sábado, março 30, 2013

Tristeza!

Foi com tristeza, e uma decepção que não sei medir neste momento, que tomei conhecimento da lista de convocados de Luiz Felipe para o jogo de amanha com a Naval 1º de Maio que é absolutamente decisivo para a nossa permanência na II Liga.
Como é sabido, de há muito tempo e pela ordem natural das coisas, Rui Vitória pode escolher os seus convocados dentro dos 45 ou 46 jogadores profissionais do clube e Luiz Felipe pode escolher entre os que sobram.
Para amanha "sobraram" estes:
Guarda-redes: Assis e Palha
Defesas: Freire, Amorim, Lemos, Gonçalo e Touré
Médios: Siaka Bamba, Josué, Bruno Alves, Zazá e João Pedro
Avançados: Marco Matias, Indio, Tiago Almeida,Diogo Lamelas, Areias e Hernâni .
Ou seja para um jogo em que o triunfo é vital apenas um jogador normalmente utilizado na primeira equipa (Marco Matias) ,e nem sempre como titular ,foi "reforçar" a equipa B.
Não entendo este critério.
Não entendo que com a equipa A tendo o seu campeonato feito e estando com pé e meio no Jamor (o que lhe garante a Liga Europa) não tivesse existido uma aposta séria em ajudar a B a somar três pontos e continuar a lutar por uma permanência que é vital para o projecto desportivo do clube.
Porque quem disser que é igual a equipa B estar na II liga ou na II B está muito,mas mesmo muito, enganado.
Mais: Se não fora o essencial contributo da B quando a A "tremia" por falta de opções (o JN de hoje traz uma excelente reportagem sobre os 14 jogadores trabalhados por Luiz Felipe na B e já lançados por Rui Vitória na A) e nem haveria Jamor nem a posição tranquila e nos lugares cimeiros da I liga.
Mas com esses jogadores em permanência na B esta hoje estaria nos lugares tranquilos da classificação que a sua carreira fazia antever antes de ser o pronto socorro da equipa A.
Essa é a verdade dos factos.
Sou mais claro ainda:
Se tivesse de fazer essa opção preferia a manutenção da B do que o apuramento europeu da A.
Pela simples razão de que o projecto desportivo em curso (???) foi pensado para um médio prazo em que é vital que a equipa B seja o eixo da formação e projecção de jogadores para a equipa A de forma continuada para que o modelo de clube formador/utilizador/vendedor seja um sucesso.
Só depois valerá a pena pensar de forma consistente noutros patamares competitivos.
Por isso não entendo que podendo a A ajudar de forma significativa a B não o tenha feito.
É irrelevante, para o Vitória, o lugar em que a equipa A se classifica porque os objectivos estão atingidos e superados com brilho indiscutivel.
Mas não é irrelevante o destino da B.
Pelo menos para mim não é.
E  para Luiz Felipe(e respectiva equipa técnica) e os jogadores que aguentaram a B quando outros partiram para a A também não é de certeza absoluta.
Nem para os jogadores que subiram mas começaram a época na B e por ela deram muito do seu esforço de forma profissional e empenhada.
Gostava é de saber, sem ironia nem segundos sentidos para as  frases, é para quem dentro da estrutura Vitória Sport Clube é irrelevante o destino da equipa B.
Não sei.
Mas sei que como vitoriano estou triste e desapontado.
Depois Falamos.

P.S. Até face ás rescisões de três jogadores era preciso dar uma resposta diferente nesta convocatória.
Mostrar uma vez mais que há um grupo e duas equipas.
Ou havia?

9 comentários:

Anónimo disse...

presumo que o "sózinho em casa" seja o treinador luis filipe. Se é trata-se de uma escolha muito feliz de imagem e não apenas imagem gráfica.

josé Manuel Machado disse...

Bom Dia Caro L. Cirilo

Permita-me discordar da sua opinião,nesta fase da época, não é com jogadores sem entrosamento nenhum e em massa, que se poderia acodir à equipa B (como se viu em Tondela)e penso que ao contrário do que diz não se deve esfrangalhar a equipa principal pois no clube quer se queira quer não tudo gira à volta desta,moral dos adeptos,possiveis investidores, possiveis transferencias,futuros contratos publicitários.....enfim.Penso que o Vitória deve continuar a girar à volta da equipa A e momentaneamente ir reforçando a B após consulta do seu treinador e não por decreto.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Também...
Caro José M Machado:
Havia duas soluções simples:
Ou fazer regressar á B jogadores nela entrosados (paulo oliveira,tiago rodrigues,kanu,luis rocha crivellaro) e acrescentar-lhes dois ou três jogadores com experiência(Olimpio,Soudani ou Baldé, N´Dyaie) ou então com algumas poucas alterações por a equipa A a jogar pela B. Quanto a esfrangalhar a A deve ser piada. Esfrangalhada estaria ela há muito tempo se não fossem os jogadores que subiram da B. Quanto a Tondela...esqueça caro José M. Machado. É melhor!

Anónimo disse...

São opções que se fazem. Se estivesse lá dentro sempre poderia batalhar pela sua cruzada, acho eu!
Já agora, essa de o JN trazer uma excelente reportagem sobre os jogadores lançados por RV e que estavam na B, deve ser piada... Vários jornais fizeram isso há muito tempo....

Anónimo disse...

Essa gestão já devia ter sido pensada desde o início da época, ou seja, por si ! Quantas vezes podiam ter sido chamados jogadores da A na 1ª volta ? Acha o sr. que é com jogadores da A que vamos agora salvar a B ? Só se lembra de S. Jerónimo quando trovoa ? Lamento, mas agora é tarde demais.
Em todo o caso, o Vitória é a equipa A, a B existe exactamente para servir a equipa A e não o contrário.
Engana-se o sr. se pensa que o projecto desportivo da equipa B cai por terra com a descida mais que certa. Porque é que haveria de cair ? Ainda não percebi esse ponto de vista !

Anónimo disse...

Como é possível o que andam a fazer com o Luis Filipe? O homem não pode fazer milagres. Porque não houve ajuda da equipa A para a equipa B na cedência de jogadores? Depois deste empate com a Naval o último lugar e a descida de divisão fica mais perto. Depois da nossa vergonhosa descida de divisão da equipa A, agora vamos ter outra vergonha com a equipa B, para gozo dos nossos adversários? Não há vitoriano que aguente!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Está enganado. Não é uma questão de cruzada. É mesmo de gestão desportiva.
Caro Anónimo:
O Vitória é muito mais do que a equipa A de futebol. São mentalidades dessas que nos impedem de crescer. Quanto ao resto apenas lhe digo o seguinte:
Quando saí a equipa B estava a fazer um campeonato dentro dos objectivos.
Caro Anónimo:
Eu também sou daqueles que tem vergonha de ver equipas do clube descer de divisão. Mas ainda acredito que a B se vai salvar

Alberto Pires disse...

espanta-me como há gente que tenha uma mentalidade tão curtinha como a do anónimo das 7.26 PM. o facto de a B existir para servir a A é apenas mais uma razão para a A a ajudar a manter-se no escalão a partir do qual a pode ajudar melhor. Ou não será?

luis cirilo disse...

Caro Alberto Pires:
É!