sexta-feira, junho 14, 2013

Os Símbolos

Há várias formas de identificar os partidos politicos.
Pelos programas, pelas ideologias, pelas tomadas de posição sobre os mais diversos assuntos ou pelos seus lideres e principais dirigentes.
E pelos símbolos é claro.
Que permitem a identificação mais imediata e que constam dos boletins de voto.
Há partidos que nunca mudaram de símbolo nem tiveram a preocupação de o esconder.
O PSD, o PS, o CDS, o PPM, o MRPP e mais recentemente o Bloco de Esquerda.
Outros como o PCP em tempo de eleições escondiam-no atrás de coligações forjadas para o efeito e que se chamavam FEPU, APU e posteriomente CDU.
E em vez de aparecer a foice e o martelo apareciam "argolinhas" ou "favos de mel".
Depois a Lei, e muito bem, obrigou a que os simbolos constassem dos boletins de voto e esses artificios deixaram de fazer sentido.
Pelo menos para esse efeito.
Na actual pré campanha autárquica tem suscitado alguns comentários o facto de em diversos concelhos as coligações PSD/CDS estarem a optar pela exibição de um símbolo de campanha em detrimento dos simbolos dos dois partidos com isso se insinuando que as estruturas locais não querem conotações com o governo.
Nada mais falso.
Ridiculo até.
Por um lado porque estando no âmbito da liberdade individual de cada um o poder chamar ignorantes aos eleitores não me parece que isso dê especiais dividendos politicos a quem se arroga de tal superioridade intelectual.
Por outro lado, e é o que mais interessa, porque em eleições locais (é dessas que se trata) toda a gente sabe a ligação politica de cada candidato independentemente dos símbolos usados na pré campanha pelo que de nada resultariam manobras de ocultação se porventura existissem.
Finalmente porque na hora da verdade, a 29 de Setembro, nos boletins de voto aparecem os simbolos dos partidos e é neles que as pessoas vão depositar os seus votos.
Depois Falamos.

P.S. Eu compreendo que ,se após longos anos de exercicio de poder a (falta de) notoriedade ainda é uma fragilidade ,os estrategas de campanha procurem refugiar-se em "fait divers" como esse da oposição não usar (já)os símbolos dos partidos que integram a coligação. Mas vão por mau caminho...

Sem comentários: