terça-feira, março 19, 2013

Serenidade e Sensatez

A "nação" vitoriana tomou hoje conhecimento de um durissimo castigo que  foi imposto ao Vitória pelo conselho de disciplina da federação portuguesa de futebol e que,basicamente, é constituído por um jogo á porta fechada e 15.000 euros de multa devido aos petardos do jogo com o clube do regime.
O primeiro sentimento é de pura revolta.
Pelo jogo á porta fechada e pelo montante brutal da multa.
É excessivo, prepotente e injusto.
Porque infelizmente estamos todos fartos de ver rebentarem petardos em vários estádios deste país, especialmente em jogos do Porto e do Benfica e nunca se viu castigo semelhante nem nada que se pareça.
Vimos bancadas a arder, jogos interrompidos por mau comportamento dos adeptos, policias e stewards agredidos, autocarros apedrejados, membros das equipas de arbitragem agredidos e/ou atingidos por objectos e nunca se viu semelhante punição.
Os senhores do conselho de disciplina são, como qualquer cobarde, fortes com os fracos e fracos com os fortes.
Não significa isto que o Vitória seja fraco porque não o é.
Significa isso sim que como a cobardia e o "sistema" os impedem de tomar posições exemplares com quem mais as merece aproveitam um incidente infelizmente banal  nos nossos estádios para se armarem em justiceiros e darem pseudo exemplos de disciplina e moralidade.
Os senhores do conselho de disciplina da FPF fazem parte da "porcaria" que urge varrer do nosso futebol.
Não se leia nas linhas atrás escritas qualquer branqueamento dos actos de indisciplina ocorridos no nosso estádio porque não são nada disso.
Condeno sem reservas quem vai para estádios de futebol atirar petardos.
Mas não me calo perante esta justiça de filhos e enteados em que uns são duramente punidos e outros passam incólumes incidente após incidente como foi o caso do passado domingo em que os adeptos do SLB também atiraram petardos e nada aconteceu ao clube.
Agora o que se exige a todos (TODOS) os vitorianos é muita serenidade.
Porque ainda estamos com o processo dos incidentes no Vitória B- Braga B ás costas, em que fomos provocados mas pagamos como se fossemos os provocadores, e este acumular de situações pode tornar-se dramático se houver reincidência.
Mais do que o campeonato há um acesso ao Jamor que pode ser colocado em causa por todos estes problemas.
Mas também temos de ser sensatos.
Não darmos tiros nos pés, não confundir duas ou três árvores podres com uma imensa floresta viçosa, não usar terminologias que se viram contra nós.
E, acima de tudo, com serenidade e sensatez termos a coragem de de uma vez por todas restringirmos o acesso ás nossas bancadas a quem paga as suas quotas ou compra bilhetes.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

justiça portuguesa ao melhor nivel..exmplo para se ver como funciona..

adepto do benfica agride fiscal de linha em pleno jogo, castigo? zero!

adeptos do sporting incendeiam bancada do estádio da luz, castigo? zero!

adeptos do vitoria atiram petardos, castigo? jogo á porta fechada e 15mil euros de multa...



portanto creio que o recado que a justiça desportiva portugues quer passar deve ser algo como:

para proxima entras la dentro e mandas dois estalos naquela besta que tem uma bandeira ou entao se quiseres podes sempre incendiar parcialmente um estadio adversario á escolha...agora atirar petardos é que nao!


país podre..




José Paulo Cardoso disse...

Também convinha referir que nunca matámos nenhum adepto adversário, nunca incendiámos nenhum autocarro de adeptos adversários, nunca fizemos esperas a jogadores adversários enchendo-os de porrada. Já disse e reafirmo, tudo isto não passa de uma estratégia do trolha salvador para nos dizimar para, assim, apresentar o clube dele como o grande clube do Minho. Cuidado com os jogos da meia-final...! Belenenses, um histórico do futebol para os "nossos jornaleiros", presidido por um membro pertencente a um "clã" poderosissimo no nosso corrupto país...! Não sei mas...estou bastante receoso!

Ricardo Silva disse...

Infelizmente no post anterior antecipei esta situação...Podre,porco e hipócrita futebol português!!!

Anónimo disse...

