quarta-feira, janeiro 09, 2013

Jeremias

Na bela colecção de cartoons que o Miguel Salazar tem vindo a desenhar, referentes a "velhas guardas" do Vitória, chegou agora a vez de Jeremias.
Um dos melhores pontas de lança que vi jogar no Vitória.
Jogou apenas duas temporadas em Guimarães, intervalados por três anos no Espanhol de Barcelona, mas foi especialmente na primeira delas que deixou uma bela memória de grandes golos e grandes exibições.
Era um jogador bem constituído fisicamente, senhor de excelente técnica e de uma prontidão de remate absolutamente invulgar que o levava a fazer muitos golos quer com os pés quer de cabeça.
Recordo-me bem do primeiro jogo que o vi fazer pelo Vitória.
Á terceira jornada do campeonato de 1974/1975, num jogo em casa frente ao Oriental, o Vitória venceu por cinco zero com Jeremias a assinar quatro golos sendo um deles absolutamente excepcional.
Daí para a frente muitos golos e muitas exibições de classe que os vitorianos desse tempo nunca esquecerão
Nessa época o Vitória viria a classificar-se em quinto lugar no campeonato mas foi a única vez na história do futebol português em que o quinto classificado teve o ataque mais realizador da prova com 65 golos em trinta jogos.
Para isso muito contribuíram Jeremias(18 golos) e Tito (17 golos) respectivamente segundo e terceiro melhores marcadores do campeonato embora bastante longe do inacessível Yazalde que ao marcar 46 estabeleceu um recorde que ainda hoje vigora.
Duas memórias mais acerca dessa época:
Foi nela que o famigerado Garrido nos roubou o quarto lugar , e o apuramento europeu,com aquela vergonhosa arbitragem "premiada" com o incêndio do seu carro.
Foi também nela, numa altura em que o Vitória incomodava os do costume, que se deu um verdadeiro escândalo; Jeremias é expulso num jogo (reza a lenda que sem motivo) e a federação aplica-lhe a brutalidade de cinco jogos de castigo.
Motivo para centenas e centenas de vitorianos saírem á rua numa enorme manifestação de repúdio pela "manobra" federativa que muito nos prejudicou.
Outros tempos.
Depois Falamos
P.S. Além desses cinco jogos Jeremias ainda cumpriu mais dois devido a um outro castigo. Em trinta jogos faltou a sete. Com ele a jogar a época teria tido,seguramente, um final bem mais feliz.

28 comentários:

Anónimo disse...

Então o Vitória hoje ganhou 2-0 à Naval para a Taça da Liga e o Luis Cirilo coloca aqui o Jeremias? Porque será? Compreendo, o Luis Cirilo também não foi ver o jogo e não esteve nos 50/60 adeptos presentes no estádio. Talvez no dia 16 sejam mais, mas duvido!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu sei que ser bracarense é duro e que a maioria de vocês nutre uma admiração mais ou menos oculta pelo Vitória.
A começar pelo vosso presidente.
O Jeremias foi um dos grande jogadores que passou pelo Vitória. Nunc ao SCB teve jogadores deste nível.

Pedro disse...

Caro anónimo, na meia final da Taça da Liga não me diga que não vai puxar pelo seu Benfica?

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, jogadores como Perrichon e Chico Gordo dizem-lhe alguma coisa? Caro Pedro, convido-o a vir ao Estádio Axa a assistir ao jogo e depois diga-me alguma coisa sobre o fervor clubístico dos sócios do SCBraga. Ontem pelos vistos, o caro Pedro também foi mais um entre os milhares de vitorianos que ficou em casa a ver o Benfica-Académica, porque no Estádio D.Afonso Henriques estavam 814 adeptos a ver o jogo com a Naval.

Pedro disse...

Caro Cirilo, desculpe a analogia, mas os recentíssimos e fervorosos adeptos do Braga fazem-me lembrar aqueles, vá lá, homossexuais que dizem que não o são porque saõ....casados e têm filhos.

"Fervor clubístico no AXA", é uma pérola! Este nem o Salvador deve conhecer.

Anónimo disse...

Caro anónimo bracarense, vale uma aposta em como os sócios do SCB debandarão das bancadas do Axa, quando o vosso período de euforia terminar como terminou um dia o Boavista. Espero para ver, só falta saber quando.
Srg

Anónimo disse...

