segunda-feira, julho 10, 2017

Campeões sem Título

Brasil 1982
Holanda 1974
Hungria 1954
Pode uma equipa de futebol não ganhar uma prova e dela sair como vencedora?
Pode.
Porque mesmo sem titulo e troféu pode ser vencedora se o futebol que nela praticar for de tal qualidade que fique para a História como um exemplo a seguir ao longo de gerações deixando uma marca de tal forma forte que será sempre associada a essa competição que não ganhou.
Três exemplos a nível de campeonato do mundo:
No Mundial de 1954 a Hungria era a melhor selecção do mundo, a que melhor futebol jogava, a que exibia uma absoluta superioridade sobre todas as outras por força da junção na equipa de vários talentos extraordinários (Puskas, Czibor, Kocsis) que a tornaram a selecção mais goleadora de todos os tempos.
Mas não foi campeã do mundo.
Porque perdeu a final com a Alemanha, que tinha goleado na fase de grupos, num dia em que tudo lhe correu mal e veio ao de cima a célebre frase de Lineker (dita muitos anos depois) segundo a qual "o futebol são onze contra onze e no fim ganha a Alemanha.".
E em 1954 assim foi.
Mas esse Mundial será sempre recordado como o do espectacular ( e goleador) futebol da Hungria.
Em 1974...mais do mesmo.
A grande selecção de Mundial foi a Holanda do "futebol total", a famosa "laranja mecânica" treinada por Rinus Michels e comandada no relvado pelo génio que foi Johan Cruyff, que fez nesse mundial exibições extraordinárias que a consagraram como a melhor equipa do mundo.
Mas não ganhou o Mundial.
Porque na final a frieza e disciplina alemãs foram mais fortes e permitiram-lhe ganhar o titulo vencendo uma Holanda, que como a Hungria vinte anos antes, lhe era superior na qualidade do futebol jogado.
Nem vale a pena citar Lineker...
Em 1982 talvez o exemplo mais flagrante de todos.
Porque a melhor equipa desse Mundial, disputado aqui ao lado, nem sequer passou dos quartos de final eliminada pelo cinismo e disciplina táctica de uma Itália a quem nesse dia tudo correu bem.
O grande Brasil de Zico, Sócrates, Falcão, Eder, Cerezo, o Brasil do futebol arte, do futebol espectáculo sempre em busca do golo e jogando um futebol com uma qualidade raramente vista, foi impotente face a uma equipa italiana que fez o jogo da sua vida o mesmo se aplicando ao goleador Paolo Rossi que fez os três golos da "squadra azurra".
Ainda hoje é uma equipa recordada pela sua altíssima qualidade, pelo espectáculo dos seus jogos, pelo virtuosismo dos seus jogadores.
Mas não passou, sequer, dos quartos de final desse mundial de 1982.
Tele Santana, o seu treinador, diria depois que no futebol quem ganha tem sempre razão.
E é verdade.
Como é igualmente verdade que Hungria e Holanda, que nunca foram campeãs mundiais (quanta injustiça...),e Brasil que já tinha sido três vezes antes e voltou a ser duas depois foram os verdadeiros campeões dos mundiais que atrás referimos.
Porque não os tendo ganho é deles que se fala quando a conversa gira em redor desses campeonatos do mundo.
Depois Falamos


Sem comentários: