mercado de transferências, com tudo que ainda pode acontecer nesse mês e meio, qualquer análise ao plantel do Vitória terá de ser condicionada não só a esse factor como também à presunção (altamente falível) de que só se registarão entradas e dos que cá estão não sairá ninguém.
Com base nos que estão, neste momento, que se pode então dizer?
De guarda redes estamos muito bem com Miguel Silva, Douglas e Miguel Oliveira. Nesse sector podemos estar tranquilos embora Miguel Silva possa naturalmente ser cobiçado na Luz e no Dragão.
De laterais creio que também não há que temer.
João Aurélio e Sacko na direita e Konan e Vigário (que pode ser mais que lateral) dão garantias suficientes.
No centro da defesa é preciso mais qualquer coisa.
Josué e Pedro Henrique foram das melhores duplas da ultima liga e dão todas as garantias.
Depois há Moreno, que é cada vez mais um adjunto em campo, e Marcos Valente oriundo da equipa B. Onde ainda há um jogador que me agrada bastante, Dénis Duarte, que joga e marca. Mesmo assim é preciso um central experiente e que assegure melhor rendimento do que Prince assegurou na última época.
No meio campo há muitos jogadores mas nem tantos que deem todas as garantias.
Da época passada transitam Zungu, Rafael Miranda , Toze e Mbemba, da equipa B sobem(?) Kiko, Joseph, Haashim,, do Feirense chega Rúben Oliveira e do Porto B Francisco Ramos.
Para este sector parece-me que faz falta um trinco "todo terreno" e um verdadeiro número 10 para comandar o futebol ofensivo.
No ataque há duas realidades.
De pontas de lança parece-me que estamos bem com Texeira e Rafael Martins, Estupinán desperta expectativas e Areias regressado do empréstimo ao Porto B pode ver chegada a sua hora.
Nos extremos é que estamos pior "perdidos" (?) Marega e Hernâni.
Sobra Raphinha que é um valor seguro, Sturgeon que tem de mostrar muito mais do que na temporada passada e sobem da B os jovens internacionais Alexandre Silva e Hélder Ferreira.
É inevitável pensar que é preciso,pelo menos, mais um extremo experiente porque do colombiano Rincón há muito pouca informação.
Em suma e se for possível não sair ninguém , excepto alguns dos jovens que podem voltar à B ou ser emprestados, creio que o plantel precisa essencialmente de quatro jogadores feitos.
Um central, um trinco, um "10" e um extremo.
E como a época é longa ,e há cinco competições para disputar, mais um lateral polivalente e um ponta de lança de características diferentes dos que temos (um "pinheiro") não seriam mal vindos não senhor.
Mas até 31 de Agosto ainda vai correr muita água debaixo das pontes...
Depois Falamos

Sem comentários: