terça-feira, outubro 13, 2009

Tsunami eleitoral

Os últimos quinze dias terão sido os piores da história eleitoral do PSD.
Depois de perder umas legislativas que estavam ganhas, devido a um conjunto de erros de que já aqui se falou, o partido teve a mais pirrica vitória autárquica de que há memória.
É certo que tem o maior número de presidências de câmara e de juntas de freguesia (também mal andávamos se assim não fosse tal a vantagem em relação ao PS ganha em 2001 e consolidada em 2005) mas o PS foi o partido mais votado e conseguiu o seu melhor número de sempre em termos de presidências de câmara.
Pelo caminho o PSD ainda perdeu câmaras emblemáticas como Barcelos ,Leiria, ou Figueira da Foz por exemplo.
Na confrangedora declaração da noite de domingo, efectuada na pequena sala de conferências de imprensa da sede nacional (mas não tão pequena que não fosse necessário sentar funcionários do partido entre a assistência para encher cadeiras...) a líder do partido cantou vitória perante a mais completa ausência de povo, de militantes,de festejos.
Só mesmo esta direcçao nacional,totalmente desligada da realidade,vê vitórias onde quase toda a gente vê grandes motivos de preocupação.
Confesso que ver apontar Espinho, Felgueiras ou Faro como câmaras emblemáticas conquistados pelo PSD é uma completa demonstração de fraqueza e da incapacidade de conquistar câmaras verdadeiramente significativas em termos nacionais.
Com todo o respeito,entenda-se,por essas três vitórias que foram importantes no seu contexto próprio.
Gostava era de ter visto, a líder ou alguém por ela,assumir a responsabilidade por algumas derrotas.
Como Leiria ou Oliveira do Hospital em que as decisões das concelhias foram desrespeitadas, e os candidatos impostos pela nacional, tendo como consequência a perda das câmaras.
Ou Olhão e Viana do Castelo onde as distritais fizeram opções vetadas pela nacional e os municípios continuam na mão do PS.
Entre outros casos menos visíveis.
Estes dois resultados eleitorais,legislativas e autárquicas, permitem tirar uma conclusão clara:
Este modelo de liderança, e a filosofia em que assenta, está esgotado.
Não serviu,não serve,nem servirá.
O partido tem de mudar de vida.
E depressa.
Porque manter este estado comatoso durante mais uns largos meses só serve o PS.
E aqueles que no PSD, a troco de umas migalhas de poder, nada se importarão em ser ajudantes de campo dos socialistas.
Depois Falamos

17 comentários:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Estamos perante uma situação que faz lembrar o Constantino: "A fama que vem de longe!"
E vem do tempo em que umas auto-proclamadas elites do PSD decidiram que o poder no PSD não podia ser exercido sem elas: para tal torpedearam a liderança de Luís Filipe Menezes, tal como antes se tiinham portado miseravelmente com Pedro Santana Lopes. Para tal arranjaram um fantasma (o populismo) e promoveram uma virtude a dogma (a seriedade.
Ora, nem PSL nem LFM eram populistas no sentido clássico do termo, dado que tinham ideias e programas e não apelavam a instintos básicos e menos positivos das pessoas para angariar votos, nem MFL pelo facto de aparecer quase sempre séria, é mais credível ou competente do que os outros.
Agora as eleições estão perdidas, mas a comandita já se refastelou até 2013 (ou 2011), altura em que conspirará novamente contra quem lhe barrar o caminho. É como o Senado Romano em 44 A.C. e nunca faltam candidatos a Brutus. É claro que com este clima, Césares e Cíceros é que não teremos concerteza.

luis cirilo disse...

Caro Rui Miguel:
É particularmente oportuno o teu comentário porque traduz a realidade de um partido numa encruzilhada extremamente perigosa.
Continuando por este caminho jamais voltará a ser alternativa ao PS.
Afastado do povo,fugindo de comicios e manifestações de massas,afirmando como trunfo (a seriedade) aquilo que não é mais do que a obrigação de qualquer cidadão e qualquer politico, o PSD vive desligado da realidade.
Em perfeito autismo.
Uma coisa é certa e indelével:
Aqueles que passaram anos a atacar Pedro Santana Lopes e Luis Filipe Menezes,com argumentos quantas vezes miseráveis,falharam rotundamente.
O PSD "deles" não foi alternativa a coisa nenhuma.
E só o autismo, a par de alguns calculismos que mais tarde se saberá ao que conduzem,impede que esta direcção do partido já tenha feito o que devia.
Demitir-se e convocar directas.
Afinal,e com bem menores motivos,aquilo que fez Pedro Santana Lopes em 2005.
Pessoalmente entendi na altura, e entendo ainda hoje,que nada o obrigava a isso.
Mas quando se está na política com ética tomam-se atitudes dessas.

Anónimo disse...

Mas essas elites têm nome e rosto ou não? Quem são?
Otavios Machado tambem na politica?
Pois, já percebi, sobretudo na politica.
É impressionante como os casos rolam cada vez em maior numero nos tribunais e uma palavra de uns contra os outros nada, zero (sejam vermelhos, laranjas, azuis, etc.), porque todos têm telhados de vidro.
É por isso que o povo cada vez acredita menos, cada vez vota menos e acredita cada vez mais que todos esses politicos (de formação, de carreira, profissionais, intelectuais, tecnocratas, eu sei lá são tantos os nomes), querem é ´´mama``, não se importando minimamente para aquilo que são pagos, e muito bem pagos face ao que um trabalhor normal recebe neste país.
O que é isso de ´´elites``?, quem são?
Duvido que o povo, o trabalhor normal saiba do que estão a falar.
Chamem ´´os bois pelos nomes``.
Ou então serão mais uns a mandar umas ´´bicuatas`` para o ar só para enervar e dizerem que têm opinião.
É uma atitude irresponsavel.
Não falem só para voces.
Há muita gente que aqui vem e não percebe patavina do que e de quem estão a falar.
Digam os nomes para as pessoas ficarem a saber quem são e perceberem do que se está a falar.

Anónimo disse...

Ai Cirilo, nem há comentário. É mesmo assim!

Anónimo disse...

Pedro Passos Coelho aí está, a querer provocar mais um "tsunami", este a acontecer nas fileiras do próprio PSD, acaso não siga a douta sabedoria de Marcelo Rebelo de Sousa...

O jovem, sente já o calor de LFM e conjunto de personalidaes inquietas que nem sequer souberam ainda tirar ilações do DESESTRE em que também participaramo, julgando que o jogo da oportunidade é tudo...

As eleições no PSD terão o seu tempo próprio e este autofagismo militante de uma juventude que só sabe pelos vistos, "fazer política" é preocupante, não só para o PSD, como para o próprio País.

Pedro Passos Coelho demonstrou-se incontinencia que baste na intrevista de hoje na TVI.

Francamente, não se contém nas brilhas e qualquer dia será LFM a chamá-lo à atenção ou até retirar-lhe o tapete todo debaixo dos pés e que insiste em pisar para a liderança e que me parece acabar por ver por um canudo...

Anónimo disse...

Os "jovens" do PSD demonstram uma enorme incontinência e estão sujeitos a estatelarem-se na calçada da democracia...

Que o façam com honra e glória até se admitiria, agora alinharem no "Canto de Cisne" de Pedro Passos Coelho me parece desajustado ao momento actual e que exige alguma serenidade e clareza de caminhos a seguir a partir de Março próximo.

A "guerra intergeracional" que parece desenhar-se nas fileiras do PSD corresponde, de facto, à "guerra intergeracional" que actualmente grassa na sociedade europeia, só que nem por isso as coisas têm evoluido favoravelmente para a felicidade do povo europeu.

Marcelo Rebelo de Sousa até já deu uma "receita madura", mas nem mesmo assim consegue levar a àgua ao seu moinho...

A manter-se esta inquietante irresponsabilidade sem freio, quem beneficiará da contenda não será, por certo, o PSD, como maior partido da oposiçaõ em Portugal.

Esta "vingança" e que remonta aos tempos do "enfant terrible" na governação do país, só não tem, agora, uma maior dimensão poque a Capital não foi ganha para as hostes do PSD.
Imaginemos o que seria de nós se tal tivesse acontecido...

RML disse...

Engraçado, nao vi aqui nenhuma palavra sobre Faro.
Sinceramente, este é o problema , principal do PSD, uma constante critica interna, que um dia dia destes , nos leva ao Fim...deste grande partido.

