quinta-feira, junho 23, 2016

O Bom e o Mau

Terminada a fase de grupos já é possível fazer um primeiro balanço do que tem sido a participação portuguesa neste Europeu de França.
Distinguindo o positivo do negativo e deixando uma perspectiva quanto ao futuro.
De Bom:
Desde logo o facto de Portugal continuar em prova tendo-se apurado para os oitavos de final através de três empates.
O bambúrrio de sorte constituído pelo facto de um inaceitável terceiro lugar no grupo acabar por dar acesso a fase (s) seguinte(s) da competição em teoria mais acessível face aos adversários com que se poderá cruzar.
Igualmente positivo, porque permitiu o apuramento, o facto de a selecção não ter perdido qualquer jogo embora por mais do que uma vez isso estivesse na iminência de suceder.
A notável capacidade anímica da selecção que neste jogo com a Hungria esteve por três vezes a perder (e portanto eliminada) e conseguiu sempre arranjar as forças necessárias para correr atrás do prejuízo e ter sucesso.
As boas prestações individuais de alguns jogadores como Ronaldo, Ricardo Carvalho, Quaresma, Guerreiro e Nani a par de outras não tão boas mas ainda assim cumprindo com o que lhes é exigido como João Mário, Vieirinha, Rui Patrício ou Renato Sanches.
A certeza de que Ronaldo está em forma e motivadissimo para fazer a diferença.
De Mau:
O seleccionador. Mal na convocatória, mal nas estratégias de jogo, mal nas substituições regra geral.
Ao ponto de se poder considerar que aquilo que de bom a equipa vier a fazer é apesar dele.
O terceiro lugar na fase de grupos mais acessível que até hoje Portugal encontrou em fases finais de europeus e mundiais. Menos de nove pontos era mau à partida. Fizemos três não ganhando um jogo para amostra.
Um meio campo sem dinamismo e facilmente ultrapassado pelos adversários pese embora quase sempre muito povoado e uma defesa que neste ultimo jogo tremeu em demasia.
Jogadores claramente abaixo do exigível com  destaque negativo para Pepe (com falhas comprometedoras), Eliseu (só lá está por jogar no clube que se sabe porque de resto...), William Carvalho ( joga a uma velocidade que já não se usa em lado nenhum), Moutinho (fora de forma e desperdiçando lances de bola parada uns atrás dos outros)e André Gomes( que literalmente parece não poder com um gato pelo rabo) são os casos mais flagrantes.
Falta de oportunidades para Rafa, Adrien e Fonte que seguramente não fariam pior que alguns dos que tem jogado sendo altamente provável que fizessem bem melhor.
O público português que excelente no antes e depois dos jogos, muito bom nos directos televisivos, onde devia fazer sentir a sua presença, que era nos estádios durante os jogos, peca quase sempre pela ausência. Ontem, então, foi fraco demais.
Agora a Croácia.
Uma equipa mais forte, bem mais, do que os adversários com que até agora jogamos.
Mas normalmente é nesses jogos que Portugal se transcende ,e faz as suas melhores exibições, porque se dá bem com o "mata mata" que a partir de agora é regra.
Assim se espera que aconteça uma vez mais.
Depois Falamos.

4 comentários:

Miguel disse...

Boa tarde Sr. Cirilo,

Ainda bem que não apostei os tais 10 euros, conforme disse em outro comentário :p.
Agora a sério. Depois de 2002, ontem voltei a ter vergonha da seleção. De saltillo não me lembro, ainda andava de chupeta. Exibição inenarrável e vergonhosa. Então aqueles 3 minutos finais não são dignos de uma seleção como a nossa. Mas nem vou culpar muito os jogadores. Aquela aventesma que temos no banco não tem a minima ideia de como pôr a jogar uma equipa de futebol. A substituição de Nani por Danilo devia envergonhar o professor que lhe assinou a nota do curso. Jogar com Moutinho é dar logo uma vantagem enorme ao adversário, André Gomes sem garra nem força, de Eliseu nem vale a pena falar. Ontem tivemos sorte, apareceu Ronaldo a dar a qualificação, embora continue sem perceber a insistência nos livres e remates de longe. Se Ronaldo passar a bola mais vezes tal como fez para Nani penso que a equipa fica a ganhar.
Quanto à Croácia, penso que é um jogo de 50-50, embora o favoritismo esteja do lado da Croácia, o que é bom para Portugal. Eu acredito numa vitória desde que joguem Danilo, João Mário e Adrien no meio campo e Nani, Ronaldo e Quaresma à frente. Embora não acredite que Adrien jogue, pelo menos que jogue o Renato. Espero também que o Raphael Guerreiro regresse ao onze.
É que o caminho para a final está livre de tubarões. Temos é de aproveitar.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Como sabe partilho da sua opinião sobre o fraquissimo treinador da selecção.
Embora deva dizer que não discordei da substituição que critica. A pouco minutos do fim, e com Portugal apurado face ao resultado, arriscar para quê? Ainda por cima num jogo em que nossa defesa tremeu em várias ocasiões e não evidenciava a segurança de outros jogos.
Com a entrada de Danilo jogou pelo seguro face até á segurança que ele transmite no jogo aéreo. Sendo certo que Hungria nos ultimos minutos também desistiu de atacar e limitou-se a trocar a bola.
Croácia?
Acho que se tivéssemos a felicidade de sermos treinados por, por exemplo, José Mourinho podíamos marcar hotel em Paris para a final.
Porque a Croácia é, juntamente com a Bélgica, o que mais difícil nos pode aparecer até à final e estão longe de serem equipas intransponíveis.
Mas somos treinados por Fernando Santos.
E por isso é sempre de recear um mau escalonamento inicial, uma má estratégia de jogo, substituições erradas.
Parece-me evidente que a equipa tem de ser alterada dando lugar a Danilo, Adrien, Guerreiro, Quaresma no onze inicial.
Qualquer coisa destes género: Patrício, Vieirinha, Pepe (ou Fonte), Ricardo Carvalho, Raphael Guerreiro, Danilo, João Mário, Adrien, Nani, Ronaldo e Quaresma.
Quanto ao Renato Sanches acho que a sair do banco,caso necessário, pode ser mais útil. Este jogo vai exigir experiência, controle de bola, rigor táctico e ele nisso ainda comete erros próprios da idade.

Miguel disse...

Caro Luis,

Espero sinceramente que Fernando Santos veja aquilo que quase todos vemos.
É que este ano temos uma oportunidade de ouro para pelo menos chegar à final.
Eu já fiz reset ao meu cérebro e já esqueci a fase de qualificação e a fase de grupos.
O Europeu começa amanhã. Força Portugal!!!

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Em condições normais temos boas hipóteses. Porque passando a Croácia jogaremos com Suiça ou Polónia. Que não são potências do futebol. E a seguir é provável que apareça a Bélgica,nas meias finais, que sendo uma excelente equipa não é melhor que nós.
O problema é com este seleccionador jogarmos em condições normais...
Aposto que hoje vai ter mais um ataque de pânico e jogar para defender o o-0 à espera que Ronaldo resolva