domingo, janeiro 15, 2017

Desilusão

As coisas são o que são.
E as "coisas" neste Feirense vs Vitória correram de forma a que o nulo final premiasse quem soube defender bem e castigasse quem dominou o jogo, tivesse meia dúzia de oportunidades de golo mas demonstrasse mais uma vez lacunas na finalização muito agravadas pela ausência de Marega.
Não concordo com algumas apreciações muito negativas que tenho lido sobre a exibição vitoriana.
É verdade que a equipa não fez um grande jogo mas fez o suficiente para regressar de Vila da Feira com os três pontos e reforçar assim a candidatura ao quarto lugar na véspera de uma visita a Braga que pode ser muito importante quanto à prossecução desse objectivo.
Contudo a pontaria não ajudou em três perigosos remates de longe (Rafinha, João Pedro e Bernard), em duas outras ocasiões (Hernâni e Soares) o guarda redes adversário esteve em grande plano e noutra ainda o mesmo Soares depois de fazer tudo bem feito fez um remate que pouco mais foi que um passe ao guarda redes.
E assim se desperdiçaram as tais meia dúzia de oportunidades a que o Feirense respondeu apenas por uma vez com um remate de Platiny a que Douglas se opôs com classe e eficácia.
Numa equipa em que o guarda redes esteve bem, a defesa chegou e sobrou para as "encomendas", o meio campo susteve o adversário e alimentou os avançados e o ataque criou várias oportunidades o que faltou então?
Os golos é claro.
E nisso a equipa, para já sem Marega(e sem se saber se voltará a haver... Marega),tem de melhorar de forma significativa sob pena de comprometer os objectivos que estão perfeitamente ao seu alcance.
Quero com isto dizer que está tudo bem e basta esperar pelos regressos de Marega(?) e Rafael Miranda para a equipa subir os seus níveis de eficária e retornar aos triunfos?
Claro que não.
Porque continua a haver demasiado pontapé para a frente, continua a faltar a troca de bola em progressão, continuam a faltar opções para lugares que estão mais carentes e que precisam de ser reforçados.
Mas com os que estão já há uma boa base, que com os regressos de Marega(?) e Rafael Miranda será optimizada e com os tais reforços (se vierem) projectará a equipa para um patamar de ambição que a pode por na luta pelo terceiro lugar com o Braga e com um Sporting em crise profunda e que se prevê esteja para durar.
Em suma Janeiro terá de ser o mês da ambição.
O mês de somar e não de subtrair.
E neste contexto considero que transferir Soares será um erro de palmatória face, até, aos valores modestos (para um jogador da sua categoria) que tem sido avançados.
Três notas finais:
Uma para uma vez mais realçar o espectacular apoio dos adeptos vitorianos que mais uma vez fizeram a equipa jogar em "casa". O que de alguma forma acentua a desilusão pelo resultado.
Outra para referir que Jorge Sousa fez um bom trabalho sem margem para reparos.
A derradeira para manifestar a mais completa discordância pela sistemática utilização do equipamento alternativo de cor preta.
Contra um adversário de camisola vermelha jogamos de preto.
Contra um adversário de camisola azul voltamos a jogar de preto.
A nossa camisola principal é branca.
Branca.
E não estou a discutir cores mas sim identidade.
Depois Falamos

3 comentários:

luso disse...

É inacreditável esta questão da cor da camisola.
Além de ser o branco a nossa identidade, também foi patente que os equipamentos pretos até se confundiam com os do adversário, pelo menos na televisão.
Ou há alguma superstição ligada a esta questão, (que, como se viu, não tem cabimento), ou haverá excesso de stock de equipamentos pretos.
Qualquer dos motivos é ridículo.

luis cirilo disse...

Caro luso:
Superstição e excesso de stock seriam explicações inaceitáveis.
Não creio que seja isso.
No caricato futebol que temos a Liga no inicio de temporada define os equipamentos com que cada clube vai actuar ao longo de toda a temporada em cada jogo. É ridículo mas é verdade.
Pelo menos no meu tempo de vice presidente era assim.
É claro que qualquer clube tem a prerrogativa (também era o que mais faltava...) de antes de cada jogo informar a Liga que vai usar outro equipamento desde que não seja semelhante ao do adversário. Fiz isso mais que uma vez nomeadamente quando foi para estrear as camisolas brancas com a cruz azul numa dupla jornada das equipas A e B face às suas congéneres do Braga.
O que se passa é que provavelmente no Vitória concordam com o que a Liga decide e aceitam jogar de preto mesmo em jogos em que isso é impensável.
No jogo da taça ctt com o Benfica, que não fazia obviamente parte das tais decisões do inicio de época, é que não encontro mesmo explicação. sei é que já vi largas dezenas de jogos entre Vitória e Benfica e sempre jogamos de branco nos jogos em casa.

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

Tivemos uma clara oportunidade de nos reaproximarmos do Sporting, e quem sabe eventualmente do Braga. O Feirense, com todo o respeito que me merece, não está no patamar do Vitória, portanto o resultado esperado seriam os 3 pontos e não apenas 1.
Temos que aproveitar esta onda de apoio que estamos a ter, nós, adeptos estamos a "cumprir" o nosso dever, temos sede de vitórias, e fazemos das tripas coração para estarmos juntos da equipa. Era preciso alguém que fizesse entender isso mesmo à equipa, e às vezes fico com a sensação que nem todos os jogadores sentem o que é verdadeiramente o Vitória.
Tenho a certeza que na Covilhã, pese embora todas as contrariedades e mais algumas, vamos estar a jogar novamente em casa, muito embora reconheça que não conheço o Covilhã como equipa, nem sei como vivem os seus adeptos a sua equipa, mas de qualquer das formas, os Branquinhos (sim, porque acredito que desta vez já existam equipamentos brancos na nossa lavandaria) vão estar bem apoiados nas bancada!

Um abraço
Miguel