terça-feira, março 10, 2015

Fazer Contas

A exactamente dez jogos do final da Liga é tempo de fazer algumas contas sobre o que poderá ser a carreira do Vitória e as expectativas classificativas que podem ser acalentadas face ao calendário que resta cumprir.
O ponto de partida é conhecido.
O Vitória está em 5º lugar a seis pontos do quarto e com outros seis de avanço em relação ao sétimo classificado o que parece indicar uma tendência no sentido de ser essa a posição que vai ocupar no final da Liga.
É verdade que os números recentes não são animadores e parecem mostrar uma equipa em clara quebra de rendimento e de resultados fazendo uma segunda volta muito abaixo da primeira em termos de pontos obtidos.
Nos sete primeiros jogos da primeira volta o Vitória fez catorze pontos enquanto nos mesmos sete jogos da segunda volta fez apenas seis o que é menos de metade e comprova a referida quebra da equipa.
Há factores conhecidos que contribuem para isso mas não são eles o tema deste texto.
Importa é perceber se com as condicionantes conhecidas, e os "Capelas" que nos aparecem de quando em vez, ainda será possível manter a aspiração europeia que é sempre a obrigação mínima do clube desde pelo menos 1968/1969 quando se apurou pela primeira vez para a então Taça das Cidades com Feira.
Creio que o Vitória se apurará para a Liga Europa sem problemas de maior.
Cinco jogos em casa (Vitória FC, Arouca,Braga,Estoril e Benfica) e cinco jogos fora (Sporting, Moreirense, Rio Ave, Nacional e Académica) mostram um calendário equilibrado e em que , sem despistes por culpa própria , o Vitória poderá fazer entre 15 a 18 pontos.
Para isso, os 18 pontos, terá de ganhar quatro jogos em casa e fazer seis pontos nas deslocações o que não me parece nada de excepcional.
E nem precisará de tanto.
Porque o Belenenses,a seis pontos de distância,dificilmente fará mais de uma dúzia de pontos (ainda recebe Benfica e Porto e vai a Braga e ao Bessa onde o "apito axadrezado"não deixará de funcionar) tal como o Nacional que a nove pontos só por milagre (para ele) poderia entrar nestas contas europeias.
E por isso, sem distracções, o Vitória pode perfeitamente começar a pensar na participação europeia de 2015/2016 com tudo que isso implica de estruturação do seu plantel (A e B) para fazer face aos desafios de uma época em que voltará à Europa.
E isso significa,também, que com o decorrer dos jogos desta época e consequente confirmar da tendência para o apuramento será tempo de ir apostando em quem vai ficar, encostando quem vai sair e promovendo da B (com a manutenção praticamente garantida) quem tem de ser promovido.
É a minha opinião.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou completamente decepcionado com as últimas exibições do Vitória. Faz-me lembrar as épocas em que estivemos em 3º mas que andamos a sofrer para não descer. A equipa parece incapaz de marcar golos e de acertar no passe. Na defesa jogam com medo. No ataque é só fintas e perdas de bola. Esperemos que Rui Vitória faça um daqueles milagres... E é capaz de ter razão Sr Luís Cirilo. Vamos ficar com mais um ponto que o sexto...? O pior vai ser começar a época um mês mais cedo com pré-eliminatórias e play-off. Se, com um esforço um pouco maior esta época, garantissem a entrada direta na Europa poderiam estar já a trabalhar para a época seguinte...

Miguel Silva

Anónimo disse...

Oxalá o Sr. Luís Cirilo tenha razão, mas nesta altura todas as pistas apontam que o Belenenses apanhe o Vitória com maior ou menor dificuldade. Para começar, duvido que o Vitória de Setúbal venha a Guimarães entregar três pontos de mão beijada quando precisa de sair da zona limite de despromoção a todo custo. E se o Vitória de Setúbal pontuar em Guimarães, Sr. Luís Cirilo, já poderá concluir que a únicas equipas com quem o Vitória poderia ganhar seria com os quase despromovidos Gil Vicente e Penafiel, com quem se somou dois míseros pontos.
Enquanto na 1ª volta o Vitória teve uma prestação que dava azo a pensar que se podia chegar, pelo menos, à Liga dos Campeões, agora tudo está diferente. Nesta II volta, a equipa está a ter um rendimento de uma equipa do meio da tabela para baixo. E se juntarmos a sorte que tem na arbitragem, somar 15 pontos em 30 possíveis, seria preciso um milagre muito grande.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Nisso estou de acordo. E repare que a análise se foca apenas na manutenção do 5º lugar. Já nem falo do quarto que a derrota no Bessa deve ter inviabilizado de todo nem no 3º que até Dezembro pareceu possível.
Infelizmente por responsabilidade própria não teremos acesso directo à fase de grupos. Que sirva de lição.
Caro Quim Rolhas:
Os pontos e que falo (15 a 18) são com base numa exigência mínima e sem pedir resultados que neste momento não me parecem estar ao nosso alcance. E pedir que em 30 pontos façamos no mínimo 15 parece-me razoável. Agora se como diz perdermos pontos já no sábado pode haver um efeito de castelo de cartas. Mas acho que o 5º lugar não fugirá. Porque a distância para o Belenenses dá algum conforto e porque o Belenenses é uma equipa sem grande categoria

Anónimo disse...

Uma publicação direta e sem espinhas foi o que li aqui e sem mais nada acrescentar concordando inteiramente com tudo o que escreveu Sr. Cirilo.
Não espero nada mais do que referiu, apesar de acreditar ainda no 4 lugar e que o braga como tem um calendário edêntico ao nosso (fora a taça de portugal), acredito que faça os seus deslizes de final de época. Quanto a 2015/2016 penso que já está a ser tudo bem planeado. Mas acho que neste momento deve estar toda a gente focada na presente temporada, ainda mais do que o que se passou no último jogo.

Cumprimentos
Mendes

luis cirilo disse...

Caro Mendes:
Se tivessemos vencido no Bessa eu ainda me atrevia a fazer contas ao quarto lugar. Porque teríamos ficado a três pontos e este fim de semana,em condições normais, alcançariamos o Braga. Mas perdemos.
E por isso não sendo impossível é muito difícil.
Quanto a 2015/2016...Depois Falamos