quinta-feira, janeiro 03, 2013

Rui Massena

Terminou a CEC 2012.
Não vou aqui fazer um balanço da mesma por me sentir absolutamente incapaz, até porque pouco tempo decorreu ainda, de ter uma visão global sobre todos os aspectos em que este evento incidiu.
Centenas de espectáculos, milhares de artistas, centenas de milhar de espectadores e visitantes marcaram um ano inolvidável para Guimarães que se espera deixe hábitos culturais para o futuro profundamente enraizados na comunidade.
Não sei, até porque nessa como noutras matérias cada cabeça cada sentença, qual foi o momento mais marcante ou o artista cuja actuação mais agradou.
Por mim, que segui a CEC com razoável distanciamento, não teria duvidas na escolha:
O maestro Rui Massena (e a fundação orquestra estúdio!) terá sido a figura que mais sobressaiu desde o inicio da capital europeia da cultura.
Grandes concertos, momentos musicais inolvidáveis e aquele momento "mágico" do Bolero de Ravel na praça da Oliveira ficam como imagens que perdurarão desta CEC e que muito se devem ao maestro e ao seu talento.
Até para comunicar.
Depois Falamos.

P.S. Não se ignoram os pesados custos mas será uma perda irreparável se a fundação orquestra estúdio não continuar. Autarquia e governo deviam encontrar a "engenharia financeira"necessária  á sua continuação.

2 comentários:

c disse...

Ainda passou pouco tempo para se fazer um balanço capaz do que foi a CEC2012.
Pelo que vi, vivi, ouvi e senti, não acho possível que seja um ano repetível nos tempos mais próximos em Guimarães, mas devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para fazer germinar as sementes que foram lançadas à terra.

Alguns personagens são incontornáveis neste ano que passou, e um deles é sem dúvida Rui Massena.
Rui Massena foi capaz de potenciar ao máximo a FOE, em todos os aspetos possíveis, desde o grande e diversificado número de espetáculos, até à forma como os músicos se desdobraram em ações por todo o concelho. Foi inovador em muitos das performances da FOE, para além dos convidados que foi tendo ao longo do ano. E, last but not least, soube cativar os corações dos vimaranenses, em muito daquilo que fez, vindo-me à memória, assim de repente, a participação Nicolina em diversos eventos, nomeadamente o concerto dos Expensive soul, ou a execução do hino do Vitória no espetáculo inaugural da orquestra. Brilhante!

Por mim elevava-o à condição honorária de cidadão de Guimarães!

luis cirilo disse...

Caro c:
Estamos de acordo.
Há uma enorme marca de Rui Massena na CEC.