sexta-feira, outubro 09, 2009

Prémio Nobel da Paz

Barack Obama ganhou o Prémio Nobel da Paz.
O que só merece um comentário :
"Sim, foi justo!"
Porque Obama, mais do que qualquer outro politico nas ultimas dezenas de anos,soube dar esperança aonde ela era precisa, soube transmitir convicções quando elas escassevam,provou que os sonhos também são possiveis.
Depois Falamos

14 comentários:

freitas pereira disse...

Yes, He Can !

Esta notícia dá esperança. O Comité Nobel demonstra a sua confiança na vontade de Obama de trabalhar para a Paz. Este prémio cria-lhe mais obrigações que ele não recompensa. Mas Obama não està sozinho e herdou duma situação catastrófica. Deixemos-lhe tempo. Tudo o que fizer será sempre melhor que o que Bush fez .

Dri disse...

Caro Luis, desculpe as minhas palavras iniciais para Freitas Pereira mas é superior a mim.

Caro freitas pereira, ja tinha saudades dos seus comentarios. Desapareceu do mundo utopico da dri. Concordo consigo que tudo o que obama fizer sera melhor que Bush mas sou sincera e ja o demonnstrei no blogue que não concordo com a sua nomeaçao para premio nobel da paz.

Mas comentando o texto do dr. cirilo este nobel é nitidimante uma jogada politica que vai fazer com que Obama nos anos que se seguem de mandato mexa com pinças no politica externa do seu pais.

dri

freitas pereira disse...

Cara Dri :

Corei , ligeiramente, quando li o seu delicado puxão de orelhas por ter abandonado o seu “Mundo Utópico “deste há uns tempos. ! O puxão de orelhas é merecido porque o seu “blog” está muito bem construído e até apetece “postar” nele! Mas a realidade é que há uns anos para cá viajo bastante por esse mundo fora e não só, e fui obrigado a seleccionar os objectivos do meu passatempo favorito que é a escrita nos blogs , em jornais, franceses e estrangeiros , (dos quais um em Guimarães) e dedicar-me à fotografia que também é um “hobby”que aprecio muito.

Mas faço, mesmo assim , de vez em quando, uma visita ao “Mundo Utópico da Dri”.
Constatei há muito tempo que os temas do seu “blog” estão muito relacionados com a política em Portugal;
Já à cinquenta anos que resido fora do nosso pais e devo dizer-lhe que não conheço suficientemente os actores da política portuguesa para comentar com um mínimo de profundeza o que aí se passa . Por uma questão de honestidade não quero dar uma opinião que não esteja “up to date” !

Portanto abstenho-me, sem que isto signifique que não tenho a minha propria opinião sobre tal e tal partido político. E sobre tal e tal ideologia ou corrente política.

Quanto ao seu comentário sobre Obama, permita que lhe explique a minha posição, que sem duvida não retira à sua opinião o seu próprio valor .

O Comité Norueguês do Prémio Nobel, ; considerou que o Presidente Obama criou um novo clima na política internacional. O multilateralismo , (que Bush repudiava), retomou uma posição central, privilegiando a missão das Nações Unidas e das outras instituições internacionais. O dialogo e as negociações são os instrumentos de predilecção para resolver os conflitos internacionais, mesmo os mais difíceis.
O que precede tem muita importância para a paz no mundo. Outros pensavam mais em lançar ume terceira guerra mundial , que seria certamente catastrófica para nos todos.
Tenho uma posição muito próxima das ideias de Obama, embora considere que certas acções ainda estão longe de corresponder às expectativas . Mas em oito meses não é possível reparar tantos erros cometidos durante oito anos pelo predecessor.
Como por exemplo, arrumar com as guerras do Iraque e do Afeganistão, que de qualquer maneira estão perdidas. Mas mesmo para parar uma guerra há passos delicados que levam tempo a dar.
No campo internacional , Obama fez muito, já, para a paz :-
-Ao propor aos Russos o desmantelamento do arsenal nuclear,
-A retirada dos mísseis e sistemas radar “agressivos” que estavam projectados na Chéquia e na Polónia, às portas da Rússia.
-A mão estendida ao mundo muçulmano, isto é mais de um bilião de indivíduos;
-A nova política americana para lutar contra o aquecimento da terra ( Bush recusou o tratado de Kyoto !)
-O financiamento das industrias ecológicas;
-A sua posição na guerra do Iraque;

-E se eu fosse americano, agradecer-lhe-ia a luta tenaz para dar aos 40 milhões de americanos pobres uma protecção contra a doença, o que até agora nenhum outro presidente fez, embora Clinton tivesse experimentado sem sucesso .
·Sabemos todos que um dos obstáculos da paz mundial, era, sob G.Bush, a percepção do cargo de polícia do mundo que os Estados Unidos se tinham concedido .

·A mensagem do Comité Nobel parece clara: Este Homem quer a paz, escutai-o et façam-lhe confiança.

A paz do mundo será ainda durante muito tempo « um trabalho em curso » , como se vê naqueles tabuletas que se encontram nas estradas!

Se o mundo vê hoje os Estados Unidos sob uma cor mais positiva, isso já é positivo para chegar ao fim da obra.!

E enfim, Cara Dri : Este Nobel é um pouco prematuro na sua carreira e no seu mandato ? Claro que sim. Mas eu penso que o objectivo dos nossos amigos de Oslo foi de enviar uma dupla mensagem :

1) “ We are behind you “ !