Caro anónimo bracarense, vale uma aposta em como os sócios do SCB debandarão das bancadas do Axa, quando o vosso período de euforia terminar como terminou um dia o Boavista. Espero para ver, só falta saber quando.
Srg

Anónimo disse...

Perrichon e Chico Gordo ?

Paulinho Cascavel, Carlos Alberto, Djalma, N´Dinga e Edmur, dizem-lhe alguma coisa ? Paneira, Paulo Bento, Pedro Mendes, Cívico, Silveira, Rola, não lhe dizem nada?
Aconselho-o vivamente a viver e saborear esta fase do SCB, porque a euforia será com toda a certeza efémera.
Srg

Anónimo disse...

"Pedro Mendes, Cívico, Silveira, Rola, não lhe dizem nada?"

Não.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Dantes era um jogo que unia os bracarenses. Era tudo em familia.
Caro Anónimo:
Foram dois bons jogadores do SCBraga. Melhores que eles cito-lhe meis duzia ou mais do Vitória. Cascavel,Jeremias,Tito,Edmur,Mendes,Ernesto,Djalma, Manuel, Ziad,Saganowski,Rui Lopes,Jorge GOnçalves, ups...já vai numa dúzia.
Caro Pedro:
Apesar de tudo já foi pior.
Caro Anónimo:
Não acredito que ao braga aconteça o mesmo que ao boavista. Mas um dia voltará ao seu normal.
Caro Anónimo:
Tal e qual

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Até admito que os três ultimos, jogadores dos anos 50, não lhe digam nada.
O Pedro Mendes é aquele "rapaz" de Guimarães, vitoriano e formado no Vitória, que foi campeão europeu, campeão nacional em Portugal e na Escócia, vencedor da taça de Inglaterra e titular da selecção nacional no ultimo mundial entre outros titulos. Ou seja um palmarés que nunca nenhum jogador bracarense formado no braga teve ou sequer andou lá perto

Anónimo disse...

Em Guimarães só deve dar a GuimaraesTV, porque parece que não assistiram ao fervor clubístico com os exitos recentes na Liga dos Campeões e Final da Liga Europa e o 2ºlugar na Super Liga. Em todas as televisões, menos na GuimarãesTV, deu os milhares de adeptos a festejar em pleno aeroporto Sá Carneiro a altas horas da madrugada, bem como no centro da cidade. Essa do SCBraga virar Boavista, dá vontade de rir, quando é precisamente o Vitória que está mais perto de isso acontecer. Esperemos que não, porque esta rivalidade tem que continuar, porque o campeonato não é o mesmo sem os derbys. Têm que compreender que o A.Salvador ainda é muito novo e a paixão que ele tem pelo futebol e pelo SCBraga, ainda vai durar muitos anos e reparem que mesmo com o país em crise, o SCBraga fatura milhões em vendas de jogadores e receitas de TV, marketing, Liga Europa, Liga dos Campeões, tendo a liquidez suficiente para pagar os seus compromissos. Em vez de criticarem, façam o mesmo que ele e deixem-se de invejas saloias. Quanto a jogadores, por acaso o Dito, Barroso, Carvalhal, Quim, Eduardo, Karoglan, João Cardoso, Vando, Zinho, Jorge Gomes, Lima, Wender, Tiago, Ricardo Rocha, Pizzi, e muitos mais. Quanto ao Benfica, o Pimenta Machado sempre foi benfiquista e o sonho dele era ser presidente do Benfica. O próprio Emilo Macedo era outro benfiquista,não faltam fotos na net do mesmo em jogos do Benfica. Em relação ao A.Salvador, mora perto de mim e para o cumprimentar e saudar basta ir de manhã à pastelaria "Maria Bolacha" e tomar um Café bem perto dele. RENDAM-SE AO HOMEM PORQUE É UM VENCEDOR!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Cita um belo lote de jogadores medianos que passaram pelo Braga. Eu estava a falar de jogadores d eoutor nível e restringindo-me a pontas de lança. Porque se for para outras posições então o esmagamento é total. Quanto aos presidentes apenas lhe digo o seguinte: Que eu saiba Pimenta Machado sempre foi vitoriano. Quanto a Emilio Macedo é tão benfiquista como Salvador é assumidamente portista. Quantas fotos da net quer do seu presidente em jogos do Porto? Até num em que foi lá como "artista" convidado pensando que chateavam os vitorianos com a sua presença.

Anónimo disse...

De lembrar que, al´´em dos referidos 7 jogos de castigo, Jeremias teve algumas lesoes que o afastaram mas um punhado deles

jj disse...

Formado no SCBraga com melhor palmarés (mais títulos) que o Pedro Mendes temos o Tiago.
Jogou (e ainda joga) em grandes clubes europeus (além do Braga, Chelsea, Lyon, Juventus e Atl. Madrid). E tem muitas mais internacionalizações que o Pedro.
Tivemos também nas nossas fileiras João V. Pinto e Nuno Gomes, dois dos jogadores mais internacionais de sempre por Portugal.

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
Lembra bem.
Caro jj:
O Tiago tem uma bela carreira de facto. Nao me lembro e' em que clube foi campeao europeu

Anónimo disse...

Realmente o Pedro Mendes era um excelente Ponta de Lança, de outro nível. Foi Campeão Europeu no Porto, tudo bem, mas depois foi sempre a descer até terminar no Vitória. O Tiago dá-lhe 10-0. Quanto a jogadores medianos, por acaso o Zinho, Vando, Barroso, Dito, Quim, Ricardo Rocha, Lima, Wender, não foram transferidos para os ditos grandes e foram lá titulares? Quantos do Vitória foram transferidos e foram titulares? Quanto à admiração dos bracarenses pelo Vitória, só mesmo na sua cabeça, porque aquilo que se lê nas redes sociais é que o vitorianos estão rendidos à supremacia do SCBraga em todos os aspetos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
elencou, e bem, uma bela série de "barretes" que o SCB enfiou aos chamados grandes. Talvez com excepção do Lima e parcialmente do Quim.
Transferidos do Vitória para esses clubes?
Pedro Mendes, Fernando Meira, Paulinho Cascavel, Neno, Paquito,Laureta, Quim Berto, Sodestrom, Nuno Espirito Santo, Capucho, Ademir Alcântara,Silvino, Damas, Pedro Espinha, Pedro Barbosa,Pedro Martins,Dimas, Miguel,Romeu,Djalma, Morais, Pedras...chega? Todos os portugueses foram internacionais e titulares de benfica,porto e sporting. Tem alguma comparação com esses barretes que o braga impingiu e que na sua maioria nem aqueceram o balneário?

Unknown disse...

O anónimo bracarino, tens coragem em colocar nessa lista o Wender por exemplo? Mete o Armando Sá também, o Roberto Carlos de Moçambique como foi apelidado, e que era mesmo um flop.
Quanto ao Tiago, o que fez ele no Chelsea e Juventus (em Itália ganhou aquele troféu, o "bidão de lata")?
Foi um "barrete", tal como é agora no Atlético Madrid. O Pedro Mendes, foi sempre um jogador muito utilizado no Porto, Tottenham, Portsmouth e Rangers, onde era idolatrado.
Do Vitória para os ditos grandes, jogadores que eu me lembre, foram sempre indiscutíveis, falo do Meira (foi campeão na Alemanha e Rússia), Pedro Barbosa, Dimas, Paulo Bento, o Capucho, o Zahovic, Nuno Assis por exemplo.
Ao contrário do Barroso, João Alves, Wender, etc que foram suplentes-reservas.
Os únicos que podes dizer com convicção são o Quim, Ricardo Rocha, Tiago e o Lima.
E na supremacia, não confundas uma boa gestão da vossa parte, com maior bairrismo, com muita mais paixão, mais dedicação, mais fervor, melhores condições em termos de infraestruturas, e maior massa adepta do lado do Vitória Sport Club!

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo:
Também posso elencar uma bela série de "barretes" que o Vitória enfiou aos chamados grandes: Fernando Meira, Paquito,Laureta, Quim Berto, Sodestrom, Nuno Espirito Santo, Capucho, Pedro Espinha, Pedro Martins, Miguel,Romeu? Não foram todos internacionais e titulares de benfica,porto e sporting, desculpe lá. Fizeram alguns jogos a titular mas sem consistência.

jj disse...

Nos últimos tempos, os melhores jogadores que transitaram do VSC para um grande do futebol português foram: Riva, Edmilson, João Tomás, Soderstrom, Abel, Alan e Custódio.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Lafuente:
apenas posso subscrever a sua opinião. E lembrou bem nomes como PAulo Bento, Nuno Assis e Zahovic. MAis três excelentes jogadores que não te nada a ver com os "barretes" que o braga enfiou a esses clubes.
Caro Anónimo:
Apena so Quim Berto não foi internacional. Os outros foram todos quer de Portugal quer dos seus paises. Quanto aos pseudo "barretes" está a falar de alguns jogadores com vários titulos conquistados(nacionais e provas internacionais)com paticipações em europeus e mundiais. desculpe lá mas nesta matéria não há nada a fazer. O Vitória sempre teve e transferiu melhores jogadores que o braga.
Caro jj:
Ai essa memória...e do Douglas não fala?
Os outros,coitados, não transitaram. Foram despromovidos!

Unknown disse...

O jj, o Riva e o Edmilson foram felizes foi no Vitória, pois tiveram o privilégio de nos seus tempos, jogar com o Standard de Liége, Parma, Lázio, e Celtic, convosco nem sequer jogavam na Europa do futebol.
Mas olha, pensei que ias falar dos tempos, em que o Vitória vós emprestou o Paulo Gomes e o Carlos Lima por exemplo.
E podias falar do Paíto, do Douglas ou até do Gonçalo Silva, que não joga na vossa Equipa B estrangeira.
E olha o Sodestrom, disse ainda há pouco tempo, que o Vitória foi o melhor clube que jogou.
Mas pronto, vocês disfarçam bem!

luis cirilo disse...

caro Lafuente: o problema dos adeptos bracarenses e'confundirem a ultima meia duzia de anos com a Historia toda. Que nos e' largamente favoravel em todos os itens

jj disse...

De facto, o Luís tem uma visão muito vimaranense da realidade.
Dizer que o VSC está à frente em **TODOS** os itens é uma grande mentira. Eu atrevo-me a dizer que na maior parte dos itens o SCB é que está à frente do VSC.
Vejamos:
1. melhor classificação no campeonato (2º vs. 3º)
2. Taça de Portugal (vencedor vs. finalista)
3. melhor participação na Europa (finalista vs. quartos-final). Vencemos ainda a Taça Intertoto.
4. mais jogadores/internacionalizações por Portugal (ainda há dias jogaram 7 jogadores pela seleção)
5. mais jogadores convocados para fases finais de Europeus e Mundiais ao serviço de Portugal (8 vs. 2)
6. mais jogos e (muitas) mais vitórias na UEFA. Este ano participámos pela 9ª vez consecutiva e já participámos 2 vezes na fase de grupos da Champions.

Onde o VSC está à frente é no número de participações no campeonato nacional (68 vs. 57). É inegável; é um facto. De qualquer maneira, nesta altura somos a 4ª equipa que há mais anos está de forma consecutiva na 1ª divisão (38ª presença consecutiva).
Só há uma coisa em que vocês estão à nossa frente e com grande margem (é nas dívidas, nos calotes e no "buraco").

Já sei que vai dizer que são números. Pois são! O futebol que eu saiba é feito de números, vitórias golos, etc.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, essa matemática anda mesmo má. Essa meia dúzia de anos já dura há 11 anos. Em 11 anos a nossa supremacia foi de 10 anos, tirando então o vosso 3º lugar no ano em que subiram de divisão com o Cajuda. Digo bem, descida de divisão, conseguiram descer em pleno século XXI, uma autêntica vergonha. Nunca vocês conseguiram em tantos anos seguidos serem superiores ao SCBraga. A conquista da Taça Intertoto, Taça de Portugal 1966, a final da Liga Europa e as participações na Liga dos Campeões, chega perfeitamente para vos deixar a léguas de distância em termos de palmarés. Fiquem lá com mais participações no campeonato, que nós bem podemos com isso. Enquanto houver A.Salvador, sempre acima de vós e este ano mais do mesmo e no próximo a mesma coisa e por aí fora. O VOSSO SONHO É A NOSSA REALIDADE!SOMOS O ORGULHO DO MINHO!

luis cirilo disse...

Caro jj:
Sobra-lhe em capacidade de argumentação o que falta ao braga em palmarés e número de adeptos.
Caro Anónimo:
Há muitas formas de avaliar a grandeza dos clubes. Uma delas é a inveja dos rivais. E nesse aspecto diverte-me ver como os bracarenses admiram e invejam o Vitória. A começar pelo vosso preisdente que adorava ter adeptos como os vitorianos. E também lhe digo mais uma coisa: fiquem lá com o vosso palmarés que nós ficamos com o nosso. Na certeza de que preferia ser adepto do Vitória nem que fosse nos distritais do que de um braga campeão europeu. Parágrafo!