terça-feira, outubro 11, 2016

Abundância

Nem sempre tem sido assim mas a selecção de Portugal vive hoje tempos de abundância no que toca a defesas laterais.
Direitos e esquerdos.
É verdade que ao longo dos anos a nossa selecção tem tido nessas posições jogadores que marcaram épocas e foram autênticos pilares da equipa durante anos.
Bastará recordar à direita nomes como Artur, Gabriel, João Pinto e à esquerda Hilário, Álvaro, Inácio, para citar apenas jogadores em relação aos quais já há uma relativa distância temporal para confirmar aquilo que foi dito.
Mas os tempos correntes não são piores.
Para a posição de lateral direito a selecção tem, pelo menos, quatro opções de excelente nível.
O mais velho Vieirinha e os jovens João Cancelo, Cédric e Nelson Semedo.
Do lado esquerdo também não há problemas.
Para além do titular indiscutível Raphael Guerreiro, um jogador de enorme talento e que é dos melhores do mundo na sua posição, ainda existem Fábio Coentrão, Antunes e um algo esquecido Tiago Pinto que dão a Fernando Santos muitas opções para o lugar.
E à direita e à esquerda já nem refiro os quase "aposentados" João Pereira, Eliseu e Duda porque me parece que já perderam este "comboio" de forma definitiva.
Há contudo duas notas a salientar:
Uma é que com excepção de Nelson Semedo (Benfica) todos os outros jogam no estrangeiro.
Guerreiro(Borússia Dortmund), Cancelo (Valência), Cédric(Southampton) Coentrão (Real Madrid), Vierinha (Wolfsburgo), Antunes (Dínamo Kiev)Tiago Pinto (Osmanlispor) e isso mostra que nem sempre a uma selecção forte em determinados lugares corresponde o respectivo campeonato em valores nesses mesmos lugares.
A outra é para João Cancelo.
Três jogos pela selecção A (dois oficiais) e três golos marcados!
Um em cada jogo o que é absolutamente notável num jovem que está a começar a sua carreira na seleçção e que ainda por cima alinha a lateral direito!
De facto quanto a laterais pode Fernando Santos dormir descansado.
Depois Falamos

Sem comentários: