sexta-feira, março 06, 2015

A Entrevista

"Não sei se é o ultimo mandato. Não fecho as portas a nada. Neste momento o meu compromisso é com o Vitória. Eu tenho ambição de fazer o que estiver ao meu alcance pelo meu país e pela minha cidade".
(Júlio Mendes em entrevista à Rádio Santiago)

Ouvi, finalmente, a entrevista de Júlio Mendes à Rádio Santiago.
Uma entrevista excelente por parte do entrevistador mas nem tanto,muito longe disso, por parte do entrevistado.
Penso que foi uma entrevista de oportunidade perdida.
Em que um presidente recandidato, sem oposição, perdeu uma excelente oportunidade de falar para fora, de apelar à convergência, de traçar metas e objectivos para o clube e para a SAD da qual o clube é accionista.
Em que em vez de unir acentuou fracturas usando até uma linguagem de gosto duvidoso para um presidente do Vitória como a dos "inimigos de café".
Que não existem sequer!
Em que afirmou coisas que nunca nenhum presidente em 93 anos de História pensou (quanto mais disse) como aquela inacreditável afirmação de "...que obrigação tem o Vitória de estar nos primeiros cinco lugares?,,,"
Apetece perguntar que obrigação tem então o Vitória?
Ser rival do Rio Ave,do Arouca ou do Paços de Ferreira?
Em que hostilizou, sem necessidade nem proveito, aqueles que não investiram na SAD no passado mas até poderiam fazê-lo no futuro se ouvissem outros tipos de discurso e pressentissem outra abertura à captação de investimentos.
Em que uma vez mais não teve uma palavra de elogio , de incentivo, de gratidão e de estimulo á nossa equipa de basquetebol que é vice campeã nacional e está a disputar o titulo e a Taça depois de já nos ter dado vários importantes troféus.
Em que sendo candidato à presidência de um clube que não tem futebol passou a entrevista a falar de futebol esquecendo as modalidades que tanto tem dado ao clube em prestigio e palmarés.
Em que falando de futebol, como presidente da SAD indicado pelo clube, se limitou a confirmar que o mercado de Janeiro não foi nada daquilo que alguns arautos apregoavam dadas as verbas encaixadas ainda terem sido piores do que se temia e a subserviência ao Porto uma vez mais confirmada.
Em que o discurso sobre o passivo foi incompleto e pouco concludente ficando apenas a certeza de que a única estratégia para o combater passa por continuar a vender jogadores.
E penso que não vale a pena dizer muito mais sobre a entrevista.
A mim não desiludiu porque se há coisa que perdi há muito tempo foi qualquer ilusão.
Mas aqueles que ainda tem duvidas, que alinda alimentam ilusões, ainda querem crer que as coisas não são bem o que parecem ser então aconselho a que leiam com muita atenção a citação que encabeça este texto.
Muita atenção mesmo.
Para daqui a algum tempo não ficarem surpreendidos, desagradados e entristecidos.
Porque a frase, profunda, revela um presidente com um pé dentro e um pé fora, um presidente que não conseguiu ir para a Liga mas está disponível para ir para outro sitio desde que a oportunidade apareça e lhe seja conveniente.
E a ultima coisa de que o Vitória precisa é de um presidente que não esteja totalmente motivado para servir o Vitória durante o período de tempo em que pede aos sócios para lhe confiarem um mandato!
Aprecia-se, e louva-se a franqueza, mas lamenta-se o entendimento que tem do que é servir o Vitória Sport Clube.
É pena.
Depois Falamos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Não tenho interesse em saber a real razão, mas deduzo que você saiu da direção porque é mesmo incompatível com este discurso.


Fernandes

cards disse...

Caro Luis Cirilo,
Penso que a conquista da taça de portugal deu vida a Julio Mendes para umas 3 eleições no mínimo

Miguel Batista disse...

"Eu tenho ambição de fazer o que estiver ao meu alcance pelo meu país. .." Candidatura a Belém?

Zeca Estacionâncio disse...