2) Não estrague isto tudo, porque você tem agora uma responsabilidade moral e histórica para cumprir.

Espero que o nosso Amigo Cirilo não me vai também tirar as orelhas pelo espaço utilizado.


Cumprimentos
Freitas Pereira

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
De acordo.
Pior que Bush é quase impossivel.
Cara Dri:
Este prémio é justissimo.
Caro Freitas Pereira:
Está á vontade para usar o espaço que quiser.
Opiniões com a sabedoria , e sensatez,das suas são sempre muito bem vindas.
E nesta matéria do Nobel para Obama estamos completamente de acordo.

Dri disse...

Caro freitas pereira, agora quem corou fui eu. Mas fico feliz que continue a passar pelo mundo utopico mas mesmo que seja para deixar um ola estara sempre a disposição. Já e um amigo do blogue e um amigo que nao quero perder.
O Luis Cirilo, qualquer dia chateia-se com esta nossa troca de mensagens

Anónimo disse...

A Luis Cirilo fica bem esta postura de "hossanas" a Obama; só que Obama não será propriamente um assesssor(!) de Luis Filipe Menezes; tão sómente o PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA....
Daí que deva haver mais cuidado em apressados elogios por um prémio que deve ser merecido; nunca atribuído para condicionar a evolução do mundo, fazendo-o por intermédio de uma actor especial como o é Obama.
Com o humanismo característico de Obama, a América acabará com a"as calças na mão"...Oxalá que não!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Não queria estragar a harmonia geral, mas acho que este Prémio Nobel é totalmente descabido: premiar uma pessoa pelo que ele promete e anuncia (lá bem falante é ele) sem esperar pelos resultados daquilo que faz (muito pouco até agora) é uma jogada política que não enobrece o Nobel.
Se for só por pregar a paz, melhor seria tê-lo atribuído ao Papa!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Como não percebi onde quer chegar não posso comentar.
Rima e é verdade.
Caro Rui Miguel:
Nessa matéria estamos em desacordo.
Acho que o efeito "Obama" tem sido extremamente positivo nos EUA e no mundo.
Por aquilo que significa.
E se é verdade que um enuinciado de boas intenções não é por si so suficiente é igualmente verdade que tê-las já significa um avanço.
E sejamos francos: o Nobel pode ser mais um poderoso argumento para levar as intenções avante.

freitas pereira disse...

"Se for só por pregar a paz, melhor seria tê-lo atribuído ao Papa!" Escreve o Senhor Rui Miguel Ribeiro !

Francamente, não sei se o Papa teria sido um melhor candidato para o Nobel da Paz, depois do seu discurso de 2006 em Ratisbona, onde "incendiou" os espíritos de um bilião e meio de muçulmanos, quando assimilou a fé muçulmana à violência.

Teve depois muitas dificuldade para apagar as chamas !

O discurso de Obama no Cairo procurou ,ao contrário ,estender a mão a essa multidão , gesto essencial para reduzir a tensão bem visível no mundo de hoje, opondo-se assim à teoria das “Guerras das Civilizações” , cara a Huntington e tão prezada pelos néo-conservadores americanos e não só.

Esta é uma das razoes da atribuição do Nobel a Obama e uma contribuição importante para a Paz.
Porque não creio que a Paz será possível sem tratar este abcesso perigoso nas relações do mundo ocidental com o Islão.

Claro que publicar hoje, amanha e depois, listas de países do “Eixo do Mal”, como fazia Bush, e ameaça-los de destruição é muito mais espectacular que um discurso para a Paz.

(PS) Nunca compreendi o significado da atribuição do mesmo prémio a Kissinger, há alguns anos, ele que foi o grande mestre de obra do golpe de Estado de Pinochet no Chile

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Partilho inteiramente da sua opinião.
E devo dizer-lhe que do meu ponto de vista Obama é um preisdente para ficar na História.
Oxalá consiga.

Anónimo disse...

Porque não me exprimi bem e disso LC deu a devida nota, devo dizer que gostaria de ver confirmadas na pólis as razões substantivas da atribuição do galardão a Obama e nunca um tiro no escuro ou na penumbra...

Mas como a governação dos Estados Unidos não será o mesmo que gerir uma Câmara Municipal ou até uma Paróquia, penso bem que os graus de liberdade de Obama ficarão irremediavelmente condicionados pela sua actual condição de Nóbel da Paz.
E um Agente Político não deve contar com este atributo, porque nem sempre a sua acção pode ser linear no capítulo da moralidade ou até da seriedade, que, hoje,em política parece constituir-se em blasfémia.

Melhor seria, de facto, atribuí-la ao Papa,naturalmente mais consentâneo com a sua indesmentível acção a favor da paz mundial, tal como RMR o sugere.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A atribuição de um prémio destes obedece necessáriamente a critérios que geram discordâncias por não poderem ser completamente objectivos.
Creio que nem a atribuição a um Papa (e muito menos ao actual) gerariam consensos.
Por isso não vem mal ao mundo por haver quem concorde e quem discorde

Anónimo disse...

Bento XVI sucedeu a Paulo II e ao mesmo sucedará outra Santidade que não corresponderá, de modo algum, ao pulsar político do mundo...
Seja: mundos diferentes, embora interactivos, mas com receitas também diferentes!
A atribuição do Nóbel a Obama só poderia decorrer de uma "instância política", nunca da Cúria Romana...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Estamos de acordo. Nunca a Cúria atribuiria o Nobel a Obama