segunda-feira, agosto 01, 2016

Sugestão de Leitura

As descobertas portuguesas, e muito especialmente as conquistas no Oriente , vistas pelo olhar de um historiador especialista no estudo dos grandes impérios marítimos europeus.
Nesta obra conta-nos como Portugal construiu o seu império tornando-se a primeira potência à escala mundial ,o seu contributo para dar "novos mundos ao mundo" e a criação de uma economia global por força das grandes transformações que a chegada dos portugueses à Índia implicou.
Nas suas páginas passam algumas das maiores figuras portuguesas dessa época como os reis D. João II e D. Manuel I, os navegadores Vasco da Gama , Bartolomeu Dias e Pedro Álvares Cabral e os vice reis da Índia Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque entre outras que todos conhecemos.
É uma visão desapaixonada,embora admirativa, de alguém que estudou o extraordinário fenómeno de um pequeno, pobre e periférico país conseguir por em movimento forças extraordinárias que dariam origem à globalização como hoje a conhecemos.
A conquista de Goa (que foi portuguesa durante mais de 400 anos), a chegada a Malaca, a subida do mar Vermelho, a transformação do Índico num "mar português", a política de alianças na costa oriental de África e no oeste do continente indiano, as guerras travadas e algumas atrocidades cometidas tudo isso transforma a leitura deste livro em algo que prende da primeira à ultima página.
De certa forma é a possibilidade de ler sobre uma fase importante da nossa História vista sobre a perspectiva de um autor estrangeiro.
Muito bom!
Depois Falamos

Sem comentários: