terça-feira, outubro 01, 2013

Autárquicas(3) - Braga

No distrito de Braga existem dois grandes vencedores nestas autárquicas.
Ricardo Rio e Paulo Cunha.
Rio conseguiu, ao fim de 37 anos (desde 1976), retirar a câmara ao PS e vence-la de forma convincente com uma maioria absoluta que lhe dará a necessária tranquilidade para governar.
E venceu de forma exemplar e que deverá ser exemplo para o futuro para candidatos a câmaras dificeis.
Foi a primeira vez. Em 2005.
Perdeu.
Mas não desistiu.
Insistiu em 2009.
Voltou a perder a e  a não desistir.
Fez o seu caminho de oposição com inteligência, perseverança,sentido de responsabilidade e sem desânimos.
Na hora certa os bracarenses recompensaram-no e o ciclo mudou.
Paulo Cunha para além de vencer Famalicão, e melhorando percentualmente em relação a 2009, sucedendo com êxito a um carismático presidente como foi Armindo Costa de quem foi vice conseguiu enquanto presidente da distrital um feito assinalável.
Com o partido a perder terreno em todo o lado (até na Madeira), com o descalabro no Porto bem ao lado, no distrito de Braga o PSD esteve em completo contra ciclo.
Manteve o que já tinha.
Esposende, Celorico (com um triunfo esmagador de Joaquim Mota e Silva), Póvoa de Lanhoso, Vila Verde e a já referida Famalicão.
E ainda ganhou duas câmaras ao PS!
A "jóia da coroa" Braga e Vieira do Minho que tinha perdido precisamente há quatro anos para os socialistas e que agora recuperou fruto do excelente trabalho da concelhia e do apoio distrital.
Notável resultado fez o PSD no distrito de Braga.
A que se podem somar as animadoras derrotas em Vizela (Luís Lopes a fazer um percurso em tudo idêntico a Ricardo Rio), em Guimarães onde a coligação "Juntos por Guimarães" recuperou um vereador ao PS e onde André Coelho Lima tem tudo(se assim quiser) para também ele fazer um percurso idêntico ao de Ricardo Rio e com grandes possibilidades de ser mais rápido e Fafe onde Eugénio Marinho estancou o definhamento do partido e ficou em posição de alguma influência.
De menos bom apenas o falhanço na tentativa de recuperar Barcelos, as derrotas esperadas em Amares (e esta por pouco)e Terras de Bouro e o mau resultado em Cabeceiras de Basto onde face á divisão nos socialistas era legitimo esperar melhor resultado.
Mas sejamos claros e sem reticências.
No distrito de Braga o PSD fez um excelente resultado!
E isso tem de ser levado e linha de conta no futuro próximo do partido.
Depois Falamos

5 comentários:

Filipa disse...

Quanto a Ricardo Rio, concordo na íntegra com o que escreve. "Fez o seu caminho de oposição com inteligência, perseverança,sentido de responsabilidade e sem desânimos.
Na hora certa os bracarenses recompensaram-no e o ciclo mudou."
Acredito que o André pode mudar o ciclo aqui em Guimarães e mais cedo até que Ricardo Rio em Braga.

il disse...

Bibó!!!!! O meu 1/4 minhoto está todo contente.

Anónimo disse...

O ACL nao ganhou um vereador ao PS, mas sim, e por estar em coligaçao, e pelo metodo de Hondt, esse mesmo vereador sairia sempre para a coligaçao. O que é facto é que o PS volta a ganhar com clara maioria absoluta, todas outras interpretaçoes sao anedoticas.

Anónimo disse...

O próprio ACL não quis fazer segundas nem terceiras interpretações como pode confirmar no vídeo da comunicação social socialista Guimarães Digital. Não levantou bandeiras de vitórias morais pois não foi para isso que se propôs. Foi um discurso sincero e digno de um candidato derrotado.
Daí a dizer que é anedónico qualquer outro cidadão fazer as interpretações que lhe apetece é no mínimo pouco democrático! Ora bolas se não posso aqui dizer que esta foi a melhor campanha de sempre do PSD, que este é o melhor candidato de sempre pelo PSD e que interpreto esta diferença dos 20.035 votos de diferença de 2009 para 10.509 votos agora em 2013 como uma aproximação embrionária. ACL acabou de se apresentar ao eleitorado. Basta mostrar a que vem e não tenham dúvidas que ainda terá uma maioria absoluta.

luis cirilo disse...

Cara Filipa:
Somos dois a acreditar nisso.
Cara il:
Acredito.
Caro Anónimo:
Melhor para si que se ri com pouco.
Caro Anónimo:
É essa a minha opinião.
E os socialistas ganharam,é verdade, mas desceram brutalmente no número de votos. Até Reisio de Castro teve em 2009 melhor votação que A´ntónio Magalhães agora em termos de A.M.