Penso que devemos ter neste momento calma, e discutir ideias e principios, pois senao caminhamos como o Benfica (que foi um cemitério de treinadores...)

Por isso aquilo que espero de todos os militantes do meu partido é serenidade e nao , procurar neste momento culpados, e sim, procurar soluçoes.

Deve-se pensar muito bem, as directas, as estruturas locais e distritais, que também estas devem saber respeitar os resultados e assumir per si, as própras responsabilidades, bem como e naturalmente a estrutura nacional.

Agora até agora nao vi, nem ouvi o Sr. Virgilio Costa, a assumir as suas responsabilidades pela perda de Barcelos, e pelos resultados desastrosos de Guimaraes.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Cirilo,
O Tsunami eleitoral que diz que houve, não se esqueça que o Senhor também um dos responsáveis. Era candidato na lista da Assembleia Municipal de Guimarães e onde andou durante a campanha? Em Gaia, certo? Espero que Senhor não assuma o lugar de deputado municipal e que se dedique a Gaia.
Foi muito triste ver o candidato do PSD a Câmara Municipal( muito fraco), andar sempre com as mesmas pessoas(poucas) pelo concelho...

Anónimo disse...

Bem, eu disse que não havia comentários ao excelente post do Cirilo, mas relembro o que aqui disse antes da «hecatombe»: O poder total, tráz (como consequência) a responsabilidade total.

Á revelia dos estatutos E ATÉ DA BOA EDUCAÇÃO MFL, e seus acólitos, fizeram o que quiseram, puseram quem quiseram, tomaram as medidas que quiseram.
Agora dizem que a culpa é do partido? Que tal dizerem que é do pato Donald? ou do menino Jesus? Que tal crescerem e serem responsáveis pelos seus actos? Parecem putos com menos de 5 anos!

Veja-se o caso de Oliveira do Hospital: a distrital e a nacional nomearam os candidatos; apresentaram-nos; nomearam o mandatário concelhio e ATÉ OS MEMBROS DAS MESAS! Nem convidaram a CPS para a sessão de apresentação!

O presidente da distrital -que não conheço- disse que tirava as ilações e se demitia se, a sua estratégia de afrontamento aos 49% dos militantes que o não elegeram, falhasse. Agora o "puto" (em idade mental e moral) vem dizer que a culpa foi das desavenças locais!

Haja vergonha!


Quanto aos nomes dos 'croquetes'; múmias paralíticas, que se auto-denominam de 'elite', veja os membros da CPN -todos; o Pacheco Pereira; Marques Mendes -conhecido em Coimbra como Short; Marcelo -desde que lhe interesse; um Miguel Qualquer Coisa do Porto -que andou à bulha com Sá Carneiro- e que disse finalmente o povinho fez o que a elite quis; 2 ou 3 presidentes lambe-botas de distritais -como Coimbra. Agora não me lembro de mais. Ajudem...

Anónimo disse...

Com a devida vénia a RMR...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se há qualidade que procuro (admito que nem sempre consiga) imprimir a este blog é a clareza de opiniões.
Quer saber quem são as tais élites ?
No sentido de grupo que quer manter o poder dentro do PSD independentemente dos resultados eleitorais e do entendimento dos militantes ?
Pacheco Pereira, Aguiar Branco,António Borges,Paula Teixeira Cruz,Marcelo Rebelo Sousa,Jose Luis Arnaut,Alexandre Relvas e outros que os rodeiam.
Entendido ?
Caro Anónimo:
Pois é.
Caro Anónimo:
Discordo.
Acho que Passos Coelho deu uma excelente entrevista á TVI.
Em que falou claro e disse o que queria.
Fizessem outros o mesmo...
Caro Anónimo:
O que Marcelo quer sei eu.
Mas não vai ter.
Porque quem quiser ser lider vai ter de contar votos.
Que é precisaente o que Marcelo não quer.
Caro RML:
Citei Faro a propósito das declarações de Manuela Ferreira Leite.
Não ignorando nenhum de nós que a conquista de Faro custou a perda de Tavira.
QUanto ao resto estou de acordo.
É evidente que as distritais tem de fazer uma avaliação criteriosa dos resultados destes ultimos 15 dias.
Quanto a Braga acho que já se deviam ter demitido.
Porque deixam o partido na pior situação dos ultimos 20 anos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Fique tranquilo.
Vou assumir o meu lugar de deputado municipal em Guimarães.
E cumprir o mandato de principio a fim com fiz entre 1989 e 2001.
Quanto ao tsunami dei o meu modesto contributo para que não acontecesse: dirigi ,em Gaia, a campanha que deu a maior vitória a uma candidatura liderada pelo PSD.
62% de percentagem, 92.000 votos,8 vereadores em 11 !
E o PS a 54.000 votos de distância.
Tenho gosto na minha contribuição para o Tsunami!
Quanto a Guimarães estou absolutamente solidário com o Vitor Ferreira, O Carlos Vasconcelos e o Jose Manuel Antunes.
Para que conste.
Caro Anónimo:
Sinceramente não incluia o Luis Marques Mendes nesse lote.
Mas incluia certamente o Miguel Veiga.
Agora uma coisa é certa: existem responsáveis pelo tsunami.
E tem de respoonder por isso.
Porque eles próprios não admitiriam que a culpa morresse solteira se os protagonistas fossem outros.

