terça-feira, janeiro 24, 2017

Separar as Águas

Para  quem vai tendo a paciência de me ler não é novidade que abomino o personagem Donald Trump, as suas ideias e valores  e a galeria de horrores que escolheu para o acompanharem no governo dos Estados Unidos e que são cada um pior que o anterior.
De igual forma considero que o sistema eleitoral americano é caduco e injusto porque permite que seja eleito um candidato que teve menos de três milhões de votos do que o seu opositor face a um conjunto de regras que vem do século 19 e que hoje não fazem qualquer sentido.
Finalmente considero que as primeiras decisões de Trump enquanto presidente apenas confirmam os piores receios que a sua histriónica campanha eleitoral já tinha despertado quanto a recuos tremendos no ambiente, na saúde, no livre comércio entre outras. 
E só tomou posse há cinco dias...
Mas chegados aqui é tempo de separar águas .
Começando pelo sistema eleitoral que é o mesmo há dois séculos, que permitiu eleger grandes presidentes como Obama, Clinton, Reagan, Kennedy, Roosevelt entre  outros  e que é igual para todos os candidatos que ao concorrerem aceitam as regras do jogo por mais injustas que às vezes se tornem como Hillary Clinton e Al Gore bem podem testemunhar.
É o sistema que os americanos tem como seu e por mais discordâncias e objecções que desperte continuará a ser até que um dia resolvam adequá-lo ao século 21.
E por isso a eleição de Trump foi democrática, foi legítima e ele é por direito próprio presidente dos Estados Unidos até ao final do seu mandato ou até que um "impeachement" lhe dê o mesmo destino de Richard Nixon.
Daí o achar ridículas, patéticas e sem qualquer sentido as manifestações que se andam por aí a fazer contra a sua eleição e contra o seu direito a ser presidente como se os estados de alma e as convicções dos manifestantes europeus em geral ,e dos manifestantes portugueses em particular, contasse alguma coisa para a livre decisão dos americanos em elegerem Trump.
Preocupemos-nos com o que temos de nos preocupar que já não nos faltam, na Europa e em Portugal, motivos para manifestarmos as nossas discordâncias!
Depois Falamos

8 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

Concordo em absoluto.
Estavam todos contra, primeiro nos Conservadores e mais tarde na recta final com a Clinton (que também não me parece que se tornasse em grande presidente) e ele é que ganhou as eleições!
Quem não votou nele, fui eu! lol

Os Portugueses podiam era ter feito manifestações quando os Sócrates deste país ganharam eleições!

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

não podia estar mais de acordo consigo!
se o homem ganhou as eleições, tem todo o direito de ser o presidente dos EUA. Principalmente porque foi eleito democraticamente, e em democracia há que saber respeitar os resultados de um acto democrático!
Claro que ao nível de eleições, não pode ser em todo o lado como em Portugal, onde quem ganha as eleições não governa, mas enfim, isso são contas de outro rosário!

Um abraço
Miguel

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
Eu nunca votaria nele.
E embora discorde da esmagadora maioria da suas ideias e do sistema eleitoral que lhe permite ser presidente sem ser o mais votado reconheço a legitimidade da sua eleição.
Quanto aos portugueses não faltarão oportunidades de se manifestarem em coisas que lhes dizem respeito.
Como o desgoverno da geringonça

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
É como diz.
Pelo sistema eleitoral deles ganhou e por isso tem o direito de ser presidente.
Por cá...são mesmo contas de outro rosário

il disse...

Caro Cirilo:
O sistema 'esquisito' tem como lógica que os Estados Unidos SÃO e não os Estados Unidos É. A federalidade obriga a que haja uma representatividade mínima. Há, em Portugal, um exemplo no caso da ilha do Corvo.

O Trump é ... a América -nós é que pensamos nos politicamente correctos dos 'liberais', que não aceitaram os resultados eleitorais. O homem é um grunho, mas pelo menos não engana -os outros são falinhas mansas, mas no fundo fizeram o mesmo que este diz (America first).

Sabe não acredito no impeachment, ou no assassinato, que histéricos pedem que se realize. É que o Vice Presidente é um conservador assumido e os liberais ficariam mais «mal servidos».

Assim sendo e dado o tal controlo dos poderes, não acredito que haja nada de especial. Mesmo o aumento da inflação (e dos n/ juros)já começou e o Trump não era presidente. Quem é que disse que o comércio livre é bom para Portugal?

luis cirilo disse...

Cara il:
Eu acredito que um dos fundamentos da democracia é o princípio de "um homem/mulher um voto".
E quem tem mais votos ganha.
E não há federalismo que me desvie dessa forma de pensar.
Aceitando que com esse sistema já foram eleitos grandes presidentes com a nuance de terem sido os mais votados no voto popular.
Nos últimos 10o anos os unicos que foram presidentes sem a maioria do voto popular foram George W. Bush e Donald Trump.
Conviremos que são duas excepções que desqualificam por completo qualquer sistema.

il disse...

Caro Cirilo:
Em teoria tem razão -uma pessoa, um voto. Mas, o diabo está nos mas. Sendo os EU's duas margens civilizadas e um centro terceiro mundista; estados super povoados e semi desérticos, há que haver um modo de todos sentirem que a sua comunidade tem peso. Veja-se o Alasca, que com meio milhão de bicos tem dois senadores como a Califórnia, ou Nova Iorque com dezenas de milhões.

Sendo Portugal um país bastante homogéneo, ainda não se pôs o problema, mas há zonas do país desertificadas, que começam a ser sub representadas e que se sentem longe do "Terreiro do Paço».

Por ex: em Israel, só há um círculo eleitoral -todos votam para o 'molho'. Mas Israel tem o tamanho do Alentejo e aí a melee é feita desse modo. Se houvesse circulos e mínimos, haveria quem se sentisse discriminado.

Por vezes temos de pensar nos casos e de como evoluiram politicamente

luis cirilo disse...

Cara il:
Por isso há Senado, com igual representatividade para todos os Estados, e a Câmara dos Representantes em função do número de eleitores de cada Estado.
E quanto a isso nada a dizer.
As presidenciais, até pelo seu carácter "universal" em relação ao país é que deviam ter um sistema diferente.
Que era muito simplesmente o ser eleito quem tive mais votos populares.