quarta-feira, março 15, 2017

Ironias e Mentiras

Em plena fase final da investigação da "Operação Marquês", em que o ex primeiro ministro José Sócrates é  suspeito de crimes diversos, eis que por ironia do destino o maior responsável por Sócrates ter sido primeiro ministro , com todas as desgraças para Portugal que isso acarretou,resolve publicar o segundo volume das suas memórias.
Jorge Sampaio. Ele mesmo!
Que ironia.
Que ainda aumenta se nos lembrarmos como a esquerda, políticos e comentadores, reagiram à publicação das memórias de Cavaco Silva, em que o ex presidente conta muitas das suas reuniões de trabalho com Sócrates, e as criticas que lhe foram feitas por causa disso.
Afinal...afinal Sampaio um dos gurus dessa esquerda fez exactamente o mesmo.
Ironia maior só mesmo a de um político banal, cinzentão e limitado de que a História não recordará uma frase, uma proposta, uma ideia ou um projecto conseguir ter um segundo volume da sua biografia(e este com 1067 páginas !!!) quando em bom rigor um livrito de 100 páginas seria mais que suficiente para traçar a sua banalissima biografia política.
Realmente há ironias inexplicáveis.
Sampaio fica para a História não por ter sido um bom Presidente da República, foi o pior da democracia até agora, mas sim por ter sido o único que levou a sua fidelidade ao seu partido (PS) ao ponto de usar um conjunto romanceado de episódios irrelevantes para dissolver um Parlamento onde uma maioria coesa sustentava um governo democraticamente eleito.
E assim abrindo a porta a uma maioria absoluta do PS e de Sócrates que levaram o país à bancarrota e obrigaram a ajuda financeira externa.
Mas disso não fala Sampaio.
Prefere lamentar o facto de por ter cumprido a obrigação constitucional de dar posse ao governo de Santana Lopes ter perdido uma amizade ( a desse sinistro personagem chamado Ferro Rodrigues ) que demorou anos a recuperar como se isso tivesse alguma coisa a ver com as funções de Estado que infelizmente lhe estavam cometidas.
É seguramente um livro de mentiras.
Mentiras com as quais um político sem dimensão nem categoria tenta justificar uma decisão inaceitável e inconcebível ,como foi a de demitir um governo legítimo e com apoio parlamentar estável e coeso , apenas porque entendia chegada a hora de tentar por o seu partido outra vez no governo uma vez afastado Ferro Rodrigues e eleito José Sócrates para a liderança do PS.
Mentiras.
A maior das quais é seguramente a afirmação de que a maioria existente no Parlamento, e que apoiava o governo, "estava a desconjuntar-se" (sic)!
Mentira.
Completamente mentira!
A maioria estava sólida e coesa em torno do governo e especialmente no apoio ao primeiro-ministro como foi bem evidente para quem viveu esses tempos conturbados por dentro.
Sampaio, antes deste livro e da tosca tentativa de justificar o injustificável, já era o pior Presidente da República da história do Portugal democrático.
Depois deste livro confirma-se que o cidadão Sampaio não é melhor que o político Sampaio.
Um e outro são muito fracos nas convicções, nos princípios e no entendimento do que é o Estado.
Depois Falamos.

P.S : Soube hoje que, e muito bem, Pedro Santana Lopes desafiou Jorge Sampaio para um debate televisivo sobre o conteúdo do livro.
Quem não deve não teme!
Espera-se agora que Sampaio não junte a cobardia a outros defeitos que lhe são conhecidos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Até hoje ainda não sei como o Jorge Sampaio chegou a Presidente da Républica lá ficou 10 anos!

Cumpts
J.M.

il disse...

Caro Cirilo:
A ausência de vergonha na cara é uma característica da esquerda -nacional e internacional.
Quer uma anedota recente: a Procuradora dos Animais da CML -amiga do Costa e membro do PAN- fez um inferno quando se pretendeu passear um burro PSD em Lisboa.
Agora 24 ovelhas e um carneiro passeiam em Lisboa, mas como eram a carneirada do PS de Oliveira, tudo bem. Pior um ovelha pariu, num cercado ao sol na Rotunda, os animais ainda não tinham sido tosquiados. Tudo isto num dos sítios mais poluídos do país. A SRª Dona Procuradora não sabia!!!- nem com autorizações de meses!!!

O n/ caso:
...«resolve publicar o segundo volume das suas memórias.» Ele não resolveu. Pensava era que o Pedro seria o candidato e isto ia sair no início da campanha -crápula!
1º disse que havia uma caso grave que o governo ia abaixo;
2º disse que a coligação estava em desagregação; e
3 agora disse que «estava farto do Santana»

Tudo isto dá a noção de Estado, que estes "#$/&" têm. Já agora, se eu sei, também os jornalistas sabem: o Sampaio é uma quimera, ou seja, tem o corpo composto por partes de dois irmãos. Um deles tinha (tem) Síndroma de Down -o que explica muita coisa, incluso as dificuldades cognitivas do filho -a filha não tem qualquer problema.

O senhor ficou religioso. Como a mãe era judia, pela Lei haláquica ele é judeu e hoje reza de xaile e filactérios, mas não quer que se saiba.

Palhaço!

Nb -nem só a Mossad sabe muito :))))

luis cirilo disse...

Caro J.M.:
Chegou lá e lá ficou por vontade dos eleitores. Como essa vontade foi construída é outra história. Em 1996 a esquerda uniu-se contra Cavaco desgastado por dez anos de poder e em 2001 Ferreira do Amaral não tinha condições para o vencer.
Cara il:
Fiquei fascinado,sinceramente, pela quantidade de informação do seu comentário.
O retrato que traça de JS e da esquerda em geral está perfeito. Sabem lá eles o que é ter vergonha. E acredito que o livro estivesse para sair nesta altura pela razão que aduziu. Nem me tinha lembrado disso mas faz todo o sentido.