Caro Sr. Luís Cirilo,
Sou um leitor assíduo do seu blogue embora muito raramente tenho oportunidade de comentar, tenho muito respeito e admiração por si, não tenho dúvidas do seu vitorianismo, mas também não tenho dúvidas do meu nem do amor ao clube que todos os outros Vitorianos sentem, e por isso estou à vontade para me sentir neste momento muito desiludido consigo e com a oportunidade que perdeu, depois da sua saída desta Direção, de realmente frente a frente, olhos nos olhos, perante os sócios e restantes elementos da Direção, dizer tudo isto que lhe vai na alma diretamente ao Presidente na sessão de esclarecimento que decorreu na passada quarta-feira à noite. Desilusão porque sendo um grande Vitoriano e tendo disponibilidade para lá estar como mencionou num post anterior, depreendo que não esteve porque simplesmente não quis ou não teve coragem para estar. Você que tanto critica os anónimos aqui do blogue que não dão a cara, acaba por fazer exatamente o mesmo ao não dar a cara publicamente, ao alhear-se de em sede própria defender o nosso clube, de lançar ideias para cima da mesa, de confrontar o Presidente com as questões que faz e que são quase todas elas muito pertinentes, na realidade quando chega a hora da verdade não se assume, esconde-se, deixa andar o barco e isso revela que das duas uma: ou não se importa com o futuro do clube ou tem receio de enfrentar a atual direção porque na verdade até reconhece o bom trabalho realizado neste mandato sobretudo na vertente financeira e não quer ficar mal visto na fotografia. Assuma as suas ideias em sede própria! Confronte a Direção e o seu Presidente, se não concorda com a gestão atual candidate-se ou se não o pode fazer mobilize uma boa equipa de sua confiança, agora não diga mal de tudo o que mexe, muitas das vezes sem razão de ser, porque não lhe fica bem e depois vem à baila a história do "saco de ratos". Eu desde que li aqui um comentário de um leitor em que dizia que este ano o Vitória iria lutar pelo título e que o Hernâni no final da época valeria 40 milhões, bem ou seriam simples alucinações ou efeitos de substâncias psicotrópicas... Sejamos intelectualmente honestos na crítica que fazemos, sejamos acima de tudo justos e realistas, doutra forma estaremos a ofender a inteligência e bom senso de quem nos lê. O Vitória em Janeiro e com o Hernâni na equipa já tinha empatado dois jogos, em casa com o Gil Vicente e depois em Penafiel em que a equipa jogou muito mal, portanto o Hernâni é um grande jogador, sem dúvida, mas não faz tudo sozinho, o real problema são as segundas voltas do nosso mister. A equipa a partir de Janeiro entra em modo stand by. Temos de solicitar à Liga que só exista primeira volta e que o campeonato termine em Janeiro. Mais, se eu estivesse na posição que o Dr. Cirilo esteve (no cargo de Direção que ocupou) e se me apercebesse de manobras doutros colegas de Direção para prejudicar o nosso clube em benefício dos próprios, nunca me demitiria como o Sr. fez, ficaria para combater os malfeitores e proteger o clube com todas as minhas forças, mas todos temos cabeças diferentes... Para terminar apenas dizer que a entrevista (excelentemente conduzida por um grande entrevistador e Vitoriano que é o Abel Sousa) ao Presidente do VSC na rádio santiago foi totalmente esclarecedora para mim como sócio do clube, aliás nunca ouvi uma entrevista tão clara de um Presidente do Vitória, nem com Pimenta Machado, nem com Vítor Magalhães, nem com Emílio Macedo, perdoem-me mas não me recordo de nenhum Presidente ter revelado os números de um determinado negócio, para além de outros pontos muitas vezes tabus nos clubes, e não esperava sinceramente que assim fosse.

Zeca Estacionâncio disse...

Desejo que o ato eleitoral de amanhã se realize dentro da normalidade habitual e que todos os sócios vão votar para mostrar que estamos mais vivos que nunca. Quero ainda dizer que este comentário foi feito sem melindrar todo o respeito que tenho por si e sem melindrar o seu Vitorianismo. Também devo dizer que não recebi qualquer honorário da atual Direção para fazer este discurso, nem tive direito a lanche nem a bilhete para o jogo e nem sequer conheço pessoalmente qualquer elemento desta Direção, portanto é um comentário em consciência com o que tenho visto por aqui e não só... e não me venham dizer que é pensar pequeno, porque o pequeno de hoje pode ser o grande de amanhã. Vamos unir-nos em prol do nosso Clube e deixarmo-nos destas guerrinhas políticas, acima de tudo está o nosso VSC. VITÓRIA SEMPRE!

luis cirilo disse...

Caro Fernandes.
É uma boa dedução.
Caro cards:
Pobre Vitória se assim fosse.
Caro Miguel Batista:
Acha que é uma candidatura a lugar tão longinquo?
Caro Zeca Estacionâncio:
A prova que acredito na boa fé dos seus comentários é que os publiquei.
Vamos ao que afirma:
Não tenho nenhum receio de nada. Muito menos de debater o Vitória com quem quer que seja. Teria todo o gosto em debater o clube com o actual presidente desde que num plano de igualdade de tempos e não numa sessão de esclarecimento em que eu faria uma ou duas perguntas e ele falaria o tempo que quisesse. E a prova de que não tenho medo fi-la no tempo de Vitor Magalhães (eu e o Pedro Xavier)quando tentamos falar numa Assembleia Geral com mais de dois mil sócios no pavilhão e em que não nos conseguimos fazer ouvir face ao ruido provocado pelos muitos apoiantes do então presidente. Muitos desses apoiantes, aliás, que passados meses estavam na primeira fila dos que o vaiavam e exigiam a respectiva demissão. De resto eu não me escondo. Escrevo no meu blogue e nas minhas páginas do facebook assumindo tudo que afirmo. Não me escondo atrás de pseudónimos nem de perfis falsos como alguns dos apoiantes da SAD.
E tenho escrito com absoluta clareza sobre tudo.
Quanto aos negócios cada um tem direito à sua opinião. Eu continuo a achar que o Hernâni foi mau negócio pelos valores e pelas "contrapartidas". Aceito perfeitamente que há quem pense o contrário. Alguns diziam que 4 milhões e 25% do passe era fabuloso e quando se soube que afinal foram 2,1 milhões e 10% do passe continuaram a achar fabuloso. Quem nasce para lagartixa nunca chega a jacaré por mais que se esforce.
Quanto á entrevista estou muitíssimo longe da sua opinião. Nem foi clara nem foi motivadora. Foi um cumprir de calendário. E outra coisa: apreciaria muito que os contornos do negócio Hernâni tivessem sido divulgados em primeira mão. Infelizmente o assomo de clareza apenas chegou depois do FCP ter revelado os valores envolvidos. Finalmente em relação aos meus ex colegas de direcção e ao que se passou nas reuniões de direcção enquanto lá estive não farei comentários. Há uma coisa que lhe posso garantir: escrevo sempre em consciência desejando o melhor para o Vitória. Quando acho que devo elogiar ...elogio (ainda ontem o fiz quanto á renovação de Pedro Correia)e quando entendo criticar faço-o. Sem ataques pessoais, sem calculismos, sem pensar se vou desperta rmais simpatias ou antipatias quanto ás minhas posições. Sou vitoriano desde que me conheço e se-lo-ei seguramente até ao meu ultimo dia e essa é uma das certezas que tenho na vida.
Uma nota final para dizer que tenho respeito e consideração por Júlio Mendes. O discordar da estratégia por ele seguida,em vários aspectos da vida do clube,não obsta a isso. Estou certo que ele o faz na convicção de que é o melhor para o Vitória. Eu ,simplesmente, defendo outros caminhos. É normal em democracia e ninguém tem de ficar melindrado por isso.

Anónimo disse...

Cirilo, sabe dizer-me se Júlio Mendes está filiado a algum partido político? Caso esteja, a qual? Obrigado.

Lúcio Almeida.

luis cirilo disse...

Caro Lúcio:
Não faço a mínima ideia.