sexta-feira, março 10, 2017

Memórias

Não tenho naturalmente qualquer saudosismo pelo Portugal de antes do 25 de Abril no que toca à dimensão geográfica do país.
As chamadas províncias ultramarinas, resquícios de um império que já não fazia qualquer sentido, seguiram o seu caminho só sendo de lamentar que Portugal não tenha sabido preparar de forma muito mais cuidadosa as respectivas independências de molde a evitar a miséria e as ditaduras em que a maioria caiu.
Mas isso são outros contos.
Este mapa, de um Portugal que já não existe, traz-me memórias de outro género relacionadas com a escola primária onde no meu tempo tínhamos de aprender (e não nos fazia mal nenhum) uma vasta quantidade de informação sobre as províncias dele constantes.
Rios, caminhos de ferro, fauna, flora, principais cidades, riquezas naturais, descobridores e povoadores e sei lá que mais faziam parte do programa de estudo e pelo que me toca passei bastante tempo em frente a um destes mapas para me preparar para o temido exame da 4ª classe.
No qual, bem me recordo, entre outras matérias fui questionado sobre a província de Moçambique.
Foi a que me tocou em sorte e ,se bem me lembro, não me saí mal.
Hoje, quase cinquenta anos depois, as matérias que se aprendem no ensino básico são substancialmente diferente e delas desapareceu a geografia ultramarina(o que se compreende) face ao que o mundo mudou de lá para cá.
Mas ainda hoje acho que o meu gosto por viajar e uma curiosidade insaciável pelo mundo teve muito a ver com este mapa.
E por isso o recordei aqui.
Depois Falamos.

Sem comentários: