terça-feira, novembro 08, 2016

Dia da Decisão

Hoje, e na madrugada de amanhã conforme os fusos horários, os norte americanos decidem quem é o seu próximo presidente.
Para já há uma boa notícia; a campanha eleitoral acabou!
E acho que em bom rigor todos, menos Trump e os seus mais fanáticos apoiantes, estávamos fartos de uma campanha em que por culpa exclusiva do candidato republicano se debateu pouca política e se desceu a níveis inimagináveis quando se está a falar de uma campanha para presidente dos Estados Unidos da América.
Tenho visto a generalidade dos comentadores televisivos e dos comentadores verberarem a falta de qualidade da campanha, o baixo nível de muitas intervenções, o pouco esclarecedores que os debates entre candidatos foram mas esquecem-se de referir que há um culpado para isso e que esse culpado se chama Donald Trump.
Porque Hillary Clinton querendo debater política e discutir políticas tinha de ter com quem e infelizmente não teve porque o seu adversário por estratégia,ou por incapacidade intelectual, ou pelas duas razões nunca o quis fazer.
Falta agora a segunda boa notícia.
Que é o triunfo de Hillary e o fim do pesadelo constituído pela possibilidade de Trump ser presidente da nação mais poderosa do mundo.
Creio que dentro de poucas horas isso será uma realidade e então será o tempo de a primeira mulher a presidir aos Estados Unidos mostrar que tem as qualidades necessárias a deixar uma marca na História equivalente à que muitos dos seus antecessores deixaram.
Acredito que assim será.
Depois Falamos.

P.S. Confesso que por mim, e acreditando que Hillary será uma boa presidente, não me importava nada que Barak Obama pudesse fazer mais dois mandatos.

3 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Pelos vistos, este mundo começa a ficar muito mal frequentado em termos de actores politicos... E isso é uma péssima notícia para o mundo, para a Europa e para Portugal!
Quanto que isto representa para os Estados Unidos...Depois falamos!

Mas é curioso ver que Trump tenha ganho mais no centro do país (zonas mais fechadas socialmente, com ideias muito pouco avançadas) que nas faixas litorais (Este e Oeste), onde a população tem outra maneira mais aberta de ver a realidade.

Aproximam-se tempos muito complicados também em França e na Alemanha, pois teremos aí eleições a muito curto prazo, que poderão acrescentar mais convulsão a este furacão que hoje aconteceu nos Estados Unidos.

Todos os cuidados são (ainda mais agora) poucos...

Mr.Karvalhovsky disse...

Foi uma previsão ao lado esta...
O Trump no discurso de vitória, até parecia outra pessoa a falar! LOL
Vamos ver agora no que vai dar...
Como li em algum lado, neste momento "o Mundo vai comportar-se como quando um maluco tem uma arma na mão. Vamos estar sempre a rezar para que o gajo não se passe."

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Creio que a viragem à direita não será exclusiva dos EUA.
Para o ano,em França, pode aparece rum resultado parecido.
de qualquer forma não deixo de notar que Hillary ganhou no voto popular.
O sistema eleitoral americano está desactualizado.
Caro Mr Karvalhovsky:
A verdade é que Hillary teve mais votos populares.
Mas o sistema não é de voto directo e por isso Trump ganhou.
Resta-nos esperar que o hábito faça o monge porque caso contrário é um sarilho