quarta-feira, outubro 08, 2014

Novos Tempos

Foto: Record
A convocatória de Fernando Santos para o particular com a França e o importantíssimo jogo com a Dinamarca mostrou bem a vantagem de ter um seleccionador experiente, não sujeito a "estados de alma" e com a maturidade necessária a interpretar correctamente as coisas.
É uma convocatória muito abrangente com 24 jogadores (agora 23 depois da "baixa" de Coentrão) e que revela bem a preocupação de FS em sarar feridas antigas e nalguns casos muito mal explicadas.
Chamou os "proscritos" Ricardo Carvalho e Danny que estavam incompatibilizados com o antecessor por razões conhecidas mas a quem nunca foi dada uma segunda oportunidade por Paulo Bento que confundia autoridade e liderança com autoritarismo e birras.
Reintegrou Tiago, ausente desde o mundial da África do Sul e que bem falta fez nestes anos, e fê lo com a mais absoluta das naturalidades.
Convocou os "esquecidos" de PB como Quaresma, Eliseu e Antunes cujas ausências do Mundial do Brasil foram uma das mais graves marcas da incapacidade de Paulo Bento para treinar uma selecção como a de Portugal.
Deu a primeira oportunidade a José Fonte (finalmente), Cédric , João Mário, Adrien (uma das grandes injustiças de PB)e Ivo Pinto naquilo que é uma renovação com qualidade.
E deixou sossegadinhos nos seus clubes alguns daqueles que PB "inventara" como jogadores de selecção quando nas suas equipas ás vezes nem do banco passam.
André Almeida, Ivan Cavaleiro, Josué, Licá e outros que tais.
Fez o que tinha de ser feito.
Sarou feridas, enterrou o passado e colocou os "contadores" a zero para todos os jogadores seleccionáveis.
Significa isto que concordo totalmente com a convocatória?
Quase.
Há um a mais (Éder) e um a menos (André André)porque no primeiro caso é insistir no que já se percebeu que não vale a pena e no segundo não contemplar um dos melhores médios portugueses da actualidade.
Mas reconheço que para o lugar de ponta de lança as alternativas são mais que escassas.
Bem feito o trabalho de casa vem agora o verdadeiro desafio.
Os jogos.
E essa será sempre a avaliação decisiva do trabalho do seleccionador.
Depois Falamos

6 comentários:

Carlos Silva disse...

Se o que diz M. Cajuda é verdade e eu acredito que sim, F. Santos tem amigos no BES, concorda com um tal empresário, (J.M.) e alinha com uma marca de equipamentos desportivos, (nike).
Está tudo esclarecido do antes e depois.

luis cirilo disse...

Caro Carlos Silva:
Aguardemos pelo trabalho dele para depois avaliarmos.
QUanto a JM e à Nike esperemos que não existam as "proximidades" do passado

Anónimo disse...

Só quem não conhece Fernando Santos poderá fazer juizos de valor faleciosos, para já ele até não tem (nem nunca teve) empresário e depois rege a sua vida por uma conduta ética e moral que não está ao alcance de muitos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Por acaso também é essa a minha opinião acerca de Fernando Santos. E por isso defendi desde o primeiro momento a sua escolha para seleccionador.

Luis Costa disse...

Meu caro,
Não consigo concordar com isso de "sarar feridas e enterrar o passado". O que R.Carvalho de Danny fizerem é indesculpável e não deviam voltar à Seleção. Ponto final. Mas infelizmente somos um povo de brandos costumes e temos tendência a perdoar e esquecer tudo rapidamente. Além do mais R.Carvalho com 36 anos, faz mesmo falta à Seleção ?? Não me parece !

Tiago é um caso completamente diferente, em determinada altura da sua carreira, informou da s/indisponibilidade para a Seleção, e agora voltou a manifestar a sua disponibilidade.

Quanto aos restantes selecionados existem casos muito justos de regressos (Eliseu e Antunes), mas também injustiças como Quaresma que no seu clube pouco ou nada joga. Acima de tudo penso que F.Santos tentou fazer uma convocatório para agradar a Gregos e a Troianos, e conseguiu.

P.S. Acho uma certa piada à maioria dos comentadores e pseudo entendidos em futebol, que a seguir ao mundial pediam uma renovação da Seleção com sangue "novo", agora que foi renovada basicamente com os "velhinhos" toda a gente acha que está tudo bem.
Como dizia o Pimenta . . . o que hoje é verdade, amanha é mentira.

P.S.2. Quanto ao Edér, por muito que me custe, infelizmente não vejo alternativas (talvez o Orlando Sá), pelo que a sua convocatória é normal e totalmente aceitável.

P.S.3 O nosso André, quando finalmente um Selecionador se dignou a vê-lo ao vivo, afundou-se completamente, com a restante equipa, na Madeira, pelo que a sua ausência é compreenssivel.

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
O que sabemos dos casos Ricardo Carvalho/Danny é aquilo que a imprensa foi transmitindo. Provavelmente F.Santos terá mais informação. seja como for houve arrependimento e pedido de desculpas. Quanto á idade não me interessa para nada e muito menos na selecção. Porque a idade vê-se no campo e o plantel da selecção é feito jogo a jogo. Ricardo Carvalho tem estado em bom plano no Mónaco e a sua experiência(e qualidade) serão certamente muito úteis.
Percebo os argumentos quanto ao Éder mas receio bem que seja perda de tempo. Quanto ao André André penso que vale mais a época que tem feito do que apenas um jogo em que tudo correu mal à equipa. Com o Boavista regressou ás boas exibições. Se o seleccionador se baseasse nos jogos dele que viu na televisão (e há jogadores,quase todos, que foram convocados com base nas visualizações televisivas)certamente teria sido convocado