SE EM VEZ DE ESTARMOS A DAR EXEMPLOS DE OUTROS, E EU LE-SE QUE ESTES ANIMAIS QUE SE DIZEM VITORIANOS, DEVERIAM SER OBJETO DE PROCESSO DISCIPLINAR PELA DIREÇAO PARA SEREM EXPULSOS DE ASSOCIADOS É QUE EU ACHAVA PIADA! AS CAMARAS ESTÃO LÁ, VISIONEM!NAO TENHAM MEDO DELES VAMOS DAR O EXEMPLO DE COMO SOMOS DIFERENTES DE TODOS E NAO DESTA MANEIRA! SINCERAMENTE QUANDO REBENTOU O ULTIMO PETARDO SENTI-ME TAO ENOJADO QUE FUI EMBORA! O DESPORTO NAO É ISTO! PEÇO CORAGEM A ESTA DIREÇAO POIS VAI TER O APOIO DE TODOS,ESTA MALTA NAO GOSTA DE DESPORTO, SAO MARGINAIS QUE NADA FAZEM NA VIDA DO QUE VIVER DE SITUAÇOES ILICITAS!CORAGEM

Anonimus disse...

Caríssimo Dr. Luís Cirilo
Sou um Homem revoltado...! Mas antes demais dizer,que a Direcção do VSC,tudo tem feito para receber da parte Federativa tais punições.A passividade com que está no futebol é de tal forma notória,que quem manda só agradece.Perante esta posição,a revolta de quem se vê espoliado é demonstrada sem qualquer momento de reflexão.Rouba o Vitória,tudo e todos,continuamos a ser "anjinhos" sem asas.Não apoio a irresponsabilidade,mas lembro que ao não defender acerrimamente o VSC,a Direcção ajuda a tais atitudes. As Leis existentes no nosso futebol são só para alguns e os outros...fazem o que bem na real gana lhes dá.Hoje há meios de provar que todos temos culpas no "cartório" deste futebol corrupto e de interesses duvidosos. Acredito que a continuar assim,amanhã num canto qualquer deste País sem rumo e sem lei,vamos encontrar sangue inocente derramado.
Vamos continuar a ser "roubados"...!

il disse...

Nestas 2 semanas quase nem comi, nem dormi. Mas ouvi um pouquito do relato -quando o bandeirinha punha a dita no ar sempre que o Vitória ia a caminho da rede adversária, fez-me nojo e liguei outra estação para não me chatear. Depois ouvi o penalti? e expulsões? nos noticiários.

Francamente, parece que o assalto fingido (vi no CM) terá de ser a sério e partir a mobília toda. Talvez o futebol pudesse ser mais puro -mesmo que o nível fosse de solteiros-casados. Afinal divertiamo-nos e chamavamos 'coxos' democraticamente aos outros e aos nossos e depois uma bifana e uma bejeca. E os jogos ao domingo á tarde como manda o figurino.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

Não quero de modo algum branquear os actos lamentáveis que se passam em todos, repito em todos os campos de futebol deste país Domingo após Domingo.
Indigna-me apenas e só o profundo descaramento e cobardia dos chamados membros da "justiça desportiva" que a pretexto de disciplinar uma franja pequeníssima de alienados que vão para os estádios de futebol extravasar os seus problemas, punir um clube que é de todo em todo igual a todos os outros, porque todos têm energúmenos que não podem ser confundidos com uma massa associativa que muito ama o seu clube.
Tenho visto actos de vandalismo desportivo em todos os campos de futebol através de imagens que nos chegam todos os fins de semana, mas acontece que os justiceiros deste país não conseguem ver essas mesmas imagens.
O que os move, desconheço completamente, mas uma coisa é certa, o seu ódio aos vimaranenses aí está cruelmente demonstrado.
Já mataram um homem no Jamor, já vi estádios a arder, tumultos nas bancadas em estádios que nada têm a ver com o Afonso Henriques e alguém viu esses senhores punir alguém?
É simplesmente vergonhoso que seja o nosso clube servir de (mau) exemplo,e para terminar direi apenas que a Liga Portuguesa de Futebol está servida de cobardes e lacaios dos clubes apelidados de grandes, aliás já está há muito provado que o futebol português é uma tremenda mentira, carregada de podridão a todos os níveis.

Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Infelizmente assim tem sido. uma justiça desportiva ao serviço dos poderosos.
Caro José Paulo Cardoso:
Também eu.
Caro Ricardo:
Cada dia pior.
Caro Anónimo:
Espero que os "petardeiros" sejam responsabilizados. Todos e não apenas os de Guimarães.
Caro Silva:
Uma coisa lhe digo: Não há defesa que não passe por exigir igualdade de tratamento para todos.E não é isso que tem acontecido.
Cara il:
Tnho saudades do tempo em que o futebol era outra coisa bem melhor.
Caro S.Guimarães:
A sua indignação é a de nós todos que assistimos a um futebol de filhos e enteados. É escandalosa a forma como o nosso clube tem vindo a ser tratado desde há muito tempo a esta parte.