quarta-feira, janeiro 11, 2017

O Nosso 14

Era um jogo de "mata mata" e por isso apenas se entenderia que o Vitória entrasse com a melhor equipa, na máxima força, para dar um passo decisivo para vencer um troféu que ainda não tem.
Estranhamente a opção foi bem diferente, o treinador procedeu a seis rotações (apenas menos duas que o Benfica cujo plantel é bem superior) , e o resultado acabou por ser muito em função das opções feitas.
Individualmente:
João Miguel Silva: Escrevi no início da época que quando um guarda redes faz uma excelente temporada e a termina em bom plano só se justifica a ida para o banco no início da temporada seguinte se entretanto for contratado alguém bem melhor. Não foi o caso. E João Miguel provou ontem, com excelente exibição, que Pedro Martins foi injusto com ele. Não fora a sua actuação e o Vitória seria goleado.
Bruno Gaspar: Jogo de intenso trabalho face aos vários extremos que lhe foram aparecendo. Mas cumpriu a defender e ainda foi dos melhores a atacar.
Prince: Sem grande ritmo de jogo teve enormes dificuldades face à mobilidade dos avançados benfiquistas. Uma exibição muito insuficiente.
Pedro Henrique: Central de marcação nunca conseguiu habituar-se à falta de um ponta de lança fixo e foi várias vezes ultrapassado pelos adversários.
Ruben Ferreira: Mais uma exibição muito aquém do exígivel num jogador que tarda a encontrar-se. Tem como atenuante a pouca ajuda que recebeu de Rafinha mas é inegável que no flanco esquerdo há um problema para resolver no imediato
Zungu: Como muitos africanos que vem para a Europa já seniores tem claros problemas de falta de "escola". Qualidades físicas e técnicas inegáveis mas uma enorme falta de cultura táctica que se tornou um "petisco" para o adversário porque nunca acertou nas marcações. Precisa de uma "escolaridade" à pressão e de quem lhe explique que uns dribles muito vistosos podem dar muito maus resultado se face a adversários mais empenhados. Mas é jogador em que me parece valer a pena ir apostando.
João Pedro: Com dois colegas de sector que em nada o ajudaram em tarefas defensivas teve de acorrer a apagar muitos "fogos. O que foi fazendo e ainda conseguindo ser o mais esclarecido na construção de jogo. Mas é claro que não chegou para todas as "encomendas" e disso muito beneficiou Pizzi que voltou a ter o espaço que quis para organizar o jogo ofensivo do Benfica.
Bernard: Muito claramente "este" Bernard nunca teria sido contratado pelo Atlético de Madrid! Porque futebol não é só ter a bola no pé e fazer uns passes bem feitos. É correr atrás dela, é desmarcar-se , é obstaculizar os adversários. E Bernard não fez nada disso.
Alexandre Silva: Tem talento, tem 19 anos, tem de jogar, não tem lugar na equipa A e por isso não se percebe porque não joga pela B. Uma aposta totalmente falhada neste jogo.
Soares: Muito se esforçou, muito correu atrás da bola e dos adversários, mas não teve oportunidades de golo. Sentiu, e muito, a ausência de Marega.
Rafinha: Uma exibição muito mas muito discreta. Grandes correrias geralmente culminadas com a perda de bola, falta de apoio defensivo a Rúben Ferreira e pouco acção realmente produtiva.
Foram suplentes utilizados:
Hernâni: Com ele a equipa melhorou porque é um jogador de outro gabarito. Mas rapidamente evidenciou problemas físicos e teve de sair
Hurtado: Também a sua entrada trouxe alguma melhoria. Mas foi insuficiente.
Texeira: Rendeu Hernâni mas não sei se chegou a tocar na bola
Não foram utilizados:
Douglas, Moreno, João Aurélio e Tozé

Melhor em campo: João Miguel Silva

Foi um jogo estranho em que o Vitória iniciou o jogo com opções altamente discutíveis, teve duas oportunidades de golo nos primeiros minutos mas depois mais nenhuma, e a estranheza pode até estender-se a ter Pedro Henriques como capitão de equipa (na ausência de Josué e com Moreno no banco)quando João Miguel Silva e João Pedro tem muito mais anos de clube e fariam muito mais jus à braçadeira.
Enfim, uma noite de infelicidades várias que se espera que tenham servido de lição e essencialmente que não se repitam.
Depois Falamos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.

