quinta-feira, janeiro 31, 2013

SCP

Não sou evidentemente sportinguista.
Mas o Sporting faz parte de um universo desportivo que me habituei a conhecer desde sempre e pode, sem favor, considerar-se um dos "fundadores" da actividade desportiva em Portugal.
Pela sua antiguidade, pela tradição que encerra, pelo ecletismo que o tornou nessa área provavelmente o maior clube português.
Dele,e nele baseados, nasceram muitos outros clubes como o Braga, o Farense, o Espinho e tantos outros no país e nas antigas províncias ultramarinas.
E mesmo não sendo sportinguista não me custa nada reconhecer o quanto admirei alguns dos grandes nomes que fizeram grande o clube e tanto prestigiaram o desporto do nosso país.
Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Livramento, Bessone Basto, Yazalde, Damas, Keita, Hilário, Carlos Gomes, Jordão,Manuel Fernandes, Rendeiro, Chana,Firmino Bernardino,Figo, Cristiano Ronaldo, Futre,Domingos e Dionisio Castro, eu sei lá tantos são os nomes ilustres que passaram por aquela casa.
Hoje o Sporting vive  a maior crise da sua História gloriosa de mais de 100 anos.
Na ultima década, pelo menos, muitos foram os equívocos que passaram por Alvalade.
Presidentes, directores, treinadores e jogadores muitas foram as opções erradas que significaram para o clube leonino pesados custos financeiros, desportivos e até no ecletismo que era a sua imagem e marca.
Hoje a convulsão interna atinge níveis nunca dantes vistos.
Uma direcção que carrega o "pecado original" das suspeitas sobre a votação que a elegeu e que foge de uma assembleia geral como o diabo da cruz.
Uma mesa da assembleia geral em profunda divergência com a direcção e pretendendo uma  posição de equilíbrio entre esta e os associados mas que não prescinde das suas competência e dentro delas marcou a tal AG.
Os adeptos profundamente revoltados com o caminho que o clube segue e contestando cada vez mais a direcção eleita meses atrás.
Para cumulo os resultados desportivos do futebol(os que verdadeiramente fazem opinião entre os adeptos)em nada ajudam e o SCP está limitado a tentar apurar-se para as competições europeias da próxima época.
Como adeptos do desporto que nada tem a ver com o SCP parece-me evidente que uma direcção que tem medo dos próprios associados do clube não tem qualquer futuro e adiar a AG é apenas adiar o inicio da solução dos problemas.
E perder tempo.
Que é algo que não abunda no Sporting.
E manter este "status quo", entrar em batalhas jurídicas em torno da marcação da AG, alimentar o actual clima de instabilidade e confronto interno apenas servirá para fragilizar ainda mais uma instituição gravemente doente.
Ao ponto de um destes dias SCP deixar de significar Sporting Clube de Portugal e passar a ser Sem Conserto Possível.
Esperemos que não...
Depois Falamos.

7 comentários:

Anónimo disse...

O meu filho de 11 anos já lhes chama de: Sporting 14, à imagem do Salgueiros 08 e do Marco 09!!!

luis cirilo disse...

Caro Anónio:
Aí está uma bela piada

Anónimo disse...

o sporting tá acabado... enquanto godinho lopes não sair vai-se afundar cada vez mais...tal e qual como com o nosso vitória deixamos o milo mais tempo e hoje andavamos nos distritais...

os sportinguistas tao a arruinar o clube ao nao fazerem nada por ele..ao deixarem o presidente deles permanecer no clube...

Anónimo disse...

o Sporting está (ressalvada a escala) numa situação semelhande à do Vitória no ano passado:
Contratações caríssimas sem resultados práticos.
Situação financeira em degradação contínua.
Direção contestada e ameaçada de destituição.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Assim parece ser.
Caro Anónimo:
Com a diferença que os problemas deles são bem maiores

Anónimo disse...

Os problemas dos outros são sempre maiores, mas quero ver como vai ficar o caso Soudani, se nos forem retirados pontos na classificação.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
esperemos que não. mas é um risco que existe