domingo, junho 02, 2013

"Gaia Atrás"...

A sondagem hoje revelada pelo Jornal de Notícias(JN) é aterradora para a coligação "Gaia na Frente" que governa o município há dezasseis anos e agora se vê, de forma irremediável, completamente atrás nas intenções de voto dos gaienses.
É certo que as eleições são daqui a quatro meses, com o Verão pelo meio o que sempre complica as campanhas, mas a tendência de voto parece estar claramente definida e aponta no sentido de a vitória pender entre Eduardo Rodrigues do PS e o candidato independente José Guilherme Aguiar que seguem a par nas intenções de voto.
Uma coligação que há apenas quatro anos elegeu oito vereadores com 62% dos votos vê-se com resultados previsíveis na casa dos 22% (perde 40% das intenções de voto relativamente ao resultado de 2009!!!) e a eleição de dois ou três vereadores,ou seja, perdendo cinco ou seis em relação ao actual executivo camarário.
É brutal.
E apesar de se tratar apenas de uma sondagem e de faltarem os tais quatro meses em relação ao acto eleitoral há uma leitura que é inegável.
Esta sondagem revela uma rejeição brutal dos gaienses perante a forma como se processou a escolha do candidato da coligação e do próprio candidato que evidentemente não merece qualquer simpatia do eleitores.
Do candidato por razões óbvias.
Não é da Gaia, nunca teve nada a ver com o município e com o que lá foi feito, caiu de paraquedas numa "guerra" que não era dele e para a qual se deixou arrastar por razões que desconheço e pouco me interessa conhecer.
O processo esse foi um verdadeiro exemplo de como se complica o que era fácil, de como se faz tudo que não se deve fazer, de como se trata ás 3 pancadas algo que tratado com tempo, bom senso e diálogo interno  resultaria em mais uma vitória tranquila.
Em primeiro lugar foi a longa "novela" do regresso de Marco António Costa para ser candidato.
Para mim, sem nenhuma fonte de informação especial, tornou-se claro que no dia em que Marco António aceitou ir para o governo (onde aliás está a fazer um excelente trabalho) dificilmente voltaria a Gaia porque sabia bem que era um regresso de imenso risco.
Ainda por cima sabendo que não teria o "palco" necessário a afirmar a candidatura porque esse "palco" estaria ocupado até ao ultimo dia com vista a outra candidatura a outro município!
Simplesmente o "tabu" alimentado pelo próprio, e essencialmente pelo presidente em exercício, durou até ao limite do sustentável e condicionou brutalmente os timings do PSD escolher um candidato sem fracturas internas e através de um processo de debate interno que fosse clarificador.
Quando se tornou óbvio que Marco António não regressaria então atabalhoadamente, e com uma falta de paciência previsível, a liderança do PSD de Gaia foi em desespero atrás de um candidato que permitisse não perder as eleições.
E encontrou-o (como esta sondagem sobejamente demonstra) na pessoa de José Guilherme Aguiar.
Um homem de Gaia, com obra reconhecida enquanto presidente de junta e vereador, com uma notoriedade imbatível face á ligação á terra e a vinte anos de aparições semanais nas televisões a defender o clube que a esmagadora maioria dos gaienses é adepta.
Acontece que na comissão politica, por um conjunto de razões que vão da falta do tal diálogo interno á manutenção dos pequenos e mesquinhos interesses pessoais há muito tempo instalados, encontraram forma de numa votação surreal inviabilizarem a candidatura de Guilherme Aguiar.
E ao invés de assumir até ao fim o convite que de livre vontade fizera o presidente da concelhia (e da câmara) assobiou para o ar e partiu para a "solução" Carlos Abreu Amorim vá-se lá saber porquê.
Que recolheu um apoio quase unânime numa comissão politica que se dividira a meio no apoio a Guilherme Aguiar.
Deu nisto.
Um candidato rejeitado pelos gaienses, os militantes desanimados pela escolha e ausentes da campanha, os notáveis do partido a manifestarem apoio público a Abreu Amorim e a arrepiarem-se em privado face á insensatez da escolha e á derrota anunciada.
A sondagem é clara.
Os votos da coligação "Gaia na Frente" (agora Gaia Atrás) e de José Guilherme Aguiar juntos dariam mais uma vitória tranquila com maioria absoluta.
Assim a disputa é entre José Guilherme Aguiar e Eduardo Rodrigues e acredito que no seio da coligação (pelo menos naqueles que pensam politica com serenidade e seriedade)os arrepios aumentem quando pensam no efeito que o voto útil vai ter na hora de decidir.
Porque é evidente que parte do eleitorado da coligação face á possibilidade de o PS ganhar vai transferir os seus votos para quem o pode impedir.
No caso José Guilherme Aguiar.
É a vida...
Depois Falamos

P.S. Na edição de hoje do JN vem publicadas outras sondagens entre as quais uma relativa ao Porto.
Onde uma candidatura parece estar em queda livre.
Que é indissociável das trapalhadas em Gaia.

4 comentários:

Anónimo disse...

meu amigo luis cirilo não me posso identificar por razões que entenderá mas subscrevo totalmente o seu texto.
Foi exactamente assim que as coisas se passaram e só o egoismo do dr Menezes permitiu que o PSD chegue a esta humilhante situação. Como sabe até porque trabalhou cá vários anos e teve funções de enorme responsabilidade em várias campanhas eleitorais em Gaia o partido andou anos e anos completamente subordinados aos interesses do dr menezes e isso levou ao seu completo adormecimento e falta de autonomia.
o dr Menezes há muito tempo que só pensa no Porto e Gaia só não é uma maçada total para ele porque lhe dá os meios de fazer campanha diária no outro lado e a notoriedade de algumas coisas que se vão cá passando como a visita de Pinto da Costa á Afurada a que ele se colou de imediato.
Infelizzmente estou de acordo consigo e prevejo uma derrota terrível para a coligação PSD e CDS. E os 16 anos de trabalho que todos,incluindo o meu amigo, cá fizemos só não irá completamente por água abaixo se o Zé Guilherme ganhar.
Lá está a lógica do voto util a funcionar.
Um grande abraço.
MF

luis cirilo disse...

caro MF:
Apenas posso estar de acordo.

Anónimo disse...

Parabéns pela análise, mas podia assumir que parece que o PSD quer é perder para o Guilherme Aguiar ao fazer a escolha que fez.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Independentemente de desejar a vitória de Guilherme Aguiar tenho pena do estado a que chegou o PSD de Gaia. Que tudo indica vai sofrer uma hecatombe eleitoral por exclusiva responsabilidade própria. A forma como escolheram o candidato é, no minimo, deplorável.
E o povo não anda a dormir.