Basicamente, concordo com a sua análise. Da minha análise ainda não percebi:
1. Porque o Miguel Silva não é titular (pese embora o jogo da taça da liga com o Paços...). Acho-o mais guarda-redes, i.e., mais "bravo" em todos os sentidos como costumam ser os grandes guarda-redes.
2. Porque o João Pedro ainda é titular. Está claramente a precisar de banco. Atualmente está sem garra e sem alegria de jogar e comandar. Tem medo de se encostar ao adversário, meter o pé,... quem o viu nas primeiras jornadas e quem o vê!

Fernandes

Saganowski disse...

Mais um jogo em que o Vitória se aguentou muito bem até ao primeiro golo. A partir daí, desceu a pique: desconcentrações, medo, passes errados... Curiosamente, este tipo de comportamentos do Vitória só se vê em jogos contra o Benfica... Será sina? Será coincidência?

Quanto aos jogadores, realce para Miguel Silva. Muitas boas defesas evitando golos certos e a cereja no topo do bolo, aquele penalty muito bem defendido. Resultados do trabalho de Luis Esteves???

E agora os jogadores a menos.
Desde o início da época que digo que o Ruben Ferreira é um erro de casting do tamanho da Penha. Sector claramente a reforçar este mês com alternativas credíveis.
O Prince também não esteve bem. Se repararmos, os 2 golos aconteceram por brechas no centro da defesa.
Na linha média, precisamos claramente de um médio que tape o lado esquerdo, porque entre o Rafinha e o Ruben Ferreira está ali um buraco do tamanho do Toural! E claro que se não há lá ninguém, o João Pedro (grande jogador, mas não pode fazer tudo sozinho lá no meio!)tem de ir lá ajudar e a zona central do relvado fica livre...
E depois temos o Bernard. Este é outro dos que nunca me entusiasmou e que continua com as manias de que ele é que sabe, ele é que faz. O problema é que ele não sabe muito, e faz algumas coisas mal. É como aqueles miúdos que leva a bola para o jogo e acha que a bola é dele e, por isso tem o direito de ser o que mais vezes tem a bola. O futebol é um jogo de equipa e o Bernard ainda não percebeu isso!
Quanto ao ataque, nota-se claramente a falta do Marega. Não é que quem está jogue mal, muito pelo contrário. Mas com o Marega as defesas adversárias estão menos tranquilas e os defesas tem menos propensões ofensivas. Esperemos que regresse rapidamente, pois a equipa com ele é outra coisa!

E agora há que pensar no próximo jogo, na próxima vitória!

ON disse...

Elos mais fraco neste jogo: Ruben, Prince, Raphinha, Alex Silva e João Pedro (este continua a gozar da "boa imprensa" aqui do burgo)

Elos mais fortes: Hernani e Miguel Silva (grande exibição)

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
1) De acordo. Douglas tem estado bem mas João Miguel merecia ter sido primeira opção depois da temporada passada. De resto é nele que o Vitória deve apostar para o futuro a vários níveis.
2)Não concordo. João Pedro tem feito uma excelente época e o desgaste que aqui ou ali apresenta tem apenas a ver com o nalguns jogos ter de jogar por ele e por outros.
Caro Saganowski:
Acho que foi coincidência apenas porque já tenho visto grandes jogos face a este adversário.
Quanto às exibições individuais estamos de acordo.
Espero é que em Janeiro se some ao plantel em vez de subtrair.

luis cirilo disse...

Caro ON:
Quanto a João Pedro ele goza d eboa imprensa do burgo e de boa imprensa nacional.
Com todo o mérito porque é um excelente jogador que está a fazer uma bela temporada.
Não tem é de pagar "tributo" por ser de Guimarães.
E esse "tributo" já nos custou excelentes jogadores no passado que foram "queimados" por alguns adeptos que são mais exigentes com os da casa que com quem vem de fora.
Quanto aos restantes que referiu estou genericamente de acordo

ON disse...

Quando referi "boa imprensa" cá do burgo, não me referia a este blog, que fique claro. Respeito a sua opinião... eu é que tenho outra opinião em relação ao João Pedro...
Não sou nem mais nem menos exigente por ser jogador da casa.

luis cirilo disse...

Caro ON:
E tem todo o direito disso.
Este blogue é também um espaço de debate e a minha opinião não vale mais que a sua ou de qualquer outro comentador.