sexta-feira, dezembro 16, 2016

Desilusão

Não sou daqueles que acham que quando se ganha está tudo bem. 
Pode-se ganhar e ficar desiludido com algumas coisas, nomeadamente com a falta de qualidade exibicional, sem nenhuma necessidade de tentar tapar o sol com uma peneira e assobiar para o ar como se tudo tivesse sido perfeito.
Ontem o Vitória ganhou ao Vilafranquense. 
Mas fez uma exibição desoladora perante um adversário muito mais fraco, que joga dois escalões abaixo, mas que conseguiu equilibrar o jogo em largos períodos do mesmo (nomeadamente em número de remates ) e sem ameaçar por aí além a baliza de Douglas conseguiu transmitir a sensação, francamente aborrecida para os vitorianos, de que poderia fazê-lo sabe-se lá com que consequências.
Uma exibição sem chama, sem garra, sem intensidade, uma comodidade em campo de quem acha que os golos acabarão por aparecer, um fim de tarde desolador de que Pedro Martins e os jogadores se deverão sentir responsáveis e trabalharem para melhorar muito já no domingo.
Raramente a equipa funcionou como tal sendo mais comum ver alguns jogadores tentarem resolver por si sós aquilo a que o colectivo não dava resposta cabal.
Com uma nuance cada vez mais irritante para quem assiste.
Contra todas as leis da estatística num plantel de vinte e tal elementos há vinte e tal especialistas em passes de trinta e quarenta metros.
Todos.Dos guarda redes aos extremos!
Infelizmente a esmagadora maioria dos passes sai mal mas não é por não serem especialistas; deve ser falta de sorte na execução técnica dos mesmos.
Ironias à parte há demasiado pontapé para a frente, demasiada improvisação na construção dos movimentos ofensivos, ao invés de jogadas bem pensadas e delineadas com a bola a viajar rente ao solo e de pé para pé como fazem as equipas evoluídas técnica e tacticamente.
Sou daqueles que tem a certeza que jogar bem é mais de meio caminho andado para ganhar mais vezes e não abdico desse principio.
E o Vitória, pese embora o bom campeonato que está a fazer, não tem jogado bem em muitas ocasiões.
Ontem vencemos e seguimos em frente que eram os serviços minímos exigíveis.
Mas para termos aspirações na Taça e na Liga temos de melhorar substancialmente a qualidade das exibições. 
Caso contrário teremos mais desilusões.
E não apenas exibicionais como ontem.
Depois Falamos.

P.S. Hernâni não teve um procedimento correcto e ainda bem que reconhecendo-o pediu de imediato desculpa.
A sua atitude não foi bonita , merece censura, mas há que reconhecer que existem adeptos com assobio demasiado fácil e que em nada ajudam a equipa.
Também eles deverão repensar as suas atitudes.

5 comentários:

Anónimo disse...

De acordo consigo. Muito me têm aborrecido os jogos de tão mal jogados... Mas em relação a nós, adeptos, é preciso dar apoio tanto em casa como fora! Estive na bancada do Bessa no jogo da Taça e pergunto-me porque é que não é sempre assim? Principalmente em casa? Toca a apoiar a equipa até ao último minuto e mesmo a perder puxar por eles! O Pedro Martins já falou nisso várias vezes. Que a equipa também precisa de nós. Vamos lá apoiar a equipa no domingo! Façam-nos sentir que também jogam para ter o nosso aplauso!

Miguel Leite

Anónimo disse...

Boa tarde

Eu também vim do estádio triste, não com exibição mas pela atitude vergonhosa de alguns adeptos. Eu vi o jogo na bancada e lugar que costumo ver, ainda bem que nos jogos do campeonato cada um vai para o seu sítio, senão equacionaria a epitose de valer a pena ir ao estádio o que faço à 50 anos!
Desde o começo do jogo que havia uns valentões a insultar os jogadores(especialmente o Ernani) e o treinador e depois ficam todos melindrados por um jovem de vinte e poucos anos perder a cabeça e responder aos insultos.
Um atleta ou técnico do NOSSO CLUBE enquanto for portador da nossa farda tem que merecer todo o respeito, ou julgam, que por dar treze euros por mês tudo lhes é permitido?
Desculpe o desabafo, mas sócios desses fazem um favor se deixarem de o ser.

Cumpts.
J.M.

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
Concordo. E a nós adeptos cabe-nos, pelo apoio demonstrado, obrigarmos os profissionais a serem exigentes consigo próprios.
Até por outra razão: Quando os adeptos se empenham no apoio à equipa o nosso estádio tornna-se terrível para qualquer adversário.
O Sporting que o diga.
Caro J.M.:
Só posso dizer que estou inteiramente de acordo com o seu comentário.
Inteiramente mesmo!

José Duarte disse...


Injustos foram os assobios para o Hernâni. Ele não merecia. Mesmo que algum jogador não esteja a jogar bem, não devemos assobiar. Há situações, até, que devemos aplaudir a má sorte do homem.
Agora, analisando a mão esquerda no ouvido do Hernâni, quando foi substituído, e a cuspidela para o buraco negro das intenções deste jogador, entendo o seguinte: o Marega - que tanto admiro e respeito - fez o que todo o mundo sabe, pediu desculpa, e foi absolvido! Justamente, absolvido pelo facto de ter pedido desculpa; pois bem, o Hernâni fez o que fez, pediu desculpa, e está desculpado... Todos os jogadores têm, portanto, a via verde para "desabafar" contra o mau comportamento dos adeptos! Vamos aguardar, pois se se confirmar tal hábito da desculpa agora e depois, melhor parece não aceitarmos desculpas pelo mau comportamento dos jogadores, porque da parte dos adeptos não é de esperar que as apresentem - e, no entanto, os adeptos, também deviam sempre respeitar o azar de quem está no campo a trabalhar.

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
sinceramente acho deplorável ver um vitoriano a vaiar um atleta do seu clube.
Eu nunca o fiz nem nunca o farei e como eu há milhares.
Outros infelizmente acham que treze euros por mês lhes dá o direito de fazerem o que querem e lhes apetece.
Ainda assim acho que os jogadores tem de saber viver com isso e não podem tomar atitudes como recentemente o fizeram Marega e Hernâni.
É certo que pediram desculpa mas de forma diferente porque Hernâni fê-lo de imediato e Marega demorou semanas.
Há que evitar repetições destes incidentes.