quinta-feira, novembro 17, 2016

Rumo ao Jamor

Domingo regressa a Taça de Portugal.
Para um clube como o Vitória, que por razões orçamentais dificilmente pode disputar o título nacional (mas lá virá o dia...) nos tempos presentes, é nas provas a eliminar que tem a sua maior possibilidade de conquistar troféus e enriquecer o seu palmarés.
Seja na taça de Portugal seja na taça da liga.
Porque não são provas de regularidade onde grandes orçamentos permitem planteis qualitativa e quantitavamente maiores mas sim jogos a eliminar onde um dia de inspiração individual e colectiva da equipa com menos recursos pode fazer a diferença e permitir vencer adversários mais fortes.
Como exemplo podemos constatar que as cinco ultimas edições da Taça de Portugal tiveram cinco vencedores diferentes ( Académica-Vitória-Benfica-Sporting-Braga) o que mostra a competitividade da prova e as possibilidades que dá  aos menos fortes de vencerem a competição.
Atente-se que nestas ultimas edições apenas duas foram vencidas pelos chamados "grandes" enquanto Académica, Vitória e Braga venceram a prova derrotando nas finais Sporting, Benfica e Porto precisamente os tais três chamados de "grandes".
É pois uma prova democrática chamemos-lhe assim
Mas para a vencer, como diria o senhor de La Palisse, é preciso chegar à final e é disso que o Vitória tem de tratar no domingo depois de na eliminatória anterior ter vencido um adversário oriundo dos distritais.
Desta vez o adversário não só é da 1º Liga como é um velho "inimigo" chamado Boavista e com quem o Vitória nos últimos 40 anos, mais propriamente desde uma final de ...taça, tem mantido uma acesa disputa e uma inimizade profunda entre massas associativas oriunda desses tempos e reforçada pelos atropelos de que fomos vitimas nos famigerados tempos do "apito dourado".
Mas foi este o adversário que nos calhou, a jogar no seu estádio, e por isso é este o adversário que temos de vencer para seguirmos em frente na prova.
E acredito que assim acontecerá.
O Vitória é claramente melhor equipa, está num bom momento de forma e "ameaça" ainda melhorar, há uma enorme empatia entre equipa e adeptos pelo que estão criadas as condições para ir ao Bessa carimbar a passagem à próxima eliminatória.
A exemplo, aliás, do que aconteceu da ultima vez que os dois clubes se encontraram naquele estádio para esta competição.
Numa coisa o Vitória já está a ganhar; a forma espantosa (para quem não nos conhece) como os adeptos se mobilizaram para a deslocação  ao recinto axadrezado que permitirá à equipa jogar em casa com milhares de apoiantes nas bancadas.
Domingo daremos mais um passo rumo ao Jamor.
Depois Falamos.

Sem comentários: