segunda-feira, março 25, 2013

Explicação Precisa-se!


Este é daqueles textos que preferia não ter de escrever.
Mas não ficaria bem comigo próprio se fizesse de conta que nada se tinha passado e pactuasse com algo de que discordo profundamente.
A história é simples de contar.
Algo mais difícil de perceber.
Para a final da taça de Portugal de voleibol disputada sábado em Coimbra, entre Vitória e Fonte Bastardo, a Federação Portuguesa de Voleibol disponibilizou a cada clube seis convites VIP e mais 60 para as bancadas.
Quanto a estes últimos não são para aqui chamados.
Mas os outros seis são.
Porque como a fotografia documenta os seis convites foram utilizados pelo presidente do clube(indiscutivel), pelo presidente da assembleia geral(indiscutivel), pelo director geral das modalidades(indiscutivel) por um responsável do voleibol(critério em que não me meto mas aceito) e por dois vereadores socialistas da câmara municipal de Guimarães!
E aqui é que a "porca torce o rabo".
Porque se Amadeu Portilha, vereador do desporto e principal responsável pela organização da "cidade europeia do desporto(e vitoriano de sempre embora isso não interesse para esta análise), me parece perfeitamente aceitável já a do seu colega de vereação é profundamente discutível.
O dr. Domingos Bragança, pessoa estimável e com quem simpatizo, não é sócio do Vitória (dizem-me que foi em tempos mas deixou de pagar quotas), nunca foi visto no pavilhão nos jogos das nossas modalidades e no camarote presidencial do estádio raramente é visto excepto nos jogos chamados grandes.
Ou seja o dia a dia do Vitória passa-lhe ao longe.
Então perguntar-se-à o que foi fazer a Coimbra alguém que não atravessa a rua para ver jogos no nosso pavilhão?
Infelizmente foi em campanha eleitoral.
Porque como todos sabemos o dr Domingos Bragança é o candidato do PS ás próximas eleições autárquicas e não quis perder uma grande mobilização vitoriana ainda por cima com transmissão televisiva e grande cobertura mediática.
Este aproveitamento é lamentável.
Com o PS como seria com o PSD, o CDS, o PCP ou o BE.
Devo dizer que acredito que a direcção do Vitória está isenta de responsabilidades na matéria e terá ficado tão surpreendida como eu e qualquer outro vitoriano que assistiu ao jogo.
Mas faço um apelo para que cenas destas não se repitam.
Deixem o Vitória Sport Clube fora de campanhas eleitorais, longe das lutas politico-partidárias, como um património de todos os vimaranenses independentemente da sua cor política.
Acho que o clube merece essa consideração.
Depois Falamos

P.S. Sim, é verdade, já estou a pensar no Jamor!

14 comentários:

José Paulo Cardoso disse...

Caro Luis Cirilo, olhe que o dr.Bragança é um vitoriano dos "sete costados"! Então no fim do jogo até foi cumprimentar os jogadores com um cachecol do Vitória ao pescoço!? Agora e durante os próximos anos (se for eleito) é vitoriano, depois logo se verá. Já agora, consegue explicar-me a ausência do dr.Magalhães da procissão dos Passos no domingo de Lázaro!? Ele, um indefectível de todas as procissões!? Será que foi para ter mais tempo para "conviver" de mais perto com o presidente do clube do coração (nessa noite o clube do galinheiro jogou contra o Vitória)!? Segundo me constou as imagens da sportv mostravam uma conversa bastante animada. Habituem-se, com vitorianos destes não precisámos de adversários. Nisto têm muito a aprender com o "compadre" de braga.

Anónimo disse...

snif snif snif!

Anónimo disse...

Vitoriano que é Vitoriano não deixa de pagar as quotas, só em situação de passar fome. Este Dr.Bragança é mais um em campanha eleitoral a servir-se do Vitória. Mas se fosse do PSD, o caro Cirilo diria o mesmo do post? Pior foi mais uma final perdida, que tirando o basquetebol, já chega de sermos os bombos da festa. Sou daqueles que preferia ser já eliminado pelo Belenenses, porque se o Benfica for à final, lá vamos nós fazer novamente o papel de bombos da festa. Já tivemos em anos do Pimenta equipa para ganhar a final e não ganhamos, imagina com esta equipa de putos e alguns coxos. Desde o início eu disse que a equipa B era candidata a descer, mas logo apareceram aqui uns inteligentes a criticar-me e veja-se a atual classificação. Helder Marinho

Paulo Lopes Silva disse...

Caro Luís Cirilo,
Fiquei muito espantado de ver este post. Voltamos à nossa conversa da última Assembleia Municipal.. Então afinal agora já importa por quem a Câmara Municipal de Guimarães se faz representar?

O Vitória é um dos maiores símbolos da cidade. Estando na final da taça de Portugal de Voleibol terá endereçado dois convites normais à Câmara Municipal da sua cidade: Ao vereador do Desporto e ao Presidente da Câmara. O Presidente da Câmara fez-se representar pelo seu Vice-Presidente por alguma impossibilidade do próprio.

Qual é o espanto? Estranharia mais se se fizesse representar por algum vereador da oposição..

Um abraço.

D.Sebastião disse...

Diz isto o Sr Luís Cirilo (PSD).Que nunca fez campanha,que nunca apoiou ninguém que tenha usado este tipo de estratégias! Então a sua lógica é fantástica digna de quem tem anos de carreira politica. Quer dizer se ele fosse sócio do vitória já poderia ter comparecido na tribuna vip e assistido ao jogo sem problema nenhum, que não estaria em campanha??? É por estes e por outros que temos o País está no estado em que está!

Anónimo disse...

Dois socialistas na tribuna ?
Um representava os Vitorianos (Portilha) e o outro os vitorinos (Bragança), portanto tudo bem.

PolityKeyro disse...

O Dr.Bragança, não consegue distinguir uma bola de golfe, de uma bola de Voleibol...

Agora, fez o "papel" dele.

Quem não faria?

Amadeu Portilha disse...

Caro Cirilo, lamento que o teu discernimento esteja a ser afectado pelo período pré-eleitoral, e que a inteligência que costumas revelar seja toldada pela partidarite, num assunto em que, como o dizes, a política deve ficar de fora.
A Federação Portuguesa de Voleibol convidou o Presidente da Câmara para marcar presença na final, mas por motivo de representação numa conferencia importante realizada no CCVF, à mesma hora, foi delegado no Vice Dr. Domingos Bragança a presença em Coimbra; para além disso, o responsável pela secção de Voleibol do Vitoria convidou pessoalmente o Dr. Domingos Bragança para o efeito.
A Câmara fez-se representar, como lhe era exigido, e o que não dirias se ninguém fosse!...
O Dr. Domingos Bragança é o sócio 10.257, curiosamente do mesmo ano que o atual Presidente do clube, com as quotas em dia e é também seu accionista, marcando presença regular nos jogos do Vitoria em casa, embora distante dos lugares mais visíveis, que alguns colegas do teu partido gostam muito de ocupar.
Lamento que utilizes uma normal e legítima representação municipal com campanha eleitoral, principalmente num ano onde todos somos poucos para ajudar o Vitória.
O sectarismo que revelas com este post, e os dividendos que não ingenuamente daí procuras retirar (porque podes ser tudo menos ingénuo), só são desculpáveis porque já deu para perceber que no atual PSD tudo vale para chegar a Santa Clara.
Aceita um abraço amigo.
Amadeu Portilha

luis cirilo disse...

Caro José Paulo Cardoso:
Bela ironia que subscrevo.
Caro Anónimo:
Nem mais.
Caro Helder Marinho:
Diria exactamente o mesmo. Para mim o Vitória é muito mais importante que o meu partido.
Preferia ser eliminado pelo Belenenses? Eu não. Quero ver o Vitoria ganhar a taça.
Caro Paulo:
Acredito que tenhas ficado espantado. Mas será que pensavam que ninguém iria dar por ela deste aproveitamento?
O Vitória não endereçou convite nenhum não haja confusões.
Caro D. Sebastião:
Escrevi em português. Pena que não tenha percebido.
Caro ANónimo:
Boa piada sim senhor.
Caro Politykeyro:
Conheço muita gente que não se prestaria aquele papel.

luis cirilo disse...

Caro Amadeu Portilha:
Como sabes muito bem, e num caso especifico melhor que ninguém,nunca o meu discernimento foi afectado por períodos pré eleitorais nem sofro dessa partidarite de que falas até porque ao contrário do dr Domingos Bragança não sou candidato a nada.
A representação da Cãmara estaria sempre muito bem assegurada através da tua pessoa por razões que referi no post e não vale a pena repetir.
Fico muito satisfeito pelo facto de atestares o vitorianismo do Dr.D.Bragança (pessoa que estimo como sabes)e vou ter uma séria conversa com o meu oftalmologista sobre a graduação dos meus óculos.
É que não pondo em causa o seu vitorianismo não o tenho visto no estádio (excepto nos jogos referidos no post), nunca o vi num jogo das modalidades no nosso pavilhão nem numa assembleia geral do clube. Mas deve ser defeito meu.
Quanto ao resto reitero o que disse. Não sou candidato a nada e todas as ajudas ao clube são bem vindas.
Mas não a qualquer preço.
Duas notas finais:
Não sou do "actual" PSD. Sou do PSD desde sempre.
Não sei onde se sentam todos os meus colegas de partido mas sei que o André Coelho Lima e o César Teixeira,por exemplo, ocupam lugares na bancada nascente perto do meu. E vejo-os lá!
Um abraço amigo é claro.

Anónimo disse...

conviria averiguar quando é que o "sócio" nº10.257 pôs as quotas em dia... ( sei do que falo ). Quanto ao facto de ser accionista do clube, santa ignorância, o clube não tem accionistas... Quando muito é ( será? )accionista duma SAD que ainda não viu a luz do dia ...
PS - também comprei acções da SAD e fico deveras preocupado com o facto dos nomes dos accionistas virem parar à praça pública.

Anónimo disse...

Ainda gostava de perceber qual a importância de se averiguar quando pôs as quotas em dia. Não tem mais nada com que se ocupar?
Para mim um sócio é um sócio, ou agora o Vitória, e quando mais necessita, vai se dar ao luxo de escolher os sócios?

Anónimo disse...

O voleibol tanto se queixa de ser desfavorecido em detrimento do basquetebol dentro da estrutura do Vitória (e sem razão nenhuma!!!) que se acautela bem da muleta da câmara. Pena que não tenha estado representado o município em Fafe quando orgulhosamente levantamos a taça - nem presidente, nem vice nem vereador do desporto. Mais me preocupa: "o responsável pela secção de Voleibol do Vitoria convidou pessoalmente o Dr. Domingos Bragança para o efeito". Que responsável é este que toma uma atitude pelo clube? Não nos esqueçamos das hierarquias. O clube tem uma direcção à qual o voleibol tem de responder. Pois não responde. Se foram 6 os convites como diz o Luís Cirilo, 1 para o presidente do clube, 1 para o presidente da assembleia geral, 1 para o director das modalidades, 2 para a câmara municipal, resta-nos um 1 apenas que, segundo a foto parece ter sido para Anibal Rocha??!! Espanta-me que assim seja. Não faz parte oficial da estrutura do voleibol, nem poderia pelo seu histórico no Vitória, não tem posição se relevo dentro da câmara municipal, mais uma vez parece que a estrutura do voleibol actuou sozinha, isolada da direcção. Politiquices e tachinhos. A máquina socialista como sempre. E não me confundam com um social-democrata que não sou, apenas não gosto que me atirem terra para os olhos!
Alerto apenas a direcção do Vitória para se precaver destas situações. Tratem do protocolo com as federações directamente, não deleguem nas pessoas que estão à frente de cada modalidade pois podem representar o clube, o nosso Vitória, de forma inapropriada.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu também sei quando as cotas foram postas em dia. E até o valor aproximado do pagamento.
Quanto ao resto o tempo se encarregará de separar as águas.
CAro Anónimo:
Claro que a questão não é essa.
Caro Anónimo:
De facto Fafe é muito longe e frente ao Benfica a festa não estava anunciada. Mas aconteceu.
Já frente ao Fonte BAstardo era mais provável correr bem mas não correu pese embora o magnifico esforço da nossa jovem equipa.
Quanto ás relações hierárquicas entre modalidades(incluindo futebol)e direcção foi algo que enquanto vice presidente com a área desportiva procurei implementar. A partir da minha saída desconheço o que foi feito nessa matéria.
QUanto aos convites a história está muito mal contada. Nomeadamente com essa admissão de que o responsável(qual???) pelo voleibol convidou pessoalmente o dr Bragança. A que titulo? porque?
Concordo que a direcção do clube tem de se precaver de situações destas.