segunda-feira, janeiro 23, 2012

Cavaco...Porque não te Calas?

Votei sempre em Cavaco Silva.
Em 1985, 1987, 1991 nas legislativas que ganhou como líder do PSD.
Nele votei, até com a honra de ter sido seu mandatário concelhio, nas presidenciais de 1996 em que viria a ser derrotado por Jorge Sampaio nas únicas eleições que perdeu ao longo da sua carreira política.
Voltei a votar em 2006 quando foi eleito Presidente da República.
E renovei o voto em 2011 aquando da sua reeleição.
Se, por absurdo, hoje se realizassem novas presidenciais voltaria a votar nele salvo se aparecesse um candidato que me agradasse mais da minha área política.
Tudo isto para dizer que tendo votado em Cavaco Silva em todas as eleições em que foi candidato, nos últimos 27 anos, isso não me impede de dizer que estou profundamente desiludido com afirmações recentes proferidas acerca de reformas, subsídios e afins.
Porque nelas revejo muito mais uma posição pessoal de quem está desagradado com algumas medidas do que a posição responsável de um presidente da república que ao falar sabe bem que é ouvido por pessoas de todas as condições económicas e cuja esmagadora maioria tem uma situação económica bem pior do que a dele.
Compreendo que o professor catedrático de finanças públicas e director reformado do Banco de Portugal (e ex primeiro ministro), depois de uma vida inteira a descontar para a reforma, se sinta revoltado ao ver os seus rendimentos diminuídos pelos cortes impostos pela troika.
Como ele milhões de portugueses.
Que esperam que o Presidente da República os represente (mesmo aquele que não o elegeram porque o PR é PR de Portugal) e não que utilize o cargo e consequente visibilidade para se vir lamentar da sua situação particular.
Que é, repito, bem melhor do que a da esmagadora maioria dos portugueses.
Que, em boa verdade, não tem culpa nenhuma que o cidadão Aníbal Cavaco Silva até tenha optado por receber as reformas em detrimento do salário de presidente que nesta altura até seria mais vultuoso do que as ditas cujas.
Daí que, e porque este assunto já “enjoa”, talvez não fosse atrevimento pedir ao senhor Presidente da República para se calar acerca de reformas, pensões e outras questões que se prendem com o cidadão e nada tem a ver com o presidente.
Depois Falamos

19 comentários:

Ricardo Campos disse...

O cavaco foi muito infeliz no que disse, mas a comunicação social esquerdalha não perdoa.

O cavaco devia fazer o que o soares fez no segundo mandato, devia pegar na Maria e dar a volta ao mundo, o soares ia para as Seychelles andar de tartaruga e aproveitar tudo até ao fim. O cavaco, coitado, tem raízes mais humildes e fica contente com uma fatia de bolo rei.

Para terminar, cada ex presidente da republica custa a todos os portugueses 300 mil euros por ano, será esta a tão falada dignidade republicana?
pq raio temos de manter os ex presidentes da republica?

Os Pensamentos da Borboleta disse...

Actualmente como cidadã reconheço o direito do presidente da república também como cidadão, acima de tudo ele é um cidadão, se mostrar descontente com a sua quebra de rendimentos, foi infeliz nas afirmações? Foi sim! Mas sejamos justos o nível de vida a que está habituado ( e que merece) envolve certamente mais gastos do que o nosso daí dizer que o que recebe de reforma mal dá para cobrir os gastos. Não podemos esperar que um presidente que para além disso tem um extenso currículo de trabalhos bem remunerados deva ter o mesmo estilo de vida que um português ( habituado a ganhar 500 €).Claro que quem vive com 500, 1000 parece-lhe muito, mas quem vive com 5000 e que tem compromissos financeiros para 5000, 1000 é uma ninharia. O ´único pecado do PR foi o timing pois noutra altura estas afirmações passariam "despercebidas".

Anónimo disse...

Subscrevo-me o que disse Miguel Sousa Tavares « Cavaco tem mentalidade de funcionário público». Creio que MST se referia ao facto de Cavaco dar como garantido o seu salário e as suas gordas pensões.
Já os pobres trabalhadores do sector privado sabem bem que o seu salário depende da tesouraria da empresa onde trabalham, mas Cavaco considera-se dessa estirpe especial que são os fp: tenho de ser sustentado pelos pobres trabalhadores, esses com salário sempre incerto. Cavaco é o português típico, vive para ser fp, sem empreendorismo.

