quinta-feira, julho 14, 2016

Um a Um

Terminado o Europeu é tempo de fazer o balanço do que foi a prestação de cada um dos jogadores(olhando simultaneamente para o futuro) já que a da equipa,em termos de objectivos não podia ser melhor!
Individualmente foi assim:
Rui Patrício: Uma das estrelas maiores da selecção foi justamente considerado o melhor guarda redes do Europeu. Decisivo em vários jogos continuará a ser ,tudo o indica, "dono" da baliza de Portugal.
Anthony Lopes: Não foi utilizado. Mas certamente continuará a ser a "sombra" de Patrício.
Eduardo: Também não foi utilizado mas mais do que aos dois colegas, no imediato, a concorrência vai começar a aparecer nas pessoas de João Miguel Silva, José Sá e André Moreira.
Vieirinha: Titular nos três primeiros jogos foi uma das "vitimas" das mudanças depois dos três golos sofridos face à Hungria. Não voltou a jogar mas teve uma participação claramente positiva.
Cédric: Ganhou o lugar nos jogos de "mata,mata" e cumpriu. Continuará a ser "cliente" do lugar em disputa com Vieirinha e do emergente João Cancelo:
Pepe: Justamente considerado um dos melhores centrais do Europeu fez uma prova sempre a melhorar e terminou em grande plano. Continuará firme no apuramento para o Mundial.
Fonte: Chegou ao Europeu como teórico quarto central mas desde que entrou na equipa nunca mais saiu. Um excelente campeonato e presença certa nas próximas convocatórias.
Ricardo Carvalho: Foi o jogador mais velho a sagrar-se campeão europeu e assinalou isso com três exibições de bom nível. Também ele saiu da equipa depois do empate com os húngaros para não mais voltar. Terá sido a sua despedida da selecção e sai como merece. Campeão europeu.
Bruno Alves: Pensava-se que seria titular mas uma expulsão no ultimo jogo de preparação deitou tudo a perder. Jogou apenas com Gales e jogou muito bem. Também ele estará nas próximas chamadas mas Fernando Santos sabe que neste Europeu levou quatro centrais com mais de trinta anos pelo que é hora de começar a renovar o sector.
Raphael Guerreiro: Um talento imenso num jovem (22 anos) que vai longe. Justamente eleito o melhor lateral esquerdo do Europeu fez com que ninguém se lembrasse de Fábio Coentrão. O lugar é dele e creio que será por muito tempo.
Eliseu: Jogou quando Raphael não pôde e não comprometendo esteve longe de encantar. Com Raphael e Fábio operacionais dificilmente voltará a ser chamado.
William Carvalho: Não foi o Europeu da sua afirmação e embora seja nome certo nas convocatórias futuras cada vez tenho mais duvidas que a jogar (e ás vezes a pensar...)tão devagar alguma vez consiga a carreira que parecia ao seu alcance. É um bom jogador mas prometia mais...
Danilo: Começou como titular, depois passou a suplente, voltou a titular e fez o ultimo jogo como suplente utilizado. Um bom campeonato na sua primeira aparição na alta roda.
Moutinho: Teve uma época difícil com várias lesões e isso foi patente na forma com que se apresentou no Europeu. Começou como titular mas depois apenas jogou como suplente utilizado. E jogou bem. Continuará ser um dos nomes certos da selecção.
Adrien: Não jogou na fase de grupos mas foi sempre titular no "mata,mata" e foi um jogador decisivo na forma como deu coesão à equipa. É jogador com que Portugal contará nos próximos anos.
André Gomes: Foi aposta reiterada do treinador mas com o decorrer da prova foi perdendo folêgo e protagonismo acabando no banco. Deu a sensação de estar cansado. É um valor seguro para o futuro.
João Mário: Sempre titular mas com um rendimento irregular alternando o bom com períodos de desaparecimento. Quase sempre relegado para o lado esquerdo viu.-se que não eram aqueles os seus terrenos. Tacticamente foi dos melhores. A selecção conta com ele para o futuro.
