sexta-feira, janeiro 18, 2013

Humildade e Bom Senso

Ainda mal acabados de disputar os quartos de final da taça de Portugal, com o consequente apuramento de Vitória,Belenenses,Paços de Ferreira e Benfica para as meias finais e já a habitual estupidez tomou de assalto a comunicação social nacional.
Hoje, no telejornal das 13 h da RTP 1,já os jornaleiros diziam que sem Porto,Sporting e Braga em prova o Benfica é o grande favorito á conquista da taça de Portugal!
Isto é miserável.
Mais do que miserável é execrável e vergonhoso.
Até porque se trata de uma mensagem que já começa a passar noutros orgãos da comunicação social que este país infelizmente tem.
A bajulice, subserviência e cretinice que leva os jornaleiros, sem respeito pelo público nem pela sua profissão, a expressarem opiniões pessoais como se de noticias verdadeiras se tratasse só tem uma resposta possível por parte dos telespectadores, ouvintes e leitores.
O mais absoluto desprezo.
Não deixando de lamentar que a RTP, serviço público de televisão, não se obrigue à devida isenção e trate todos por igual.
Ao longo do ano são centenas as hora de televisão gratuita que as televisões (entre as quais a RTP)oferecem à "santíssima trindade" do nosso futebol seja em noticiários, em ridículos directos quase diários das conferências de imprensa pós treinos ou nos programas desportivos em que dão lugar cativo apenas e só aos comentadores afectos a esses clubes.
É um frete (falta saber se remunerado...) a esses clubes e aos seus patrocinadores em claro prejuízo de todos os outros.
Agora também já querem definir os vencedores das competições ao sabor dos seus desejos.
Agora... e sempre desde há muito.
Já que a eles lhes falta o bom senso, o profissionalismo, a isenção e o respeito por todos os clubes menos pelos três que se sabem ( e muito em especial pelo SLB)resta aos três semi finalistas restantes fazerem o seu trabalho com humildade, empenho e seriedade.
Espero que com esses atributos, e sem qualquer falta de respeito pelo Belenenses,o Vitória seja um dos finalistas.
E na outra semi final, com um Paços de Ferreira a fazer uma excelente época, logo se vê quem é o outro finalista.
Pode ser que os jornaleiros engulam em seco...
Depois Falamos

P,S, Sò num futebol gerido de forma incompetente é possível a 1ªmão das meias finais ser a 30 de janeiro e a 2ª mão a 16 de Abril dois meses e meio depois!!!
Mas para FPF está bem assim.
Se calhar no Gabão é igual...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

Assinando por baixo este seu texto, queria apenas lembrar algo que foi ainda hoje noticia na TV, pela boca de jornalista que preside, salvo erro ou omissão,à comissão reguladora da comunicação social, (cuja sigla não me ocorre), a sua preocupação de que muito brevemente era possível não haver papel para jornais ou coisa do género.
Esta sua preocupação, realmente é capaz de estar bem fundamentada, já que toda a gente sabe, a imprensa, a verdadeira imprensa, está a desagregar-se graças ao estilo que foi adoptado nestes últimos anos, ou seja, não dar noticias, mas apenas expressar opiniões dos seus redactores. Eu falo na verdadeira imprensa, porque a outra, aquela que se apelidava de pasquins já há muito tempo fechou portas.
Quem fala em jornais, também pode incluir as próprias tv,s, só que estas não têm os mesmos problemas, devido ao seu grande suporte financeiro, que as vão mantendo apesar das suas programações serem de qualidade bem duvidosa, incluindo, como está bem de ver, os seus programas ditos desportivos que apenas e só têm um destinatário, os chamados clubes grandes que são o zoo do futebol "indígena".
Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro S.Guimarães.
Partilho das suas preocupações.
Mas creio que esta tendência para a superficilidade e incompetência só muito dificilmente será reversível.
O que não significa que nos conformemos ou pactuemos