Orgulho-me de nunca ter votado Cavaco. Sou de Direita.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
O Cavaco foi infeliz,é verdade, mas já tem experiência suficiente para não cair em erros tão básicos.
Quanto ao resto não estou de aocrdo.
O PR não é para andar a passear é parta exercer as suas funções.
E acho que o estatuto de ex PR merece um tratamento adequado.
Cara Marisa:
Essencialmente o PR devia perceber que o seu caso pessoal não interessa a ninguém e usar o mediatismo do cargo paqra se queixar é completamente errado.
Não digo que ele não tenha razão. Não pode é falar assim.
Caro Libertas:
É uma interpretação que respeito.
E com a qual não estou em total desacordo.

Anónimo disse...

Eu estou solidário com o cavaco:
Eu tb tenho rendimentos de 10.000 euros por mes, eu tb tenho casa paga, eu tb tenho comida paga, eu tb tenho roupa lavada paga, eu tb tenho motorista, eu tb tenho quem me pague a gasolina, eu tb tenho um 2.900 euros por mes para despesas correntes, esses 10.000 euros nao me chegam para o resto das despesas...infeliz nas declaraçoes?? nada disso, tenham é pena de mim e do cavaco.

Ironia mode off

tenham é vergonha na cara

Das poucas vezes que concordo consigo caro Crilo, mas mesmo vc foi demasiado soft....

Anónimo disse...

É mais que óbvio que as declarações do PR foram alvo de uma interpretação demasiadamente levada à letra. No entanto, acho que é mesmo ridícula a oportunidade escolhida para tais declarações, pelas razões mais que conhecidas.
Bem, na minha perspectiva, o PR pretendeu transmitir uma ideia de solidariedade social - dizer aos cidadãos que a crise, efectivamente, toca a todos, incluindo o PR; contudo, essa tentativa revelou-se altamente frustrada, independentemente da altura pois o que há que ter em conta é sua posição enquanto representante máximo do Estado.
Quanto à mentalidade do Dr.Cavaco ser a de um funcionário público, penso que se trata de uma opinião um bocado hipócrita: todo e qualquer ser humano certamente não vai ficar contente se começar a receber menos, seja por que motivos forem - esta é uma qualidade inerente ao Homem, a ambição; o PR apenas deveria limitar-se a levar os desabafos para casa...

MD

Miguel Sampaio disse...

Pessoalmente, as declaraçoes do PR, quando o ouvi no telejornal dizer, foi como ver um sketck dos gato fedorento. Ja nao me ria com uma boa gargalhada desde os tempos desses senhores da comedia portuguesa. Mas a verdade é que no fundo as declaraçoes deste sr nao têm piada nenhuma e quanto a mim chega ate a ser uma ofensa a quem tem que se governar com um salario ou familias cujos dois salarios nao chegam a metade da reforma deste sr.


Outra coisa que me causa um pouco de confusao, é o facto de termos pessoas que sao de tal maneira partidarias que parece que se trata de um clube de futebol no qual apoaimos ate a morte. Nao sou muito ligado á politica é certo. Voto com a consciencia que vou votar no melhor politico, seja ele de que partido for. Talvez o Cavaco seja para mim o Politico que menos gosto desde sempre. Vai se la saber porque. Mas o que eu gostava de entender, e digo isto sem ironia ennhuma, é como se pode ligar a um partido tao fielmente como se de um clube se tratasse. Espero um dia perceber isso porque acho que existe muito disso neste pais, Familias inteiras que sao do PS ou PSD so porque os antepassados apoiavam esses partidos. JA eu nao sou de nenhum em particular. Tento votar no que acho mais honesto e que vai fazer a diferença...

Anónimo disse...

Caro Dr.Cirilo,

sobre a situação em causa, obviamente que todos reconhecemos que Cavaco esteve mal, muito mal. Mas vou um pouco mais longe, e um pouco mais abrangente, e diria que tudo isto combinado não saia melhor! Fico por aqui. IL

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

Cavaco Silva, sempre teve o péssimo hábito de falar, quando deve estar calado e isso torna-o um alvo fácil para os seus críticos.
Pessoalmente e tal como Medina Carreira bem disse, o forte de Cavaco é sem dúvida, o silêncio.
Espero que tenha aprendido a lição, um PR tem que ter contenção verbal, para não cair no ridículo.

Cps
S. Guimarães

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,estou na mesma situaçao que voçe,pois votei no Prof.Cavaco Silva em todas as eleições e nao me arrependo,pois considero que é um politico sério e honesto como poucos,nas tem um grave problema de comunicaçao!
Neste assunto penso que até nao é um caso de comunicaçao,pois até hoje que escrevo,ainda em nao percebi onde ele quiz chegar!
Devemos todos lamentar estas declarações,que sao infelizes,perante os baixos salarios que a maioria dos portugueses auferem e mais grave, como vao esses portugueses que vao ficar sem emprego e outros sem subsidio de desemprego resolver a sua vida nos proximos meses?

Fiquei desiludido com estas palavras e meus amigos à politicos que se estivessem caladinhos faziam um favor a eles proprios e aos portugueses.
Aliás nos ultimos dias pior do que esta frase,só a da NAZISTA MANUELA FERREIRA LEITE sobre os doentes que fazem hemodialise!
Esta ainda nem sequer pediu desculpas a esses doentes,mas felizmente para nós,a cabeça desses mesmos doentes está mais sã do que a dessa senhora!
TENHAM VERGONHA!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nem fui nem deixei de ser "soft" Escrevi,como sempre,o que penso.
Caro MD:
Acho que num politico com a experiencia de CS é inadmissivel um erro destes.
Acredito que quiosesse dizer outra coisa.
Mas disse "aquilo".
Caro Miguel Sampaio:
Curiosa reflexão a sua sobre a forma como se vota "clubisticamente" neste país.
Creio que tem alguma razão.
MAs acredito que esse é um fenómeno que se vai verificar cada vez menos face à exigência dos cidadãos perante quem os governa.
Caro IL.:
Se calhar está mais perto da verdade do que pensa...
Caro S,Guimarães:
Conheço demasiado bem o estilo de CS para acreditar em coincidências.
E mais não digo...
Caro Anónimo:
Creio que CS cometeu um enorme erro ao fazer estas afirmações.
Que apenas revoltaram as pessoas e não resolveram problema nenhuma ninguém.
Quanto ás afiormações de Manuela Ferreira Leite são inqualificáveis

Anónimo disse...

Escreve o que pensa, mas nem sempre ta certo, e quando deveria ser mais critico nao o é, isto somente porque é da sua cor partidária, mas isso estamos mais que habituados, a verdade é uma, nao podemos gostar todos de amarelo, que seria do roxo e das outras cores.
Mas sobre o rei do betão, aquele que começou o descalabro financeiro deste país (os seus sucedores continuaram o "serviço") teriamos muito pano para mangas.
Acabamos de dar um par de patins a um mentiroso, parece que temos de dar outro par de patins ao que la esta neste momento...a ultima é ver as declaraçoes dele sobre a explicaçao do porque manter os sub. de ferias e de natal dos funcionarios do Banco de Portugal...simplesmente hilariante.
Mas nada que se esperasse de um coelho que só arranjou tacho aos 37 logo apos se formar....inacreditavel como continuam a defender o indefensavel.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Escrevo o que a minha consciência me dita.
Sou do PSD,sempre fui, e nunca o escondi. Mas tenho a convicção de que consigo separar as coisas.
Quanto a Passos Coelho não é verdade que só tenha arranjado emprego aos 37 anos.
Formou-se nessa idade,é verdade,mas já trabalhava antes. A que acresce o facto de ter deixado de ser deputado por sua vontade e ter prescindido da reforma parlamentar. Há que ser justo.

Anónimo disse...

Trabalhava??
Ser boi da JSD é emprego (tenho mesmo de mudar de teclado, a tecla Y continua a falhar)...ok ok

PS: Se precisar arranjo-lhe o "vasto" Curriculo do passos antes dos 37 anos ;), para ver o "trabalho" que ele tinha :D

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não vale a pena dar-se ao incómodo.
Conheço perfeitamente o digno percurso profissional do primeiro ministro de Portugal.
Por vontade dos portugueses note-se

Anónimo disse...

Mas alguem disse que nao era digno??
Nem que tivesse andado os ultimos 17 anos antes de se formar a lavar escadas num predio qlq deixava de ser digno.
La estamos nós a falar de alhos, e vem vc com bogalhos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Releia o que escreveu:
"...Trabalhava??
Ser boi da JSD é emprego (tenho mesmo de mudar de teclado, a tecla Y continua a falhar)...ok ok
PS: Se precisar arranjo-lhe o "vasto" Curriculo do passos antes dos 37 anos ;), para ver o "trabalho" que ele tinha :D..."

Já não se lembra?
Ou a vontade de dizer mal de qualquer forma tira-lhe o discernimento?

Anónimo disse...

lol, por vezes acho mesmo que o seu problema é mesmo de interpretaçao ora vejamos....
Falei:

PS: Se precisar arranjo-lhe o "vasto" Curriculo do passos antes dos 37 anos ;)

Ou seja na vastidão (quantidade) do seu CV, e vc veio falar na dignidade do seu CV.

Va releia de novo...como sempre virá resposta com bogalhos de novo

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Uns tem problemas de interpretação,outros de simples percepção.
É a vida