segunda-feira, fevereiro 13, 2017

Sugestão de Leitura

Como os visitantes regulares desta página bem sabem sou um leitor entusiástico de temas relacionados com a II Guerra Mundial quer na optica militar, quer na política , quer na social.
Devo dizer que das muitas dezenas de livros que já terei lido sobre o assunto poucos terão a qualidade, a dimensão e o rigor desta obra do reputado historiador Antony Beevor sobre o desembarques dos aliados nas praias da Normandia em Junho de 1944.
Está lá "tudo".
Desde a longa e metódica preparação , às manobras de diversão para enganar os nazis sobre os verdadeiros locais da invasão, à forma como as tropas foram preparadas e depois transportadas ao longo do canal da Mancha rumo à costa francesa.
E depois uma narrativa minuciosa, cheia de testemunhos de participantes, do que foram os desembarques nas praias de "Utah", "Omaha","Gold", "Juno" e "Sword", dos terríveis e sangrentos combates que nelas se travaram , da marcha dos aliados nos primeiros meses da invasão rumo a Paris e ao centro da Europa tremendamente dificultada pela forças alemãs em retirada.
Um livro magnifico, retratando fielmente meses decisivos da II guerra mundial vistos do lado dos aliados e do lado alemão, que culmina com a reconquista de Paris prenunciando o avanço decisivo rumo a Berlim e ao fim da guerra.
Para quem gostar do tema é uma obra imperdível.
Para os outros dá um bom contributo para a cultura geral sobre uma guerra decisiva para a Europa e o mundo que temos hoje.
Depois Falamos.

Sem comentários: