terça-feira, novembro 29, 2016

O Linchamento

Ao que parece o novo "desporto" da moda, em Portugal, é tentar linchar Pedro Passos Coelho.
Governo, partidos da geringonça, comentadores televisivos, cronistas de jornais, sondagens da "habitual" Universidade Católica e algumas pessoas do PSD praticam um verdadeiro tiro ao alvo a que nem sequer falta o beneplácito sorridente do próprio Presidente da República!
O objectivo é claramente apear Passos Coelho da liderança do PSD e substitui-lo por alguém que seja mais do agrado dos linchadores.
Devo dizer que percebo bem grande parte deles.
Por um lado querem desviar as atenções dos muitos escândalos protagonizados por este governo, de que a CGD é o maior e a esse nem escapa o próprio PR conivente e encobridor de tudo que se passou, e por outro sabem que a presença de Passos Coelho na liderança do PSD significa o confronto diário com a aldrabice com que a esquerda chegou ao poder e com um ex primeiro-ministro que demonstrou a coragem, a competência e a rectidão que faltam por completo ao actual.
Já percebo menos bem outros.
Nomeadamente os que são militantes do PSD.
Recordemos que o partido teve directas em Março, a que Passos Coelho concorreu sozinho, e congresso em Abril no qual apenas José Eduardo Martins apareceu a manifestar legítimas divergências sobre a estratégia do partido.
Mais ninguém.
Pelo que me admira que agora, tão pouco tempo decorrido, e ao sabor quer de sondagens aleatórias quer de cantos de sereia dos nossos adversários apareçam construtores de cenários que apontam para congressos extraordinários e sabe-se lá que mais.
Não sou,longe disso, um indefectivel da liderança de Passos Coelho.
Acho que tem cometido alguns erros, alimentado algumas ambiguidades, perdeu em Espinho a oportunidade de fazer a profunda renovação dos orgãos nacionais (especialmente da CPN)que o partido necessitava e tanto se justificava.
Não tenho qualquer entusiasmo, com poucas excepções (e a principal até já saiu para um cargo internacional), pela composição da direcção nacional que acho muito aquém daquilo que o partido necessitava para o "caminho das pedras" que tem pela frente.
Mas o PSD não é um clube de futebol onde se dão chicotadas psicológicas por dá aquela palha!
Mas sou pela estabilidade dos mandatos e pelo respeito pelas decisões dos militantes.
Que nas directas e em Espinho sufragaram claramente Pedro Passos Coelho e as suas escolhas para os orgãos.
Tem mais ano e meio de mandato para cumprir ao longo do qual, como aconteceu com todos os líderes desde Francisco Sá Carneiro, será avaliado pelas decisões que tomar, pela estratégia que seguir e também pelos resultados que o partido vai ter nas autárquicas.
Menos pela expressão contabilística desses resultados e mais pela sageza com que vai resolver (ou não) as candidaturas a Lisboa, Porto, Sintra, Gaia e mais um ou outro município de relevância nacional e que dará a justa medida da forma como PPC está sintonizado com a realidade do país.
Cumprido o mandato será tempo,lá para a Primavera de 2018, de o avaliar em todas a suas componentes e perceber se Pedro Passos Coelho é o melhor candidato do PSD às legislativas do ano seguinte.
E essa decisão, para lá da vontade do próprio, compete exclusivamente aos militantes do PSD.
Não tem a ver com a vontade do governo e dos partidos da geringonça, com as opiniões de jornalistas e comentadores, com sondagens mais ou menos credíveis ou com as simpatias ou antipatias do Presidente da República.
Até lá os linchadores que se mantenham calmos e serenos.
"Keep Cool" como diria Pedro Santana Lopes que é hoje por hoje uma das grandes e últimas referências do PSD.
E,já agora, nalguns casos trabalhem para merecerem os salários que o Estado lhes paga para o exercício de funções públicas.
Mais e melhor governação e menos intriga que os portugueses agradecem.
Depois Falamos

P.S E no caso dos militantes do PSD que querem a mudança de líder, mas não foram "a jogo" no tempo certo, convém não se esquecerem que o respeito pelas escolhas dos militantes  é uma forma de Portugal "Levar o PSD a Sério".

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Este post é fogo... e qualquer comentário será fogo, ou não será.

A canalha das canhotas (ou que se diz-tenho para mim que os xuxas são tão socialistas quanto eu) sempre quis acabar com o PSD, que deveria ser PPD! -opinião minha.

O que o coro dos «linchadores», que para mim ensaiou na 'mercearia' (cof, cof), quer é que os 'irmões' deles, aqui no PSD, se apropriem do poder e assim sendo -TINA.

O que os palhaços ainda não perceberam é que na Europa e nos EUA o povo já está farto de confábulos feitos à sua revelia e contra os seus desejos votados. Ainda não perceberam que o povo, no seu desdém por esta maralha, poderá deitar fora o bebé com a água do banho.

A Nacional-PSD está a fazer uns 'fóruns' e pediu nomes de militantes para assistir e dar posteriormente opiniões. Sabe o que é que os "bichos venenosos" da Mouraria disseram: «não conhecemos essses« citei e boicotam a iniciativa -nem comento senão teria de usar os sinais gráficos!

Alias penso que gostarão de perder Lisboa para culpar o PPC! Ainda bem que o PSL não se quis meter com esta 'bicharada'. Eles que se mexam e irá lo ão fazer -em 2-3 freguesias para manterem os tachos; em outras já há acordos de maçonaria, para a divisão de tarefas.

luis cirilo disse...

Cara il:
Creio que a "sobrevivência" política de PPC podia muito bem passar por um "golpe de asa" que metesse o partido nos eixos e passasse guia de marcha a alguns que só prejudicam.
Na Mouraria e noutros sítios.
Infelizmente acho que ele não vai ser capaz de o fazer e acabará às mãos do que considerava "seus".