quarta-feira, junho 05, 2013

Quatro Juniores

Entre os muitos péssimos negócios que a actual direcção herdou das anteriores, e que acredito um dia serão cabalmente conhecidos, o chamado "caso Targino" era um dos mais gravosos pelo montante e mais inexplicável pelo enredo.
A saber: em determinada altura, anos atrás, o Benfica interessou-se pela contratação de Tiago Targino e sinalizou a futura transferência com uma verba a rondar um milhão e duzentos mil euros que foi entregue ao Vitória.
Quis o malfadado destino que o jogador contraísse grave lesão, precisamente num jogo no estádio da Luz, o que inviabilizou a sua transferência nessa época para o clube de Lisboa.
O estranho é que depois de totalmente recuperado, e estando a jogar normalmente, não seguiu o caminho previsto reclamando então o SLB a devolução do dinheiro e desinteressando-se da contratação do jogador.
Infelizmente o contrato promessa existente dava-lhe razão (de facto defendia "muito bem" os nossos interesses...)e a divida tinha de ser resolvida.
Foi-o agora com a cedência de quatro jovens da formação.
Os ainda juniores na próxima época Ricardo Carvalho, Pedro Alves e Jota e Didi que sobe agora a sénior.
Dado tratarem-se de jovens internacionais, com margem de evolução e de certa forma "estrelinhas" da nossa formação o negócio causou alguma surpresa e até descontentamento nos adeptos que não gostaram de ver partir de uma assentada quatro jovens promessas.
Creio que a direcção/administração fez um bom negócio e defendeu bem os nossos interesses.
Em primeiro lugar porque a divida tinha de ser paga antes que acarretasse problemas maiores e agora é assunto arrumado.
Em segundo lugar porque desejando a melhor das sortes aos "miúdos" creio que só um deles tem algumas possibilidades de fazer carreira no Benfica enquanto os outros rapidamente perceberão que o futuro deles não passa por ali. Nem me admirava nada que um ou outro, mais dia menos dia, regresse ao Vitória se cá ainda houver espaço de afirmação.
Pelo que saldar uma divida de mais de um milhão de euros com a cedência de um jogador (que é o que o Benfica previsivelmente vai poder aproveitar e vamos ver até que patamar...)é claramente um bom negócio para o Vitória.
Depois Falamos

P.S. Claro que se Helinho tivesse ido no "pacote", como se chegou a temer, a minha opinião já seria diferente quanto à bondade do negócio.
Mas felizmente, porque é o mais prometedor de todos, preferiu ficar no Vitória.

6 comentários:

Anónimo disse...

O Ricardo Carvalho é que
é o mais prometedor de todos. O Helinho também promete mas cuidado com o Ricardo. Não é para todos jogar pelos juniores quando ainda se é juvenil. E jogar com qualidade, tem já uma estampa física interessante. Não percebi uma coisa: O Benfica é que chegou aqui e escolheu os jogadores sem nos poder-mos fazer nada?
Não se podia retirar o Ricardo Carvalho desse lote de jogadores? O Benfica chegou aqui e disse "levamos este, este e este e nós comemos e calamos?
Não me cabe na cabeça o facto do Ricardo estar neste negócio. Aliás por mim não estaria nenhum, mas entre os 4 era aquele que faria tudo para o ter cá.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Desconheço completamente os pormenores do negócio.
Mas dificilmente o credor terá deixado de ter uma palavra decisiva na escolha.
Curiosamente o Ricardo Carvalho é precisamente o jogador que acho poder ter futuro no Benfica porque tem de facto muita qualidade.

Anónimo disse...

se a divida do benfica estava no per como poderíamos ser mais prejudicados no futuro?

o vitorianão tinha de cder juniores a ninguem ponto.

a divida tinha um plano de pagamento acordado no PER o vitoria cumprindo o PER como se espera que esteja, o benfica nada pode reclamar.

conclusão: mau negócio! fomos anjinhos mais uma vez.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Com PER ou sem PER acho que o Vitória fez bem em resolver o assunto. É menos uma preocupação e menos um factor de ...pressão.

Anónimo disse...

Caro anónimo. A dívida ao SLB não podia ser incluída no PER.Isto porque para podermos participar nas competições organizadas pela UEFA não podemos ter dívidas a clubes (lembro o caso Soudani, que por pouco inviabilizava a nossa inscrição na UEFA e podiamos inclusive perder pontos no campeonato). Por muito que nos custe, esta é daquelas dívidas que não podiam perdurar ad eternum, pelas razões apontadas. Antes pudesse, e assim o VSC os fizesse sofrer pelo negócio feito em tempos negros do nosso clube. Para além disso, a minha opinião é que vender um júnior (que pode ou não vir a afirmar-se) por 300.000 euros, e neste caso 4 por esse valor é um excelente negócio.... Não me lembro de ver um negócio que envolvesse juniores com valores destes. E dada a situação do nosso clube....

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Inteiramente de acordo. as coisas são o que são