quinta-feira, dezembro 15, 2016

Especulação

É para isto que os militantes do PSD tem de estar preparados e é a isto que tem de saber resistir de forma convicta.
Pura especulação.
Vem de trás, tem antecedentes históricos com todos os líderes do partido quando este está na oposição, promete continuar ao longo das próximas semanas e meses ao sabor dos interesses do PS e do governo da geringonça.
A estratégia é simples.
Agarra-se a eito em alguns militantes com grande notoriedade que se transformam em putativos candidatos , inventam-se divergências estratégicas com o líder do partido, aproveitam-se sondagens aparentemente desanimadoras, colhem-se opiniões de alguns ilustres a quem ninguém ligaria se não fosse por criticarem o próprio partido ( o chamado Pacheco Pereira "style"), e está criado o cenário de eleições e congressos antecipados e mudanças de líder.
Enquanto se fala disto não se fala dos erros e disparates do governo, das divergências na geringonça, da luta de "galos" entre bloquistas e comunistas.
Naturalmente que o PS tem grande prática nestas manobras (desde o tempo em que tentavam minar por todos os meios a liderança de Francisco Sá Carneiro!), conta com uma máquina poderosa( e tenebrosa) de controle da comunicação social que Sócrates montou e os seus discípulos mantiveram, há sempre jornais e jornalistas disponíveis para estes fretes e estas manchetes (como a da imagem acima) e portanto se no passado já foi usada esta estratégia o estimulo para que o volte a ser no presente e no futuro é muito grande.
Há que resistir.
Como no passado resistiram outros líderes do PSD.
 E os que resistiram tiveram sucesso, derrotaram as estratégias montadas contra eles e conseguiram levar o PSD ao governo através de vitórias eleitorais.
Sim, porque o PSD sempre que liderou governos foi porque ganhou eleições!
É o que Pedro Passos Coelho deve fazer do meu ponto de vista.
Resistir.
Com coragem e com determinação, qualidades que não lhe faltam, mas também com a humildade de reconhecer que às vezes é preciso mudar de estratégia ,  de aceitar conselhos sensatos de quem o quer ajudar e apurando permanentemente o seu processo de selecção de quem o rodeia e o representa nas mais diversas circunstâncias e situações.
Penso que o caminho é esse.
E se o fizer bem feito voltará a ter sucesso.
Depois Falamos

P.S. Dos cinco militantes acima retratados apenas um(Rui Rio) mostrou, até agora, disponibilidade para pensar numa candidatura à liderança. Pedro Santana Lopes e Luís Montenegro já disseram que não serão candidatos contra Passos Coelho e a José Pedro Aguiar Branco e Paulo Rangel não se conhece nenhuma declaração sobre o assunto .
Mas para alguma comunicação social...tanto faz!

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Quando vi estas fotos -ou outras identicas- pensei, com os meus botões:
-Desta vez é que é! Vou-me candidatar também!

-Sou militante (por falar nisso tenho de ir pagar as quotas...); não sou mais estúpida do que estes tótos; logo vou ser chefa da S. Caetano!

Il à presidência, já!*

*Juro que só bebi um copinho (pequeno) ao almoço :))))))

luis cirilo disse...

Cara il:
Muito gostam os jornais de especular sobre o PSD.
Convenhamos que com disparates internos como o de ontem (desafio a Passos para se candidatar a Lisboa) não é dificil.
Mas não duvido que faria melhor que alguns desses.