sexta-feira, outubro 07, 2016

Sugestão de Leitura

Foi com grande expectativa que soube que Fernando Lima estava a escrever um livro sobre os 10 anos que passou em Belém como assessor de Cavaco Silva.
Já tinha lido o seu interessante livro sobre os 10 anos em S.Bento,como assessor do então primeiro-ministro, que ajuda a explicar muitos dos episódios vividos no tempo em que o PSD venceu três eleições legislativas consecutivas, duas por maioria absoluta, muito por força do carisma e da imagem do seu então líder Cavaco Silva.
Mas Belém era necessariamente diferente.
Diferente o cargo da pessoa que assessorava, diferentes as circunstâncias políticas e os tempos vividos, diferente porque bem contra sua vontade e feitio também Fernando Lima foi protagonista de um episódio que ficou célebre, diferente porque Cavaco também foi...diferente.
Devo dizer que conheço Fernando Lima.
Não posso dizer que somos amigos, a não ser naquele lato conceito tão português de se considerar amigo alguém com quem se conversou agradavelmente meia dúzia de vezes, mas posso dizer que o considero um excelente profissional e um homem integro e de forte carácter.
E por isso, ao contrário de muitos, nunca esperei que este livro fosse um ajuste de contas com Cavaco Silva pelo inexplicável ostracismo a que votou o autor durante os últimos anos de colaboração em Belém.
E não é!
É, isso sim, um documento notável sobre os últimos dez anos da política portuguesa em que Cavaco Silva é protagonista pelo de bom e de mau que fez enquanto Presidente mas é essencialmente um testemunho arrasador (de quem viveu por dentro muitos desses episódios) sobre o que foram os anos em que Sócrates foi primeiro ministro.
Das tentativas de manipulação e controlo da comunicação social à vigilância sobre os considerados inimigos políticos, passando pela diabólica máquina montada no PS para combater, condicionar e caluniar(quando preciso) aqueles que na política e na comunicação social tinham a coragem de dizer que o "rei ia nu".
É uma obra essencial para entender esses tempos.
Um tempo de atribulações, de controvérsias, de "mistérios" que Fernando Lima numa escrita escorreita, acessível e elegante (mesmo para quem não o merecia) ajuda a perceber melhor.
Um livro de leitura obrigatória.
Por mim ,que o li de um folêgo, um dos melhores livros sobre a política portuguesa dos últimos anos.
Depois Falamos

P.S. Naturalmente que Cavaco Silva não sai bem em alguns dos episódios, decisões e atitudes (até pessoais) narradas no livro.
Mas isso não é um ajuste de contas. 
São factos!

Sem comentários: