quarta-feira, janeiro 23, 2013

O Senhor das Balizas

De uma coisa tinha a certeza , a actual direcção do Vitória, quando tomou posse a 10 de Abril de 2012 para um mandato de três anos que se sabiam difíceis.
Não havia dinheiro para contratações sonantes nem para substituir alguns dos jogadores que iam deixar o clube por outros com o mesmo nível de experiência.
Daí que o caminho tivesse de ser outro.
Apostar em contratações cirúrgicas e com perfill claramente definido(jovens a custo zero e com margem de progressão), dar espaço aos jovens que estavam a rodar noutros clubes e tirar o máximo dos jogadores que já estavam no Vitória.
Se não se podem contratar jogadores melhores então tornem-se melhores os que já temos.
Foi essa a filosofia.
E nesse contexto as equipas técnicas seriam fundamentais.
Em posts anteriores já se versaram as razões pelas quais se renovou contrato com Rui Vitória e se fez regressar Luiz Felipe.
No sector muito especifico dos guarda redes (e as grandes equipas constroem-se de trás para a frente)as opções foram muito claras desde o inicio.
Entendeu-se que Neno, um bom treinador de guarda redes, podia ser mais útil nas funções de relações públicas aquelas em que se sente como "peixe na água" e nas quais pode dar o seu melhor contributo para a expansão e divulgação do clube.
Para o seu lugar, mas com funções muito mais vastas, o Vitória teve a felicidade de um dos mais qualificados treinadores de guarda redes a nível europeu sendo vimaranense e vitoriano estar disposto a abraçar o projecto desportivo em curso no clube.
E só por isso, também ele perdendo contratos de trabalho muito mais significativos em termos salariais, foi possível trazer Luís Esteves para o clube.
Deixando as "arábias" e  a federação espanhola onde treinava os treinadores de guarda redes!
Veio treinar os guarda redes da equipa A e coordenar o treino de todos os outros guarda redes do clube desde a B ás escolinhas contando com um grupo de colaboradores de excelente nível como o Sander Krabbendam na equipa B ou o Best nos juniores entre vários outros.
E os resultados estão á vista.
Pese embora os excelentes serviços prestados ao clube durante sete anos em boa verdade alguém ainda suspira por Nilson face á qualidade que Douglas tem exibido?
Penso que não.
E posso atestar que "este" Douglas é bem melhor do que aquele que terminou a época passada.
E depois os outros que vem atrás.
Assis, André Preto, Miguel Oliveira e Palha.
Em condições normais o Vitória tem a baliza bem protegida para os próximos dez anos pelo menos.
E ,mais importante ainda, está a criar uma verdadeira escola de guarda redes que para além de garantir o futuro das balizas vitorianas  será também  a percursora de outras escolas para posições especificas no terreno de jogo.
Lá está.
Quando não podemos comprar...fazemos.
E essa é sempre a melhor opção.
Especialmente quando servida por profissionais com a enorme qualidade do Luís Esteves e dos que com ele trabalham no dia a dia.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande trabalho deste senhor, o Douglas tem evoluído!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sem duvida nenhuma