sábado, junho 22, 2013

E Depois?

A três meses das eleições autárquicas aquele que é de longe o maior partido do Poder Local vive uma situação tão surreal que parece retirada dos filmes dos "Monty Phyton"!
Fruto da negligência ( e incompetência não tenhamos medo das palavras) do Parlamento que não quis atempadamente aclarar a Lei esta vem sendo interpretada de forma diversa pelos tribunais aceitando uns e recusando outros as candidaturas de autarcas com três mandatos cumpridos em municípios diversos daqueles a que pretendem agora candidatar-se.
Tavira e Guarda, por exemplo, decidiram num sentido enquanto Lisboa e Porto decidiram exactamente ao contrário criando situações completamente surreais aos candidatos e ao PSD.
Em Lisboa, onde tudo parece apontar no sentido de a candidatura de Fernando Seara não ser aceite, o candidato(?) faz orelhas "moucas" ás sucessivas decisões judiciais e segue em frente com a apresentação das candidatura e provavelmente convidando pessoas para listas que dificilmente existirão.
Nem vale a pena referir o "preço" que o partido vai pagar por toda esta confusão.
No Porto a questão é mais ou menos a mesma em termos judiciais.
Mas ,tal como em Lisboa, o candidato do PSD prossegue a pré campanha e apresenta candidaturas aos orgãos de freguesia como se nada se estivesse a passar em temos de decisões judiciais sobre a viabilidade das candidaturas.
Eu percebo, como é evidente, o dilema em que estão os candidatos.
Porque ou fazem agora a pré campanha, divulgam ideias e pessoas e ganham o seu espaço, ou então quando existir uma decisão judicial eventualmente positiva(o que duvido)já terão perdido semanas preciosas em relação aos seus concorrentes.
Os candidatos percebo!
Não percebo é que o PSD se tenha deixado enredar numa trapalhada destas com as nefastas consequências que são mais que previsíveis e que podem levá-lo a ficar sem os actuais candidatos(?) ás duas mais emblemáticas câmara de Portugal a poucas semanas da eleição.
E teria sido tão fácil evitar isto.
Ou aclaravam a lei no parlamento, e não deixa de ser sintomático que o PCP tenha uma posição convergente com os social democratas o que facilitava as coisas, ou então pura e simplesmente faziam o que fez o PS e determinavam o não apoio a autarcas que se quisessem candidatar a outros municípios.
Podiam não ganhar uma ou outra câmara mas não perdiam a "face".
Que no médio/longo prazo é muito mais importante que qualquer vitória municipal.
Depois Falamos

5 comentários:

Palmira disse...

E Depois?
Depois Falamos ... ou não!

Anónimo disse...

será que o psd porto ainda vai apoiar rui moreira?

luis cirilo disse...

Cara Palmira:
Falamos sempre.

miguel silva disse...

Acho que a questão é outra. De tanto manipular a justiça, os políticos já a ignoram: passou a ser mais um gabinete de manipulação política. Mário Soares tem razão quando diz que em portugal a justiça só existe para os pobres (para os castigar, claro) Aos ricos basta-lhes uns jantares con promessas de favores, e mais uns presentinhos comprados com dinheiros públicos, para os processos serem logo arquivados, ou se arranjarem logo umas formas legais de se passar por cima da lei...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não acredito.
Caro Miguel Silva:
Creio que nesse aspecto as coisas já foram piores.
Mas mnaturalmente ainda tem de melhorar.