terça-feira, março 05, 2013

Orgulho e Tristeza

Foto www.vitoriasc.pt   / João Santos

Ontem vi o Vitória-Académica com um misto de orgulho e tristeza!
Tristeza pela morte do senhor Rola, uma grande referência vitoriana como jogador, treinador e colaborador da formação nos ultimos 60 anos, mas também pelo facto de uma equipa que joga bem e uns adeptos que adoram apoiá-la se terem visto perante a contingência de um jogo num horário absurdo e indigno de uma competição profissional.
A hora decentes teriam estado mais uns milhares de adeptos e a equipa bem os merecia.
O orgulho tem a ver com a equipa.
Que depois de um inicio de época conturbado e com as dificuldades de todos conhecidas soube, com o inestimável contributo dos jovens da equipa B, ganhar estabilidade e está agora a jogar bom futebol e a ganhar jogos com a naturalidade que ainda ontem foi possível ver.
Grande mérito de Rui Vitória (e da sua excelente equipa técnica) que se tem revelado um líder á altura  a par de comunicar em termos de conceitos de forma que agrada imenso a uns adeptos sempre exigentes e que gostam de treinadores "à Vitória".
E aqui convém realçar, porque justíssimo, o grande trabalho que Luiz Felipe vem fazendo na equipa B e que permite a todos (Todos!) os jovens chamados à equipa A corresponderem em pleno.
Ontem em quatro defesas três(!) são oriundo da equipa B.
Paulo Oliveira, Kanu e Luís Rocha. Por sinal três boas exibições.
E convirá não esquecer que Luís Rocha e Ricardo (uma grande aposta desde a época passada de Rui Vitória) estão no seu primeiro ano de seniores!
Tiago Rodrigues, outro que começou a época na B, ontem fez "apenas" um golo e a assistência para outro no corolário de uma excelente jogada começada por ele e finalizada por Soudani.
A par de uma excelente exibição durante os 90 minutos.
Soudani esse que provou que é compatível a utilização em simultâneo com Baldé com evidentes ganhos na agressividade ofensiva da equipa.
Crivellaro, um jogador que começou a época na equipa B e sobre o qual não existiam grandes expectativas face ao passado, fruto do trabalho dos técnicos (LF e RV) e do empenho pessoal tem vindo a ganhar espaço e o minímo que se pode dizer é que quando é chamado mexe muito positivamente com a equipa.
Creio que todos os vitorianos podem ter orgulho nesta equipa e no grande trabalho que se está a fazer no Vitória em termos de futebol e de promoção do futebolista português.
Formação, equipa B e equipa A.
Eu tenho!
Depois Falamos

P.S. Agora que a equipa A está em velocidade de cruzeiro o que se pede á sabedoria e competência de Luiz Felipe e Rui Vitória é que arranjem a melhor estratégia para a equipa B subir na classificação e deixar os lugares de descida.
Porque da sua importância estratégica para o Vitória já ninguém terá duvidas.

4 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro Luis,

O trabalho conjunto dos dois treinadores tem sido fenomenal e parece-me estar a criar sólidas bases para um futuro risonho.

O que se calhar seria bom era que os A's dessem uma ajudinha à equipa B )assim que possível) para esta não descer de divisão, logo no seu primeiro ano. Tal seria mau para o Vitória (ficaria sem uma segunda equipa que tanto jeito tem dado este ano à equipa A) e para o moral dos jogadores da equipa B.

Anónimo disse...

Espero realmente que se olhe verdadeiramente para a equipa b porque senão vai descer alegremente....

Anónimo disse...

Não sei se está a sugerir canalizar forças para a equipa B, agora que estamos "seguros" com a 1ª equipa.
Não creio que devamos tirar o pé do pedal. A Europa está já ali e já na próxima jornada podemos estar no 5º lugar. Também não me parece ser dramática a descida da equipa B. A II divisão é muito competitiva e entre equipa A na Europa e equipa B na II Liga, prefiro a 1ª opção. Os jogadores que forem agarrando as oportunidades na A por lá devem criar raízes, são eles a espinha dorsal dos próximos anos.

Em relação a Soudani / Baldé esta dupla só vem demonstrar que temos opções para vários cenários de jogo. Mas uma coisa lhe digo: Baldé é um portento na frente e pode muito bem jogar lá sozinho, os golos que marcou na ausência do Soudani comprovam isso mesmo. No entanto Soudani pode aproveitar e muito os espaços que Baldé cria na luta com os centrais adversários. Ou seja, Baldé é mesmo imprescindível no meu ver

luis cirilo disse...

Caro Rui:
concordo contigo. Rui Vitória e Luiz Felipe tem feito um extraordinário trabalho e estou certo que em conjunto encontrarão as soluções necessárias a salvar a B da descida.
Caro Anónimo:
É uma grande prioridade.
Caro Anónimo:
Estou a sugerir que o grupo seja gerido de molde a equipa A manter o nível e a B subir na classificação.Com os regressos de Amorim,Dinis e os jogadores que foram á CAN mais o excelente reforço que é Hernâni há mais margem de manobra. De resto não é a mesma coisa jogar na II liga ou na II B. São andamentos diferentes. E os nossos jovens tem dado excelente resposta quando chamados a jogar na I liga porque já vem com boa tarimba da II liga. Quanto ao Baldé estou de acordo consigo. É um jogador imprescindível e que pode muito bem jogar com Soudani