Renato Sanches: Eleito melhor jogador jovem do torneio pode dizer-se que o futuro é dele. Em apenas oito meses passou de uma equipa B que quase desceu de divisão a titular da selecção campeã europeia. No Europeu foi um jogador importante nas fase a eliminar, marcou um golo decisivo mas também confirmou que ainda não é (nem aos 18 anos podia ser) "produto acabado". Tem de melhorar a defender, aperfeiçoar o tempo de decisão, controlar alguns excessos de fogosidade. Mas será "cliente" certo da selecção nos próximos largos anos.
Ronaldo: Não fez um Europeu espectacular nem isso seria possível depois de ao longo da temporada já ter efectuado mais de 60 jogos! Mas deixou a sua marca com três grandes golos, exibições em que se sacrificou pela equipa jogando num lugar que não é o seu, exercendo o cargo de capitão de forma simplesmente extraordinária. No espaço de pouco mais de um mês sagrou-se campeão europeu de clubes e de selecções. Venha a 4ª Bola de Ouro! Quanto à selecção literalmente jogará até quando quiser. Provavelmente até ao Europeu de 2020.
Nani: Fez um excelente Europeu, jogando quase sempre no lugar de ponta de lança (que está longe de ser o seu) e correspondendo com três golos, Fruto das necessidades da equipa também percorreu outros lugares da frente de ataque com assinalável entrega ao jogo. Tem mais alguns anos como jogador de selecção.
Quaresma: Aos 32 anos tive finalmente a consagração ao nível de selecção que noutras alturas lhe tinha escapado por razões diversas. Fez os sete jogos (só um como titular) mostrando sempre, além da sua enorme qualidade que nunca esteve em causa, um assinalável espírito de equipa e uma assumpção de responsabilidade que legitimaram a aposta que Fernando Santos nele fez desde a fase de qualificação. Teve no golo à Croácia e no 5º penálti à Polónia os seus momentos inesquecíveis. Será jogador de selecção mais algum tempo certamente.
Éder: Dele foi o golo que fez História. Até à final tinha actuado apenas 13 minutos e quando foi opção para o lugar de Renato Sanches causou alguma surpresa. A verdade é que entrou muito bem, fez o "tal" golo e quase fazia outro, segurou os centrais franceses e ganhou-lhes bolas pelo ar, segurou a bola dando tempo à equipa para subir aliviando a pressão francesa e ainda "sacou" dois amarelos para adversários. Realisticamente era impossível fazer melhor. Aos 28 anos ainda vai muito a tempo de ser útil à selecção durante bastante tempo.
Rafa: Dos utilizados foi o menos utilizado. Mas mesmo nesses poucos minutos deixou excelente imagem. Seguramente que nos próximos anos será um jogador de selecção e do qual se pode esperar muito.
Foi assim que vi, uma um , os jogadores da nossa selecção.
Quanto ao futuro, e sintetizando, há três grandes grupos.
Os que assegurarão durante anos o núcleo duro da selecção e de que fazem parte Raphael Guerreiro, Rui Patrício,Renato Sanches, André Gomes, Cédric, Rafa, Danilo , William Carvalho, Anthony Lopes, Adrien, João Mário, Éder.
Aqueles que ainda estarão durante alguns anos mas tendo como limite provável ( e nem todos...)próximo Europeu e que é constituido por Nani, Quaresma, Moutinho, Pepe, Fonte, Vieirinha
E finalmente os que terão terminado o seu percurso de selecção neste Europeu como são os casos de Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Eliseu e Eduardo embora um ou outro destes ainda possa ser chamado para os jogos de apuramento para o Mundial de 2018.
Falta um eu sei.
Mas sobre esse é melhor não fazer previsões.
Ele decidirá.
Depois Falamos.

Sem comentários: