sábado, outubro 22, 2016

Bem !

Estas fotografia é conceptual e filosoficamente muito interessante.
Porque juntando todos os jogadores das duas equipas profissionais do Vitória, bem como respectivas equipas técnicas e alguns administradores da SAD, traduz aquilo que em termos de filosofia competitiva deve ser uma realidade constante e que é o que em tempos defini (quando tinha a responsabilidade de liderar o futebol-e as modalidades-do Vitória) como um plantel e duas equipas!
Ou seja não deve haver plantel A e plantel B mas um único plantel do qual as equipas técnicas decidem quem vai jogar em cada momento em cada uma das equipas.
Para que todos os jogadores se sintam integrantes de um só projecto e todos sintam a responsabilidade de contribuírem para as duas equipas atingirem os seus objectivos nas competições em que participam.
E que são claros:
A equipa A deve lutar por um lugar nos quatro primeiros e assumir a sua candidatura a ganhar a Taça de Portugal e a Taça da Liga embora sabendo da dificuldade em cumprir todos esses objectivos e a equipa B deve assegurar a manutenção na II liga e preparar jogadores para serem utilizados na equipa principal sempre que necessário ou quando a sua evolução justifique uma estabilização nessa equipa.
Isso implica para os jogadores grande profissionalismo e disponibilidade para jogarem onde o clube precise, implica um diálogo permanente entre Pedro Martins e Vitor Campelos com cada um deles a assumir que os resultados do outro também são dele e implica que a SAD faça uma gestão desportiva competente e moderadora dos interesses individuais (respeitáveis) de cada jogador e essencialmente de cada treinador mas não se esquecendo de encarar a realidade de duas equipas profissionais que tem de ter tratamento e atenção distinto.
Conceptualmente é assim que deve ser.
E para ambas as equipas terem sucesso e cumprirem objectivos não pode deixar de ser assim!
Sobrevalorizar tudo que diz respeito à equipa A e subvalorizar o que diz respeito à B acabará inevitavelmente com o insucesso desta (como em 2012-2013) que se reflectirá nos interesses e objectivos da A.
De qualquer forma, e embora a realidade tenha andado quase sempre algo distante do que conceptualmente devia acontecer no que à equipa B toca, acho que esta fotografia é em termos de filosofia um bom passo e quem sabe um despertar para a necessidade de mudar a forma de gerir os interesses do plantel e das duas equipas.
Há agora que passar da filosofia à prática!
Depois Falamos.

P.S O facto de os habitualmente utilizados na A equiparem de branco e os da B de preto também me parece conceptualmente correcto.

2 comentários:

luso disse...

É a melhor fotografia de sempre, sem dúvida.
A combinação do primeiro e segundo equipamentos, conjugando o branco com o preto, refletem as cores do clube, a sua identidade.
Esta fotografia fez-me lembrar a nova decoração do autocarro, também muito bem conseguida, e que me leva à seguinte conclusão:
No Vitória, sabe-se trabalhar a imagem, o que não é mau.
Mas é importante sabermos todos que a imagem se destina apenas a "vender" o clube.
Precisamos que não se esgote no marketing, a estratégia da direção.

luis cirilo disse...

Caro luso:
Uma andorinha não faz a Primavera.
E apesar desta excelente fotografia e da nova decoração do autocarro o nosso marketing continua a deixar muito a desejar.
Basta ver o vazio nas camisolas ou as estantes das lojas