sexta-feira, julho 15, 2016

Europeu vs Olimpicos

Ainda não se esgotaram os festejos por causa da conquista do campeonato da Europa e já no país do novo campeão europeu "rebenta" mais uma barracada relacionada com a convocatória da selecção para os Jogos Olímpicos.
A história conta-se em poucas palavras.
A FIFA não inclui o torneio olimpico de futebol nas datas em que os clubes são obrigados a ceder jogadores ás selecções (como é o caso dos torneios continentais-Europeu,Copa América,CAN, etc-do Mundial e da taça confederações) e por isso os clubes portugueses recusaram ceder à selecção olimpica a maioria dos jogadores que o seleccionador Rui Jorge pretendia.
Com as honrosas excepções de Belenenses e Nacional, que cederam os jogadores pretendidos,todos os outros com jogadores pré seleccionados fizeram um manguito de tamanhos diversos o que leva a que o próprio Rui Jorge tenha dito tratar-se de uma convocatória "surreal"(sic) face ás terceiras e quartas escolhas que teve de fazer.
Sporting e Porto cederam jogadores das equipas B ,ou com pouca importância na A (Mané e Sérgio Oliveira por exemplo), do Benfica não há ninguém, de Vitória e Braga também não (nem se sabe se algum foi convocado e negado), há um jogador sem clube e alguns de clubes estrangeiros que não se agarraram a pretextos para negarem as convocatórias.
Devo dizer que não condeno totalmente os clubes.
Os Jogos Olimpicos são em Agosto uma altura nada conveniente porque as equipas estão em pré temporada, algumas envolvidas em eliminatórias de acesso à Liga Europa e à Liga dos Campeões, com competições (Supertaça) para disputar e algumas tem jogadores importantes de férias porque estiveram no Europeu com realce para o Sporting que teve em França quatro dos seus titulares indiscutíveis.
Toda a gente, ou quase, sabe que numa pré temporada bem feita radicam bastantes das razões de uma época de sucesso.
Além do facto de sendo os clubes que pagam aos jogadores é legítimo que queiram dispor deles durante o máximo de tempo possível.
Mas depois há o reverso da medalha.
Portugal é campeão europeu, a selecção olímpica é uma equipa oficial que representa Portugal no maior evento desportivo a nível mundial, a FPF recebeu verbas do Estado para a preparação olímpica, os clubes também beneficiam de um bom torneio olímpico que projecte o nome de Portugal e os seus jogadores.
É também a imagem do futebol português que está em causa.
E por isso o bom senso devia ter prevalecido ao nível daqueles dirigentes que tanto batem no peito a professar amor a Portugal, a associarem-se o mais que puderam aos êxitos da selecção A, a proferirem discursos grandiloquentes sobre o futebol português.
Sendo que o bom senso passaria por um acordo de cavalheiros(enfim...) em que cada clube com jogadores pré seleccionados se comprometeria a ceder um ou dois de acordo com a vontade do seleccionador excluindo, naturalmente, os que estiveram no Europeu e precisam é de férias.
Infelizmente não tivemos nada disso.
Apenas a "xico espertice" tradicional que vai obrigar Portugal a levar aos Jogos Olimpicos uma selecção remendada e remediada em que o 18º jogador (só vão 18) só ontem à noite foi conhecido depois de mais uma desistência de ultima hora!!!
É pena que a sequência imediata do titulo europeu tenha sido isto.
Mas,quem sabe, pode ser que depois de tanta trapalhada e tanta necessidade de improviso os jogadores consigam superar as adversidades e conquistem dentro do terreno de jogo o respeito e a consideração para esta selecção que não existiu fora das quatro linhas.
E se as coisas correrem bem (como todos desejamos) à chegada a Lisboa lá terão os dirigentes que vetaram nomes para a convocatória a associarem-se ao exito como se tivessem alguma coisa a ver com ele.
Depois Falamos.

4 comentários:

Saganowski disse...

Tenho pena, principalmente do Rui Jorge, que nada fez para ter este problema e dado o que já fez como seleccionador merecia mais respeito e colaboração por parte dos clubes.
Infelizmente, é o futebol que temos!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
É mesmo.
E com bom senso podia ter-se resolvido de outra forma.

luso disse...

A ideia que dá é que o próprio presidente da Federação lavou as mãos, como o Pilatos.
Quando deveria ter liderado as negociações para se conseguir um conjunto aceitável e mais condizente com a nossa realidade futebolística

luis cirilo disse...

Caro luso:
É também essa a minha opinião.
Uma vergonha