cb disse...

Dr. Cirilo não precisa de ficar chateado, foi um desabafo, entende?
Até porque não me referia só a si, mas tambem aos supostos(não os conheço), politicos que aqui poêem a sua opinião sobre essas pessoas.
Ponha-se no meu lugar, não percebo nada de politica e chego aqui e leio ´´a elite do PSD isto e aquilo...``, o que é que acontece?
Das duas uma: ou me desinteresso e não volto ou pergunto quem afinal são e o porquê de naõ se porem nomes.
Foi o que fiz, é mania, quando não sei pergunto, porque acredito que perguntar não ofende, percebe?
Não é por mal.
Senão repare: tenho familia emigrante, estou com eles lá longe, venho aqui ao seu blog para mostrar onde eles se podem informar sobre a vida politica portuguesa(e não só), e eles perguntam-me, mas afinal quem são as elites? Se eu souber e estiver perto posso responder, mas o contrário é complicado, não acha?
Percebe o que quero dizer?
Tenho a certeza que sim.
Quem não sabe é como quem não vê, não é assim?
Obrigado pelo esclarecimento, desculpe a ignorancia e com a certeza fique de que foi importante, pelo menos para mim.

Cumprimentos.

luis cirilo disse...

Caro cb:
Não fiquei nada chateado.
Alias nem sabia que o comentário era seu porque não o assinou como é seu hábito.
Compreendo perfeitamente que para alguns leitores deste blog ás vezes a linguagem pareça um bocado cifrada porque se utilizam termos e conceitos (por mim e por alguns comentadores) que são da giria interna do PSD.
Por isso quando assim fôr ponha as suas dúvidas que responderei com todo o gosto.
Até porque isso ajuda a melhorar a comunicação entre quem escreve e quem comenta.

cb disse...

Caro Luis Cirilo peço desculpa mas só agora me apercebi que não tinha assinado o comentário.
Não foi com intenção.
Como tambem não foi com a intenção de denegrir ou diminuir o quê ou quem quer que seja quando escrevi o comentário.
Foi mesmo um desabafo de alguem que não sabe e quer saber.
Desculpe se pareceu outra coisa ou outra pessoa.
Irei perguntar concerteza, porque é por isso que gosto de andar por aqui, para aprender.
Obrigado e desculpe ´´qualquer coisa`` mais uma vez.

Anónimo disse...

Pois, o Miguel Qualquer Coisa do Porto é o Miguel Veiga -republicano e laico como a 'irmã' Paulinha -de quem me esqueci, o que é imperdoável.

E não tiro o Short: o que ele fez, ou fizeram por ele em Pombal, foi pouco edificante...; e o que ele protegeu o gang Lisboa do Preto -a quem ele chamava o idiota útil. 'Ná' é tudo farinha do mesmo saco!

luis cirilo disse...

Caro cb:
Escreva sempre.
Aprecio os seus comentários.
Caro Anónimo:
Não deixo de lhe dar razão.
Mas mesmo assim reconheço a Marques Mendes uma dedicação ao partido que não vejo nos "croqueteiros".