terça-feira, março 28, 2017

Negócios & Opiniões

Nas saudáveis polémicas, próprias de um clube "vivo" e que tem adeptos com opinião, acerca dos negócios que o Vitória tem feito em termos de transferências de jogadores tem surgido ultimamente nas redes sociais (e não só...) uma nova tese por parte dos que ,com a mesma legitimidade dos que discordam, concordam com os valores dos negócios,
E essa tese afirma, genericamente, que os negócios foram por valores adequados porque nenhum dos jogadores que o Vitória vendeu a outros clubes foi posteriormente transferido por valores superiores.
É uma tese. Respeitável. Mas de que discordo.
Por várias razões que explanarei de seguida:
Em primeiro lugar porque há clubes cuja prioridade não é vender mas sim construir boas equipas, lutar por títulos e troféus e almejar boas carreiras nas competições europeias.
E esses compram mais do que vendem.
Em segundo lugar porque se esses clubes não venderam os jogadores que contrataram ao Vitória é porque não lhes vendemos "gato por lebre" mas sim futebolistas de boa valia que tem encontrado nesses clubes o seu espaço de afirmação e a quem tem sido úteis.
Em terceiro lugar porque para quem não faz de vendas apressadas a sua estratégia de negócio é mais racional contratar os jogadores, valorizá-los no plantel (ou através de empréstimos a clubes com visibilidade)e só passados dois ou três anos os por no mercado salvo alguma proposta irrecusável que entretanto apareça.
E isso também ajuda a explicar que esses jogadores ainda estejam nos clubes a que os vendemos na sua grande maioria.
E os negócios de que já se fala para o final da temporada, como Ricardo Pereira pretendido por Inter e Liverpool entre outros e Dalbert a caminho do PSG , apenas confirmam o acerto da estratégia de quem compra, utiliza, valoriza e vende.
Por estas e por outras razões discordo dessa tese de que vendemos bem porque ainda ninguém os comprou por mais.
Até porque levada ao limite é uma tese que poderia ser utilizada pelos adeptos dos clubes que venderam Ronaldo e Bale ao Real Madrid, Neymar e Suarez ao Barcelona, Lewandoski e Robben ao Bayern, Higuain à Juventus, Hazard ao Chelsea e outros exemplos possíveis de grandes jogadores que foram comprados por x e ainda não foram vendidos por y.
Aceito perfeitamente que haja quem pense que os negócios do Vitória tem sido bons e os jogadores vendidos pelo seu real valor.
Quem assim pensa está no seu pleno direito.
Podiam era arranjarem argumentos melhores para sustentarem a tese.
Depois Falamos.

Sem comentários: