sábado, novembro 29, 2014

Uma Pequena História

Na segunda quinzena de Julho de 2002 passava férias perto de Barcelona e tinha como leitura diária, entre outras, os jornais desportivos Marca e Mundo Deportivo que são os dois maiores jornais desportivos de Espanha (há mais dois de circulação nacional, o As e o Sport, mas sem a dimensão dos citados) com o primeiro a ser mais próximo do Real Madrid e o segundo do Barcelona.
Nesse tempo, e estávamos em plena pré temporada, o grande tema era o regresso a Espanha de Ronaldo depois de cinco temporadas não totalmente felizes no Inter de Milão muito por força de duas graves lesões.
E a disputa, como sempre, era entre Barcelona e Real Madrid.
Ronaldo tinha feito, sob o comando de Bobby Robson, uma época extraordinária em 1996/1997 e saíra para surpresa geral para Itália cumprindo apenas um ano de contrato com os catalães.
Que naturalmente desejavam o seu regresso
Por outro lado os merengues, sabedores do valor do jogador, tudo faziam para o contratar.
Nesse ano de 2002 estava de regresso ao Barcelona o treinador Louis Van Gaal, que tinha sucedido a Robson em 1997 e cumprido três épocas antes de ir orientar por dois anos a selecção holandesa, que não era particularmente querido pelos adeptos culés e muito menos pela imprensa catalã.
E foi em plena disputa pela contratação de Ronaldo que um dos adjuntos de Van Gaal, cujo nome não recordo nem para o caso importa, se saiu com uma declaração retumbante:
"Ronaldo não interessa ao Barcelona porque não cabe no nosso sistema de jogo".
E lembro-me bem do editorial do dia seguinte, no Mundo Deportivo, em que o director do jornal comentando essa declaração terminava o artigo dizendo:
"Se Ronaldo não cabe no sistema de jogo do Barcelona é porque esse sistema não presta".
Nunca mais esqueci esse episódio, essas declarações e a profundidade do conceito que lhe está subjacente.
Depois Falamos

P.S. Resta dizer que Ronaldo acabou por ser contratado pelo Real Madrid onde fez quatro épocas de sucesso antes de regressar a Itália via...Milan.
Quanto a Van Gaal ( e à"inteligencia" que tinha como adjunto) foram despedidos no final dessa época, sem nada ganharem, e nunca mais regressaram ao F.C. Barcelona.

2 comentários:

cards disse...

carlo Luis Cirilo,

Ronaldo fenómeno foi um Deus do Futebol.

Para mim poderia estar num patamar de Pelé não fossem as malditas lesões. marcou dos melhores golos que marcou em toda a minha vida.

Foi 2 vezes campeão mundial, foi finalista noutro e mesmo. mas asmalditas lesões...

ps. neste momento ronaldo está muito gordo porque sofre de hipotiroidismo doença que foi descoberta em 2008 quando jogavano milan

luis cirilo disse...

Caro cards:
Inteiramente de acordo. Mesmo com as lesões e o problema de saúde está no top ten de sempre. Com outra "sorte" acredito que teria sido o melhor de todos os tempos