segunda-feira, março 23, 2015

Douglas e Assis

O Vitória tem dois excelentes guarda redes.
Excelentes profissionais, excelentes pessoas, homens com H grande. 
E por isso a baliza vitoriana nunca foi, ao longo da presente temporada, uma preocupação para os responsáveis técnicos do clube nem para os adeptos que sempre olharam para ambos os guarda redes sem preconceitos nem ideias pré concebidas.
Naturalmente Douglas começou a época como titular.
Fruto do trabalho dos anos anteriores e da confiança que nele depositava o treinador Rui Vitória e restante equipa técnica.
E começou muito bem, com excelentes exibições e transmitindo segurança absoluta.
Depois teve o azar de se lesionar, frente ao Boavista, e avançou Assis para a titularidade.
Olhado com desconfiança por alguns, muito por força de chamadas atípicas e em jogos de grande responsabilidade nos anos anteriores , a verdade é que soube agarrar o lugar e realizando um conjunto de excelentes exibições convenceu os mais cépticos quanto ao seu valor e afirmou-se como dono da baliza relegando Douglas(entretanto recuperado) para o banco dos suplentes.
E Assis jogou tão bem (quem não não se lembra das grandes exibições em Braga e no Dragão por exemplo ?) que só não ficou convencido do seu valor quem preferiu teimar nas ideias pré concebidas em vez de ter a humildade de dar o braço a torcer.
Aliás os números são inequívocos.
Douglas fez 11 jogos na Liga (1 incompleto) nos quais sofreu 16 golos à média de ,1,36 golos por jogo. A equipa fez nesses jogos 17 pontos à média de 1,54 pontos por jogo oriundos de 5 triunfos e dois empates.
Assis fez 16 jogos( 1 incompleto) nos quais sofreu 13 golos à média de 0,81 golos por jogo. A equipa fez nesses jogos 26 pontos à média de 1,62 pontos por jogo oriundos de sete vitórias e cinco empates.
Cada um deles esteve em quatro derrotas e esse é o único item em que estão empatados.
E por isso a estatística é clara.
O rendimento de Assis, esta época e até ao momento, tem sido superior ao de Douglas.
Fez mais jogos, sofreu menos golos (absolutos e em média) , contribuiu para a conquista de mais pontos em termos absolutos e também em média.
Não quero com isto dizer que deve jogar um ou outro.
Isso compete a Rui Vitória.
Por mim tenho total confiança em ambos e fico muito satisfeito por o nosso clube ter dois guarda redes de tamanha qualidade.
Mas há duas coisas que tem de ser ditas.
Depois dos 16 jogos a titular que fez Assis não merecia ser afastado ao primeiro erro(em Paços de Ferreira)porque vinha realizando exibições de excelente nível e um guarda redes não se muda por um só erro ainda por cima numa equipa que tantos vem cometendo nos últimos dois meses.
Até porque há colegas de outras posições que sem um único "acerto" continuam a merecer a confiança do treinador como é o cada vez mais chocante caso de Sami.
A outra é que tenho as maiores dúvidas que o afastamento de Assis em favor de Douglas não tenha tido outras motivações na sua origem para lá do tal erro no primeiro golo do Paços que serviu de pretexto.
A semana passada o jornal "A Bola" ,destinatário preferido das "fugas" de informação do Vitória, noticiava que Douglas será titular até final da época.
E há duas coisas de que tenho a certeza:
Uma é que não foi Rui Vitória quem lhes deu essa garantia.
A outra que isso vai ser uma realidade.
Até nas entrelinhas é fácil ler.
Depois Falamos

P.S. Que fique bem claro que nada disto belisca minimamente Douglas. É um excelente profissional, um grande guarda redes,não tem nada a ver com as manobras de bastidores e  a baliza está-lhe muito bem entregue 
Como esteve a Assis.

5 comentários:

Miguel Batista disse...

Essa decisão de afastar Assis é mais uma prova da pequenez de Rui Vitória. Que simplesmente é um pau mandado sem ideias próprias. Só de pensar que no inicio da época tanta gente andava com medo de o perder para o Benfica...

Anónimo disse...

Caríssimo Luís Cirilo,

Afirma, em relação a Assis, que “só não ficou convencido do seu valor quem preferiu teimar nas ideias pré concebidas em vez de ter a humildade de dar o braço a torcer”. A menos que se queira considerar pré-concebida a minha avaliação de Assis exclusivamente baseada nas (poucas) partidas de épocas anteriores a esta, e considerando que nunca tive qualquer problema em mudar de opinião (aliás, passei de uma aversão inacreditável a Tomané para a opinião de que ele é o 2º melhor jogador do Vitória), não fiquei convencido com as actuações de Assis. E não estou certo de que o critério que utiliza para justificar a preferência de um em detrimento de outro seja justa: Assis esteve na baliza no melhor período do Vitória, onde, acima de tudo, a defesa se aguentou de forma consistente, não obrigando o guarda-redes a aplicar-se muito. Aliás, não me recordo, exceptuando um ou dois jogos (principalmente Braga) de defesas acima do exigido a qualquer GR.

Acrescento, igualmente - sabendo que isto entra, sem discussão, no terreno da subjectividade -, a insegurança sentida por vários adeptos (aqui me incluo) com Assis na baliza, especialmente nos lances aéreos. Do que já tive oportunidade de ver dele na baliza vitoriana, a minha opinião é a de que, exibindo-se a um nível aceitável entre os postes, é fraco fora deles, o que faz dele um GR incompleto.

Relativamente à saída de Assis da equipa titular, “ainda por cima numa equipa que tantos [erros] vem cometendo nos últimos dois meses”, nada a dizer. É uma desigualdade de critérios gritante e que merecia ser explicada. Merecia, mas nunca vai ser, pois se esperarmos que os jornalistas façam esse trabalho, esperaremos até já nem Assis, nem Rui Vitória estiverem ligados ao mundo do futebol. E essa notícia d’A Bola é uma vergonha, de facto.

Atentamente,
José Miguel

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
É uma decisão que deixa realmente algumas interrogações em aberto.
E que não são "simpáticas" para o nosso treinador.
Caro Miguel Rocha:
Começo pelas defesas. Não fora Assis e teríamos saído do Dragão com uma derrota humilhante tantas as oportunidades que o Porto teve. E noutros jogos ,fazendo as tais defesas normais em qualquer guarda redes, a verdade é que sofreu menos golos que Douglas. Em termos absolutos e em média. E Douglas esteve na baliza nos sete primeiros jogos que corresponderam à melhor fase da equipa em termos de jogo jogado.
Quanto á insegurança dos adeptos isso,como compreende, não é factor a levar em conta pelo treinador. Porque muitos outros, nos quais me incluo, sentem-se perfeitamente tranquilos com Assis na baliza. De resto mal estavamos no dia em que a equipa fosse escalada por votação popular! Já bem bastam outras coisas que se pressentem nessa matéria. Não partilho da sua ideia de que Assis saia mal dos postes. Arrisca é demasiado nalgumas ocasiões mas isso com a experiência resolve-se. Quanto aos critérios estamos de acordo e partilho da sua ideia de que há coisas que só se saberão um dia. Talvez mais próximo do que se supõe.

Anónimo disse...

Vai escrever algum artigo acerca da chamada de André à selecção? 6 anos depois o nosso Vitória volta a ter um jogador nos trabalhos da selecção. Totalmente justo!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Justo era ter sido chamado à selecção A quando fez um conjunto de exibições que bem o justificavam. Ser chamado a "esta" selecção para "este" jogo não lhe acrescenta nada ao curriculo.