quarta-feira, outubro 22, 2014

Pontos nos Is

Os jornais de Lisboa, as televisões, os comentadores futebolisticos e os telespectadores (sportinguistas) que ligam para os fóruns dos canais informativos entraram em perfeita histeria por causa da arbitragem do Schalke-Sporting de ontem.
Transformando um erro grave do árbitro num crime de lesa Pátria.
Vamos ser claros.
Maurício foi muito bem expulso.
Infelizmente para ele e para o clube não parece ter a maturidade necessária a jogar a este nível.
Duas faltas tão graves quanto desnecessárias deixaram a equipa com dez jogadores durante uma hora.
Em vez de culparem o árbitro,branqueando a sua estupidez, bem farão os responsáveis se o chamarem à responsabilidade.
O terceiro golo dos alemães tem um fora de jogo do seu marcador.
Mas é daqueles milimétricos e extremamente difíceis de analisar na fracção de segundo de que o fiscal de linha dispõe para o efeito.
É um erro mas daqueles que fazem parte do jogo e não das teorias da conspiração.
O penalti é,esse sim, um erro brutal.
Não do árbitro, que ia deixar o jogo prosseguir, mas sim do árbitro de baliza (essas figuras caricatas inventadas pela UEFA do senhor Platini) que a dois metros do lance a com total visibilidade assinalou mão na bola quando apenas foi bola na cara e nada mais.
Devo dizer, a propósito, que nunca gostei dessa invenção dos árbitros de baliza.
Cuja movimentação é ridícula e que não servem para nada a não ser para duas coisas:
Disfarçar a má consciência de quem manda no futebol quanto à não introdução de tecnologias auxiliares e proporcionar a um número cada vez maior de árbitros e fiscais de linha generosas deslocações à boleia das competições europeias.
E quando a isso se junta o facto de ainda virem contribuir com erros graves (como o de ontem) para a adulteração da verdade desportiva dos jogos ainda mais se comprova a sua inutilidade.
Em conclusão.
O Sporting tem razões de queixa, é verdade, mas nada que justifique esta histeria que se desatou mal terminou a partida e promete continuar mais uns dias ao sabor das estratégias que já todos conhecemos.
Bem pior aconteceu ao Vitória em Basileia (porque aí o erro negou-nos o acesso á fase de grupos da Champions e não apenas um ponto merecido como ontem) e não vi metade da preocupação da imprensa e de histerismo dos comentadores.
Depois Falamos.

P.S. Curiosamente ainda não ouvi Bruno de Carvalho falar de "nádegas" e "ventosidades" a propósito de ontem.
Ou sabe com quem se pode ( e não pode) meter ou então vai aumentar a "parada"e pedir ao Presidente da República para convocar o Conselho de Estado !
Aguardemos...

P.S 2: A UEFA tem de ter mais cuidado nas nomeações. Uma equipa de arbitragem russa para o jogo de uma equipa patrocinada pela Gazprom é, no mínimo, imprudente.
Mas devia ser incompatível.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis,
De acordo com o seu post na sua quase totalidade.
Deixe-me acrescentar algo à sua analise, o tal golo em fora de jogo não é em tudo semelhante ao lance do Porto em Guimarães, onde toda a imprensa falou em golo anulado ? a lei é a mesma ou tem interpretações conforme a conveniência ? o Brahimi está em linha, e este é fora do jogo ?
O guarda redes do Schalke não fez praticamente defesa nenhuma durante o encontro. Entre o 1º golo do Sporting e o 2º nenhum jogador do Sporting entra sequer na área do Schalke! como podem falar em exibição brilhante ? será que o grande resultado em futebol é não perder, ao invés de ganhar ? que expectativas tinha esta gente do jogo ? serão apenas "grandes" para cá do tejo ?
José Vieira de Castro

luis cirilo disse...

Caro José Vieira de Castro:
Tem toda a razão.
Quer na comparação com o lance do Vitória-Porto quer na constatação de que o SCP não fez nenhuma exibição extraordinária.
Num é a habitual diferença de critérios de apreciação consoante os clubes em campo. Noutro é a realidade dos factos que apenas tem uma atenuante;o SCP ter jogado durante uma hora com 10 jogadores.

Anónimo disse...

O Vitoria joga contra o Setúbal, com um arbitro da mesma associação do 4 lugar. Foi a Gazprom que fez tao virtuosa e adequada nomeação? Poderá o Vitória solicitar repetição do jogo caso aconteça o pior, o expectável? A imprensa fará coro connosco? O clube do 4 lugar fará um comunicado solidarizando-se connosco? Pois, pois...
José Vieira de Castro

luis cirilo disse...

Caro José Vieira de Castro:
Oportunas questões.
Felizmente os três pontos já cá cantam